Usuários de coletivos na capital do Maranhão devem enfrentar dificuldades para utilizar o sistema de Bilhete Único, promessa de campanha do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) que deve ser finalmente implementada nesta segunda-feira 14, em beneficio apenas aos moradores e trabalhadores da área urbana de São Luís.
Dividido em intervalos do primeiro embargue em 1 hora e 30 minutos (Linha Troncal), quando a viagem segue no mesmo sentido original da pista; e 45 minutos (Linha Alimentadora), quando em oposto, o BU pouco será utilizado pelos quase 760 mil usuários de ônibus em São Luís, já que a Prefeitura de São Luís não conseguiu resolver ainda o problema histórico dos engarrafamentos, que pioram mais ainda durante os horários de pico, quando a população mais precisa dos coletivos.
O passageiro que, por exemplo, pegar um ônibus na Vila Nova, tendo como destino o Porto do Itaqui, pelo Bilhete Único, pode agora descer na Avenida dos Portugueses e atravessar a via para pegar no sentido oposto o ônibus para esse trajeto. Ocorre, porém, que, como o Bilhete Único operará somente com os coletivos que fazem parte do Sistema de Terminal de Integração, o passageiro dificilmente deixará de pagar uma nova passagem, já que o intervalo de apenas 45 minutos para esperar esse novo ônibus na maioria das vezes deve ser estourado, tanto pela frota para o Porto do Itaqui ser baixa, como pela demora do ônibus em sair do Terminal de Integração e chegar na Avenida dos Portugueses – demora que dobrará em horário de pico.
Outro exemplo de itinerário que o passageiro terá dificuldade para utilizar o Bilhete Único para fazer a modalidade de embarque pagando somente uma passagem é a rota Vila Nova/Jaracaty. Atualmente, o passageiro que vem da última parada do ônibus Vila Nova precisa ir ao Terminal da Praia Grande para pegar o Circular/Bandeira Tribuzi. Com o sistema Bilhete Único, ele poderá embarcar no Circular/Bandeira Tribuzi no Anel Viário, só que correndo o risco de pagar nova passagem, já que essa rota, segundo a própria Prefeitura de São Luís divulgou, é de intervalo de apenas 45 minutos após o embarque no Vila Nova.
Para que se tenha uma ideia da confusão entre os intervalos de 1 hora e meia (mesmo sentido) e de 45 minutos (sentido oposto) – que começam a contar no momento em que o usuário passa a roleta do primeiro ônibus, frisa-se – , um vídeo institucional mostra que a própria Prefeitura de São Luís acabou se confundido, ao mostrar uma atriz simulando o uso do Bilhete Único. A partir dos 23 segundos, a atriz faz um trajeto em sentido posto, mas mesmo falando que demorou 1 hora para chegar ao seu destino, ela afirma que usou o Bilhete Único de 45 minutos, o que na prática não pode ser verdade, já que o intervalo estourou em 15 minutos, obrigando o pagamento de nova passagem. A falha no sistema – que prejudicará somente o bolso do usuário, pode ser observada entre os 33 segundos e 48 segundos. O Atual7 já acionou o titular da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Duarte Júnior, e da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, por meio do Ministério Público do Maranhão, e aguarda posicionamento sobre o caso.
Abaixo, exemplo de como funciona o sistema do Bilhete Único: nossa repórter está no bairro Vila Esperança e segue em direção ao Coroadinho. Antes do Bilhete Único era necessário ir até o terminal do São Cristóvão para seguir viagem, agora, com o novo sistema, a integração pode ser realizada em qualquer ponto de ônibus da cidade. Confira:
Posted by Prefeitura de São Luís on Sexta, 11 de dezembro de 2015
Deixe um comentário