Ocileia Fernandes
Incerteza marca pré-candidatura de Ocileia Fernandes em Raposa
Política

Suposta inelegibilidade tem rondado pré-campanha da filha do ex-prefeito Paraíba

Apesar da forte estrutura midiática, a ex-vice-prefeita de Junco do Maranhão, Ociléia Fernandes Carneiro (PRB), vem encontrando dificuldades para se firmar como pré-candidata a prefeita em Raposa.

Segundo ganha força na cidade pesqueira, Ocileia estaria impedida de concorrer ao pleito de outubro próximo por conta de suposta inelegibilidade resultante de estripulias com dinheiro público no período em que comandou a Secretaria da Assistência Social do município, durante a administração de seu pai, o ex-prefeito Onacy Vieira Carneiro, o Paraíba.

A constatação fica clara diante das sucessivas tentativas de Ocileia em reafirmar à população de Raposa que é pré-candidata a prefeita do município. Pela lógica de analistas políticos, quando se faz isso com tanta frequência, é porque se tem conhecimento prévio que a pré-candidatura pode ser esvaziada antes mesmo das convenções partidárias.

Outra questão que tem levantando incertezas sobre a permanência de Ocileia na disputa é uma guerra fria dentro da própria família. Cunhada do presidente da Câmara de Raposa, vereador Eudes da Silva Barros (PR), Ocileia pode ser barrada pela Justiça Eleitoral caso o parente assuma o Executivo municipal em plano arquitetado com o atual prefeito da cidade, Clodomir Santos (PRTB). Como a lei proíbe que o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, possam disputar as eleições no território de jurisdição do titular do mandato, ela ficaria com a candidatura inviabilizada se Eudes assumir o comando da prefeitura.

Paraíba, não

Além da suposta inelegibilidade, a filha do ex-prefeita Paraíba enfrenta ainda outra grande dificuldade para firmar seu nome para o pleito deste ano. A dificuldade, por mais ridícula que se possa parecer, é exatamente esta, a de ser filha do ex-prefeito Paraíba.

Desde que colocou seu nome para a disputa, Ocileia Fernandes foi avisada e constatou que a presença do pai em sua pré-campanha prejudica seu desenvolvimento junto ao eleitorado. É que Paraíba, que comandou a cidade de 2005 a 2012, deixou de herança para a filha nada menos do que 80% de rejeição da população de Raposa ao seu nome. Atualmente, por conta da má administração e de movimentações erradas com dinheiro público, ele está enquadrado como ficha-suja pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por três condenações.

O Atual7 tentou contato com Ocileia, por celular, para que ela se manifestasse a respeito das dificuldades encontradas para se firmar como pré-candidata, mas não obteve êxito até a publicação desta matéria.