Hilton e Fernanda Gonçalo estudam projeto de irrigação para Santa Rita e Bacabeira
Maranhão

Hilton e Fernanda Gonçalo estudam projeto de irrigação para Santa Rita e Bacabeira

Casal de prefeitos visitou a cidade de Petrolina (PE), onde conheceram e discutiram sobre a iniciativa da Codevasf

O casal de prefeitos de Santa Rita e Bacabeira, respectivamente, Hilton e Fernanda Gonçalo, estivem na semana passada na cidade de Petrolina, zona do agreste pernambucano, buscando informações a respeito do Projeto Público de Irrigação Pontal, que vem desenvolvendo empreendimentos agrícolas, agropecuários e agroindustriais naquele município.

Segundo divulgado pelo primeiro, eles pretendem trazer as técnicas para desenvolver a agricultura dos dois municípios que administram na região maranhense do Munim.

“Nós temos uma ambição de tornar Santa Rita, uma cidade autossuficiente economicamente. Temos inúmeros projetos que fomentam geração de emprego e renda. Aqui em Petrolina, viemos pegar informações para fortalecer nossa agricultura. Queremos produzir frutas e exportar para o mundo todo, assim como fazem no agreste pernambucano”, declarou Gonçalo.

Iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Projeto Pontal alcançou o objetivo de irrigar uma área de 7,6 mil hectares na cidade de Petrolina. Com a garantia de água nos terrenos foi possível desenvolver a agricultura na localidade, por meio da plantação das culturas de manga, uva, banana, coco e outras frutas.

Praticamente tudo que é produzido nas terras onde está implantado o projeto é exportado para Europa e América do Norte, pelo Aeroporto Internacional de Petrolina, uma das principais vias para escoamento da produção agrícola da região para países dos dois continentes.

Durante a visita a Petrolina, Hilton e Fernanda Gonçalo foram recebidos pelo superintendente da Codevasf no município, Aurivalter Cordeiro. Além da troca de informações, ficou acertado a permanência do intercâmbio para desenvolver algo semelhante em Santa Rita e Bacabeira.



Comente esta reportagem