Hilton Gonçalo
Gonçalo articula pré-candidatura de Coroba para prefeito de Itapecuru-Mirim
Política

Promotor aposentado do Ministério Público já foi deputado e duas vezes candidato ao Executivo

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, vem articulando uma série de candidaturas a prefeito e vereador em diversos municípios maranhenses. Nessa segunda-feira 21, ele esteve reunido com advogado Benedito Coroba, promotor recém-aposentado do Ministério Público do Maranhão.

A reunião teve por objetivo fortalecer a pré-candidatura de Coroba a prefeito de Itapecuru-Mirim, que passa por descaso e vive uma crise institucional após o atual e os últimos prefeitos virarem alvos de uma série de ações e denúncias na Justiça por corrupção e malversação do dinheiro público.

Esta será a terceira vez em que Benedito Coroba tentará chegar ao comando do Executivo.

Antes de ser aprovado em concurso público para o MP do Maranhão, na década de 90, ele foi deputado estadual e, por duas vezes, tentou se eleger ao Executivo.

Pesquisa aponta Hilton Gonçalo como melhor prefeito da história de Santa Rita
Política

Levantamento foi realizado pelo Instituto Conceito, na primeira semana de setembro

Pesquisa de opinião pública realizada em Santa Rita aponta que, para a população da cidade, o atual chefe do Executivo, Hilton Gonçalo, é o melhor prefeito da história do município. O levantamento foi realizado pelo Instituto Conceito, no último dia 5.

Segundo os números, dos 300 entrevistados, a maioria esmagadora, o total de 80,5%, escolheu Gonçalo.

Outros 5,8% apontaram Pe. Oswaldo; 1,6% Tim Ribeiro; 1,4% Calvet; 0,8% Antônio Muniz; e 0,5% Zé Bambu.

O total de 1,1% respondeu que em nenhum desses nomes; e 8,2% não sabem ou não responderam.

Grupo Gonçalo anuncia desfiliação em massa do Avante
Política

Prefeitos, deputados e lideranças políticas ainda não decidiram para qual legenda devem ir

Comandado pelo prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, o grupo Gonçalo anunciou, nesta terça-feira 13, a desfiação em massa do Avante.

Apesar de já haver abertura de diálogo com outras legendas, ainda não está definido o novo rumo partidário do grupo.

Segundo o comunicado, o grupo trabalha, inicialmente, na definição de uma estratégia política visando as eleições de 2020 e 2022.

Além do gestor de Santa Rita, o grupo conta ainda com outros nomes de peso, como as prefeitas Fernanda Gonçalo (Bacabeira) e Iriane Gonçalo (Pastos Bons); o deputado estadual Ariston; e o suplente de deputado federal Elizabeth Gonçalo; e diversas lideranças políticas em todas as regiões do estado.

Prefeitura de Santa Rita exporta 29 t de mandioca para produção de cerveja
Economia

Todo valor arrecadado foi repassado integralmente aos produtores agrícolas do município

O prefeito Hilton Gonçalo (Avante), acompanhado de agricultores de Santa Rita, realizaram o embarque de 29 toneladas de mandioca para a fecularia da Ambev na cidade de Araripina (PE), para produção da cerveja Magnífica.

A produção agrícola foi resultado de um incentivo da gestão de Gonçalo aos pequenos e médios produtores do município. Segundo a prefeitura, no total, 33 famílias foram contemplarás com a produção e venda da mandioca.

Vendida de acordo com o preço estabelecido pela Conab, todo valor arrecadado foi repassado integralmente aos produtores agrícolas do município.

“Hoje é um dia muito importante. 29 mil quilos de mandioca estão sendo exportados para produção de uma cerveja legitimamente maranhense. O próximo passo é o estabelecimento de uma fecularia em nosso estado”, declarou Hilton Gonçalo.

O prefeito de Santa Rita vem atuando junto à Fiema (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e outras entidades para que possa ser estabelecida uma fecularia no Maranhão para produção da cerveja Magnífica, o que traria mais benefícios ao estado, assim como geraria emprego e renda.

Hilton Gonçalo vistoria obras da Ponte de Areais
Maranhão

Construção vai beneficiar diversos povoados e tirar do isolamento muitas comunidades de Santa Rita

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Avante), voltou a vistoriar as obras de construção da Ponte de Areais. A estrutura vai beneficiar diversos povoados e tirar do isolamento muitas comunidades de Santa Rita, que estão divididas pelo rio Itapecuru.

“Dentro de alguns meses vamos inaugurar nossa ponte, uma obra que beneficiará não somente Santa Rita como toda região. Continuaremos trabalhando forte ignorando a crise e focando no objetivo principal que é de promover melhor qualidade de vida para nossa população”, disse Gonçalo.

Participante da vistoria, o deputado estadual Ariston Ribeiro (Avante) reiterou a intenção de ajudar a construir uma MA que siga após a ponte e vá até o município de Presidente Vargas.

“Como é de conhecimento de todos, tenho a intenção de ajudar a promover mais mobilidade para esta importante região através da regularização de uma MA que passe pela ponte de Santa Rita e vá até presidente Vargas”, destacou.

Também participou do ato a prefeita de Bacabeira e primeira-dama de Santa Rita, Fernanda Gonçalo; e vereadores dos dois municípios e de Rosário.

Hilton e Fernanda Gonçalo estudam projeto de irrigação para Santa Rita e Bacabeira
Maranhão

Casal de prefeitos visitou a cidade de Petrolina (PE), onde conheceram e discutiram sobre a iniciativa da Codevasf

O casal de prefeitos de Santa Rita e Bacabeira, respectivamente, Hilton e Fernanda Gonçalo, estivem na semana passada na cidade de Petrolina, zona do agreste pernambucano, buscando informações a respeito do Projeto Público de Irrigação Pontal, que vem desenvolvendo empreendimentos agrícolas, agropecuários e agroindustriais naquele município.

Segundo divulgado pelo primeiro, eles pretendem trazer as técnicas para desenvolver a agricultura dos dois municípios que administram na região maranhense do Munim.

“Nós temos uma ambição de tornar Santa Rita, uma cidade autossuficiente economicamente. Temos inúmeros projetos que fomentam geração de emprego e renda. Aqui em Petrolina, viemos pegar informações para fortalecer nossa agricultura. Queremos produzir frutas e exportar para o mundo todo, assim como fazem no agreste pernambucano”, declarou Gonçalo.

Iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Projeto Pontal alcançou o objetivo de irrigar uma área de 7,6 mil hectares na cidade de Petrolina. Com a garantia de água nos terrenos foi possível desenvolver a agricultura na localidade, por meio da plantação das culturas de manga, uva, banana, coco e outras frutas.

Praticamente tudo que é produzido nas terras onde está implantado o projeto é exportado para Europa e América do Norte, pelo Aeroporto Internacional de Petrolina, uma das principais vias para escoamento da produção agrícola da região para países dos dois continentes.

Durante a visita a Petrolina, Hilton e Fernanda Gonçalo foram recebidos pelo superintendente da Codevasf no município, Aurivalter Cordeiro. Além da troca de informações, ficou acertado a permanência do intercâmbio para desenvolver algo semelhante em Santa Rita e Bacabeira.

Gonçalo propõe retorno da Transnordestina para transporte de passageiros
Política

Pré-candidato ao Senado, prefeito vem buscando melhorar o transporte de pessoas que circulam entre São Luís e Santa Rita, além de propor um melhor aproveitamento para todo trecho ferroviário

O prefeito de Santa Rita e pré-candidato ao Senado em 2018, Hilton Gonçalo (PCdoB), responsável por fazer o discurso pelos municípios beneficiados pelo governo federal com a duplicação de trecho da BR-135, aproveitou a visita do ministro dos Transportes, Maurício Quintela Lessa, para solicitar a remodelação do uso da Transnordestina, para que volte a transportar passageiros no trecho entre São Luís e Teresina.

Atualmente, a Transnordestina é uma ferrovia que liga sete estados da região nordestina, porém apenas pequenos trechos estão sendo utilizados para transporte de passageiros. A solicitação é que os maranhenses possam voltar a utilizar a ferrovia para se deslocar para o Piauí e outras cidades do Maranhão por essa rota.

“Quero propor ao ministro, um estudo técnico para que possamos voltar a transportar passageiros e não só combustíveis. Vamos lembrar de João do Vale que fez uma música que ficou eternizada que cita a viagem de São Luís a Teresina pela Transnordestina”, argumentou.

Gonçalo vem buscando melhorar o transporte de pessoas que circulam entre São Luís e Santa Rita, além de propor um melhor aproveitamento para todo trecho ferroviário.

Além da Transnordestina, o gestor ainda entregou ofícios solicitando a construção dos Portos das Gambarras em Santa Rita e do Mearim na cidade de Bacabeira.

Senado: Braide, Rocha e Jota Pinto disputam Hilton Gonçalo
Política

Prefeito de Santa Rita tem recebido do trio convites de filiação e garantias para a disputa eleitoral

Politicamente forte e ativo, e avaliando a possibilidade de encarar as urnas para o Senado Federal em outubro próximo, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), está sendo cobiçado pelos pré-candidatos ao Palácio dos Leões Eduardo Braide (PMN) e Roberto Rocha (PSDB); e pelo presidente do PEN/Patriotas no Maranhão, Jota Pinto.

A confirmação da entrada na disputa, bem como com quem irá, será dada em março.

Para tê-lo como candidato ao Senado em sua chapa, Braide tem quase que condicionado sua entrada na corrida pelo governo a uma resposta positiva do gestor. Como Hilton Gonçalo é do partido de Flávio Dino, o parlamentar chegou a já até oferecer um partido — PMN ou PHS — para que o prefeito se filie, e aceite o convite para a formação da chapa.

Sabedor que a segurança para trocar de partido favorece na decisão de Gonçalo, o senador Roberto Rocha tenta, desde novembro do ano passado, filiá-lo no PSDB. O ex-prefeito de Imperatriz e atual secretário-geral do tucanato maranhense, Sebastião Madeira, também tem auxiliado na costura.

Embora, dentre os três que disputam Hilton Gonçalo, seja o único que não concorrerá ao governo, o ex-deputado estadual Jota Pito reconhece a capacidade administrativa e musculatura política do prefeito de Santa Rita. Presidente estadual do PEN/Patriotas no Maranhão, ele iniciou conversas com Gonçalo desde os primeiros meses do ano passado, quando o convidou para se filiar ao partido e, como os demais, ofereceu a ele garantias para a disputa eleitoral.

TCE-MA esclarece que certidões apresentadas por prefeitos estão defasadas
Política

Avaliação feita pelo órgão continua sendo a mais confiável fonte de pesquisa sobre a transparência dos jurisdicionados em nível estadual

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão esclareceu ao ATUAL7, nessa terça-feira 5, que as certidões apresentadas pelos prefeitos Luciano Genésio (Pinheiro), Hilton Gonçalo (Santa Rita) e Fernanda Gonçalo (Bacabal), que comprovariam que os referidos municípios estão cumprindo com o que determina as leis da Transparência e de Responsabilidade Fiscal, estão defasadas.

Conforme comprovado pelo TCE-MA, diretamente pelo seu presidente, conselheiro Caldas Furtado, e pelo secretário de Controle Externo do tribunal, Bruno Almeida, os documentos divulgadores pelo trio de gestores têm a data de emissão de novembro último, mas correspondem a levantamentos realizados pelos auditores de contas do TCE-MA em um período anterior ao último levantamento oficialmente divulgado, há pouco mais de uma semana.

“Não houve falha do TCE, mas uma má interpretação entre as datas de emissão e de levantamento das certidões”, ressaltou Furtado.

No caso de Pinheiro, embora a emissão da certidão apresentada seja do dia 8 do mês passado, o mesmo documento mostra que a certidão corresponde ao levantamento realizado pela Secretaria de Controle Externo (Secex) no dia 5 de julho deste ano. Já as de Santa Rita e Bacabeira, embora emitidas no dia 13 de novembro último, são certidões de levantamentos do Secex feitos no dia 25 de setembro, ambas.

Com o esclarecimento do tribunal, a lista de avaliação dos jurisdicionados, divulgada permanentemente pelo órgão e atualizada trimestralmente, continua a ser a mais confiável fonte de pesquisa, a nível estadual, para que os cidadãos possam acompanhar se os entes municipais e estaduais estão de acordo ou marginais à legislação de transparência e de execução orçamentária e gestão fiscal.

O ATUAL7 entrou em contato com as assessorias de comunicação das três prefeituras, e solicitou um posicionamento a respeito do descumprimento da lei e da apresentação de certidões defasadas, mas nenhuma delas retornou o contato até a publicação desta matéria.

Certidões do próprio TCE-MA põem em descrédito lista de transparência
Política

Tribunal confirmou que prefeitos de Pinheiro, Santa Rita e Bacabeira estão cumprindo legislação, mas divulgou lista pública que aponta o contrário

Certidões do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão apresentadas pelos prefeitos de Pinheiro, Santa Rita e Bacabeira colocaram em total descrédito a, até então, temida lista feita pelo Parquet sobre o cumprimento dos judicionados quanto as chamadas Lei da Transparência e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Divulgada pelo TCE-MA, no início desta semana, como a quinta avaliação realizada pelo órgão desde que a fiscalização trimestral teve início, em setembro de 2016, a lista, considerada a menina dos olhos do presidente da Corte, conselheiro Caldas Furtado, teve incluído os três entes municipais dentre os que estão marginais ao que determina a legislação.

Contudo, documentos do próprio tribunal, apresentados pelos prefeitos Luciano Genésio (Avante), Hilton Gonçalo (PCdoB) e Fernanda Gonçalo (PMN), mostram que a famigerada lista não condiz com a realidade.

No caso, enquanto no site do TCE-MA a lista de acesso público mostra que as administrações municipais estão em descumprimento com a legislação, as certidões emitidas no privado pelo mesmo TCE-MA mostram o contrário, que todos os três prefeitos — de Pinheiro, Santa Rita e Bacabeira — estão em total cumprimento a lei.

Pior ainda: a lista divulgada pelo Parquet de Contas como a mais atual está, na verdade, defasada.

No site, o mês de levantamento informado é o de outubro último. Já nas certidões apresentadas pelo trio de prefeitos, o levantamento é do mês de novembro, isto é, mais recente. Logo, se houve a consulta mais recente, deveria o tribunal ter atualizado o portal dos jurisdicionados.

Como o TCE-MA falhou nessa lista — que 72 horas depois ainda permanece sem correção —, provocando vexames e cobranças desnecessárias a quem está de fato cumprindo a lei, já não se pode mais afirmar, e nem confiar, se as listas anteriores, bem como as futuras, também não podem conter o mesmo grave erro.

Procurado por meio de sua assessoria de imprensa a se manifestar sobre o assunto, o Tribunal de Contas do Estado preferiu adotar o silêncio, não retornando o contato até a publicação desta matéria.

Hilton Gonçalo revela decepção com Flávio Dino e deve deixar o PCdoB
Política

Município de Santa Rita, administrado pelo prefeito, é um dos poucos que o Palácio dos Leões não abriu parceria

O prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo (PCdoB) revelou, nesta sexta-feira 10, em entrevista à revista Maranhão Hoje, que não descarta deixar o PCdoB e disputar novo cargo majoritário numa chapa de oposição ao governador Flávio Dino, que é do seu partido, ou mesmo apoiar um outro candidato que faz oposição ao Palácio dos Leões.

Gonçalo não esconde a decepção de ser um dos poucos prefeitos que não possui qualquer parceria com o Estado, mesmo tendo apoiado o comunista em 2014, no seu município e nos demais onde tem influência, dando-lhe uma excelente votação nessas localidades.

Para ele, o problema pode estar na forma adotada por Dino para trabalhar nos municípios, pois em vez celebrar convênios com as prefeituras, o Estado executa as obras diretamente, sem ao menos consultar o gestor municipal, prática com a qual não Gonçalo concorda.

O prefeito alerta que o chefe do Executivo estadual “precisava mexer em sua equipe de governo e colocar em pontos-chaves não apenas quem tem conhecimento técnico, mas sensibilidade política, ou seja, pessoas que conheçam a realidade do estado, sabem das necessidades das populações mais carentes e queiram trabalhar em parceria com os gestores municipais para amenizar esses problemas”. Um dos problemas citados pelo prefeito de Santa Rita diz respeito a dúvida se os secretários estaduais não atendem aos pleitos de alguns prefeitos por má vontade ou por desconhecimento ou, então, o que seria mais grave, se lhes falta autonomia no gerenciamento das pastas.

Ainda na entrevista, Hilton Gonçalo revelou que outros atores da política, tanto da oposição quando da situação, reconhecendo sua popularidade e o trabalho que vem realizando em Santa Rita, o têm procurado para dialogar, dentre eles o senador Roberto Rocha (PSDB), o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), e o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB). Apesar dessa procurada, ele afirma que não tem estendido negociações, tampouco firmado compromissos, pois no momento está mais focado em fazer um bom governo em Santa Rita e ajudar sua mulher, Fernanda Gonçalo, a fazer uma boa administração em Bacabeira.

O prefeito lembra ainda que, apesar de não receber ajuda alguma por parte do Palácio dos Leões, continua tocando obras em seu município, como pavimentação de ruas e estradas vicinais, ampliação dos serviços de água, construção de moradias para famílias carentes, adquirindo equipamentos para hospital, dentre outros benefícios para a população. Segundo ele, lhe foram negadas repasses para as festividades de Carnaval e do São João, além de exclusão do programa Mais Asfalto e falta de auxilio financeiro ao hospital municipal.

Hilton Gonçalo bem posicionado em pesquisa para o Palácio e Senado
Política

Levantamento do Instituto Conceito diz respeito ao município de Rosário. Prefeito de Santa Rita aparece logo após Roseana Sarney e Flávio Dino

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Conceito aponta que o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), aparece bem posicionado para as disputas de governador e senador na cidade de Rosário. Em ambas as disputas, o médico aparece em terceiro lugar, a frente de nomes tradicionais da política e que já anunciaram a pré-candidatura aos cargos majoritários.

Em um primeiro cenário estimulado para a disputa de governador, Gonçalo aparece com 17,1%. À frente dele estão em primeiro lugar Roseana Sarney (PMDB) com 32,2% e o governador Flávio Dino (PCdoB) em segundo com 29,5%.

Neste cenário o senador Roberto Rocha (PSDB) aparece com 6,2% e a ex-prefeita Maura Jorge (Pode) com 1,4%. Nulos somam 8,2% ou não sabem e não responderam 5,5%.

No segundo cenário que é retirado o nome de Hilton Gonçalo, e colocado do deputado estadual Eduardo Braide (PMN), os números ficam dessa forma: Flávio Dino com 33,6%; Roseana Sarney com 32,9%; Roberto Rocha com 8,9%; Eduardo Braide 7,5% e Maura Jorge com 2,1%. Nulos somam 9,6% e não sabem ou não responderam 5,5%.

Na disputa ao Senado, o Instituto Conceito desenvolve duas simulações, uma de primeira opção de voto e outra de segundo nome para a disputa, uma vez que vão ser disputadas duas vagas.

Na primeira opção, Eliziane Gama (PPS) fica com 27,4%, seguida por João Alberto (PMDB) com 23,3% e Hilton Gonçalo com 17,1%. O trio é seguido por Sarney Filho (PV) com 8,2%; José Reinaldo Tavares (PSB) 4,8% ; Gastão Vieira (Pros) 4,1%; Waldir Maranhão (PTdoB) 4,1%; Lobão Filho (PMDB) 1,4% e Weverton Rocha (PDT) com 0,7%. Nulo e Não sabem ou não responderam somam 8,9%.

Na segunda opção de voto, João Alberto assume a ponta com 21,2% contra 14,4% de Eliziane Gama, 10,3% de Waldir Maranhão e Hilton Gonçalo. Logo em seguida aparecem Zé Reinaldo e Lobão Filho empatados com 7,5%; Sarney Filho com 6,8%; Gastão Vieira com 5,5% e Weverton Rocha com 3,4%. Nulo e não sabem ou não responderam somam 13%.

O Instituto Conceito realizou a pesquisa na cidade de Rosário no dia 17 de setembro de 2017, ouviu 280 eleitores e tem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Hilton Gonçalo se movimenta de olho nas eleições de 2018
Política

Prefeito de Santa Rita é pré-candidato ao Senado Federal. Ele visitou as cidades de Bequimão, Turiaçu, Pinheiro, Viana, São Vicente Ferrer e Vargem Grande

De olho em uma das vagas pelo Maranhão no Senado Federal nas eleições de 2018, o prefeito do município de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), percorreu, no último fim de semana, acompanhado de seu vice, Ariston Nunes (PCdoB), as cidades de Bequimão, Turiaçu, Pinheiro, Viana, São Vicente Ferrer e Vargem Grande.

Em todas, conversou com moradores, empresários e lideranças políticas locais sobre as principais demandas da população.

O percurso foi iniciado ainda na sexta-feira 25, no município de Bequimão, onde mantém estreita relação com os irmãos João Martins e Zé Martins, respectivamente, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão e prefeito da cidade. Por lá, Gonçalo participou da missa de sétimo dia do líder político e ex-prefeito da cidade, Juca Martins.

Em seguida, o prefeito de Santa Rita seguiu para a cidade de Turiaçu, onde conversou também com empresários locais e a população. O município é um dos mais pobres do estado e um dos maiores redutos eleitorais do ex-governador Jackson Lago, com quem Hilton Gonçalo mantinha bom relacionamento e era um importante aliado político.

Durante percurso pela Baixada Maranhense, Gonçalo visitou também as cidades de Pinheiro, Viana e São Vicente Ferrer. Na última, conversou com líderes religiosos e com populares, aproveitando ainda para saudar a cidade pela passagem de mais um ano de fundação.

Antes de retornar ao município que administra, Hilton Gonçalo visitou a cidade de Vargem Grande, onde participou de atividades da IX Exposição de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ExpoVargem), considerada a maior feira de ovinos e caprinos do Maranhão. Na oportunidade, ele reuniu-se com o secretário municipal de Agricultura, Antonio Gomes Lima, o Toinho da Juvenil. Além do diálogo sobre políticas públicas e as eleições do próximo ano, eles trocaram experiências sobre o manejo da pecuária.

Com a proximidade do pleito, o prefeito de Santa Rita deve intensificar sua agenda visando outros municípios. Mesmo filiado ao PCdoB, partido do governador Flávio Dino, ele mantém pré-candidatura independente, já que não pedente da força do Palácio dos Leões para chegar facilmente à vitória nas urnas.

Hilton Gonçalo faz maratona de inauguração em Santa Rita
Política

Prefeito entregou mercado, praça, sistema de abastecimento de água e casas para a população no residencial Manoel Serra

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), realizou, na manhã do último sábado 29, uma maratona de inauguração no município. Desta vez, os contemplados foram os moradores do bairro do Carema, um dos mais antigos e populosos do município. Mercado reformado, praça ampliada, sistema de abastecimento de água, casas e calçamento foram as novas estruturas entregues pelo Executivo com o objetivo de melhorar ainda mais a vida de quem reside na região.

“Estamos plantando uma semente aqui em Carema, pois vai ser aqui em Santa Rita que vai nascer um novo Maranhão”, declarou Hilton Gonçalo.

Seguindo a agenda, Gonçalo iniciou as atividades no Novo Residencial Carema, onde os moradores receberam calçamento e a garantia de que, em algumas semanas, serão iniciadas as obras de construção de casas na localidade.

Outra obra importante foi a reforma do Mercado Municipal de Carema, localizado próximo a antiga estação de trem. o estabelecimento recebeu uma nova estrutura e, agora revitalizado, servirá de suporte para a comercialização dos produtos locais.

Visando zerar o déficit habitacional de Santa Rita, o prefeito ainda entregou seis casas para a população no residencial Manoel Serra (antigo residencial presidente Lula), e ainda deve entregar, nos próximos dias, outras seis unidades..

Outra meta ambiciosa do prefeito de Santa Rita é levar água a pelo menos 95% das residências. Para alcançar esse objetivo, foi entregue na Avenida José Bonifácio um novo sistema de abastecimento de água.

O roteiro das inaugurações encerrou com a entrega da ampliação da praça do Sagrado Coração, ao lado da igreja de Carema. Na ocasião Hilton Gonçalo destacou a importância da obra no período de uma das maiores festividades religiosas do município, o festejo do Sagrado Coração de Jesus.

“Hoje Carema está em festa, e a classe política local, serve de exemplo, pois a união dos mesmos ocasionou uma série de benefícios. Com isso, quem ganha é a população”, ressaltou o prefeito.

Hilton Gonçalo quer trazer ideias bem sucedidas da China para Santa Rita
Política

Prefeito determinou aos secretários que sejam feitos estudos para implantação do sistema de energia solar no município

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), participou da comitiva maranhense que foi até a China assinar o acordo de intenção de construção da siderúrgica em Bacabeira pela CBSteel. Porém, muito mais do que acompanhar a cerimônia, o gestor aproveitou para fazer um intercâmbio e trazer ideias bem sucedidas para o Maranhão.

De acordo com Gonçalo, além da tecnologia que chama atenção, os chineses implantaram bem sucedidos sistemas de transporte e de energia elétrica, resoluções simples que podem ser aplicadas no estado, principalmente entre o eixo São Luís a Santa Rita, que compreende a Região Metropolitana.

Ao conhecer o sistema de transporte chinês, o prefeito de Santa Rita percebeu o uso de forma preferencial de linhas férreas para o transporte de grande massa. “No Maranhão, já temos uma saída para isso, já propus o uso do VLT para ligar as cidades de São Luís, Bacabeira e Santa Rita. O projeto já foi apresentado a Vale, COMEFC e ao Governo do Estado”, declarou.

Em relação a energia elétrica, Hilton Gonçalo disse que é possível aproveitar o modelo chinês que produz energia por meio de placas de absorção solar. “Temos sol, quase todos os dias, vamos investir na aquisição de equipamentos e reduzir os custos de energia para a nossa população e também para a Prefeitura”, declarou.

Após sua chegada ao Maranhão, Gonçalo repassou aos secretários os informes e determinou estudos para implantação do sistema de energia solar, o qual deve beneficiar principalmente as famílias dos povoados do município.

Gonçalo vai à China discutir instalação de siderúrgica no Maranhão
Política

Expectativa é que empreendimento gere milhares de empregos diretos e indiretos, influenciando diretamente na economia na região

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), embarca para a China, nesta sexta-feira 30, onde acompanhará a comitiva do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), na discussão do projeto da China Brazil Xinnenghuan International Investment (CBSteel), que envolve a instalação de uma usina siderúrgica na região.

O investimento no negócio chega a US$ 8 bilhões, tendo por objetivo produzir fio máquina numa primeira fase e vergalhões, numa segunda.

Desde que venceu a eleição para prefeito, em outubro do ano passado, Gonçalo vem acompanhando de perto as negociações envolvendo o governo estadual e o governo chinês sobre o projeto.

A expectativa é que a instalação do empreendimento gere milhares de empregos diretos e indiretos, influenciando diretamente na economia na região.

A viagem do prefeito de Santa Rita foi autorizada pela Câmara de Vereadores do município. Ele retorna à cidade na próxima quinta-feira 6.

Gonçalo entrega obras e anuncia programas para marcar 120 dias de gestão
Maranhão

Para prefeito quer comemorar o Dia do Trabalho com ações em prol de toda a população

Ao assumir a Prefeitura Municipal de Santa Rita no dia 1º de janeiro de 2017, o prefeito Hilton Gonçalo disse a população que, em 4 meses, o município iria voltar a experimentar uma nova realidade e um novo modelo de gestão. Antes mesmo desse tempo, o gestor trouxe qualidade de vida e desenvolvimento para o povo. Mais: no 1º de maio, Hilton irá além, entregará obras e anunciará programas marcando os seus 120 dias de gestão.

A partir das 9 horas desta segunda-feira 1º, no Centro de Convenções – devidamente recuperado – Gonçalo anuncia a 3ª etapa do Banco do Povo, programa de geração de renda a pequenos empreendedores do município. Ele também deve anunciar uma série de melhorias para os povoados Olho D'água e Cai Coco, desde recuperação de estradas, assim como abastecimento de água.

hiltonpeixes

Nesse primeiro momento, o prefeito de Santa Rita vai entregar vários equipamentos para produtores agrícolas, incentivando a produção rural. Novos veículos para as equipes do Programa Saúde da Família também vão ser entregues, assim como glicosímetro para prevenção e controle do diabetes.

Logo em seguida, Hilton Gonçalo vai entregar a Unidade Básica de Saúde de Marengo. No povoado de São José dos Enfezados, ele inaugura a Creche. Nos povoados de Munim e Baíra vão ser ligados os sistema de abastecimento de água. E, por fim, o prefeito vai percorrer o Anel Viário, que liga sete bairros de Santa Rita. A obra teve seu serviço concluído na última semana.

hiltoncasadetaipa

“Eu pedi quatro meses, mas já deu para fazer muito mais. Com planejamento e boa gestão estamos devolvendo esperança ao nosso povo. Seja na infraestrutura, educação, saúde, agricultura, assistência social etc. Em Santa Rita tem obra para todo o canto. Ainda vamos avançar mais, o Maranhão precisa crescer”, destacou.

O prefeito de Santa Rita acredita que, no Dia do Trabalhador, nada melhor que comemorar a data com muito trabalho em prol de toda a população.