Fernando Segóvia
Ligado a Sarney, Fernando Segóvia assume a direção da PF
Política

Delegado de carreira já foi superintendente da Polícia Federal no Maranhão

O presidente Michel Temer escolheu o delegado de carreira Fernando Queiroz Segóvia para assumir a direção-geral da Polícia Federal, substituindo o também delegado Leandro Daiello, que estava no comando da PF há quase sete anos.

A informação foi divulgada, na tarde desta quarta-feira 8, pelo Ministério da Justiça, a quem a PF é subordinada.

Ligado por políticos ao ex-senador José Sarney (PMDB-AP), Segóvia tem larga experiência em inteligência de fronteiras, questão considerada prioritária pelo governo no combate ao crime organizado. Ele foi também adido da PF na África do Sul e superintendente regional da Polícia Federal no Maranhão, durante o governo Jackson Lago, tendo sido homenageado pela Câmara Municipal de São Luís, por iniciativa do vereado Ivaldo Rodrigues (PDT), pelos relevantes serviços prestados no combate ao tráfico de drogas e os crimes de corrupção.

Atualmente, estava na Corregedoria da Polícia Federal.

A troca no comando da PF era especulada desde o ano passado, mas havia temores dentro do Palácio do Planalto de que a mudança pudesse ser interpretada como uma ação de Temer para interferir nos rumos da Operação Lava Jato ou das denúncias criminais que tinham o presidente como alvo.

Superadas as denúncias na Câmara dos Deputados e faltando um ano para a saída de Temer do Planalto, o governo sentiu-se à vontade para promover a mudança.