Semana Nacional de Conciliação
TJ-MA agenda mais de 13 mil audiências mesmo com servidores em greve
Política

Paralisação pode comprometer em mais de 50% a Semana Nacional de Conciliação, que começa nesta segunda-feira 23

Servidores do Judiciário Estadual, em greve geral chegando ao 39º dia, realizam segunda-feira 23 ato de protesto na cerimônia de abertura da 10ª Semana Nacional de Conciliação, evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão em parceria com o Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que será realizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, o Fórum de São Luís, no Calhau, na capital.

A categoria reivindica a recomposição das perdas inflacionárias de 6,3% e aproveitará o evento que será realizado em simultâneo em todo o país para exigir uma audiência de conciliação para por fim ao impasse. A mobilização está marcada para começar a partir das 9 horas, em frente ao Fórum.

O ato é em protesto pela falta de conciliação da Presidência do TJ-MA com os servidores. Eles reclamam que, apesar do tribunal chamar a sociedade para conciliar, no entanto, a desembargadora Cleonice Freire, presidente do Judiciário maranhense, não esboça qualquer movimento no sentido de resolver a problemática que levou a categoria a cruzar os braços.

Embora os servidores estejam em greve geral e a adesão tenha sido massiva, o TJ-MA decidiu ainda assim agendar o total 13.193 audiências para serem realizadas durante a 10ª Semana Nacional de Conciliação, que vai até a próxima sexta-feira 27, espalhadas pelas varas e juizados de São Luís e do interior do estado, número superior ao agendado no ano passado, quando foram programadas 10.726 audiências. A paralisação da categoria, além de tornar lento, pode comprometer o andamento de mais da metade dos processos.