Hilton Gonçalo
Hilton Gonçalo revela decepção com Flávio Dino e deve deixar o PCdoB
Política

Município de Santa Rita, administrado pelo prefeito, é um dos poucos que o Palácio dos Leões não abriu parceria

O prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo (PCdoB) revelou, nesta sexta-feira 10, em entrevista à revista Maranhão Hoje, que não descarta deixar o PCdoB e disputar novo cargo majoritário numa chapa de oposição ao governador Flávio Dino, que é do seu partido, ou mesmo apoiar um outro candidato que faz oposição ao Palácio dos Leões.

Gonçalo não esconde a decepção de ser um dos poucos prefeitos que não possui qualquer parceria com o Estado, mesmo tendo apoiado o comunista em 2014, no seu município e nos demais onde tem influência, dando-lhe uma excelente votação nessas localidades.

Para ele, o problema pode estar na forma adotada por Dino para trabalhar nos municípios, pois em vez celebrar convênios com as prefeituras, o Estado executa as obras diretamente, sem ao menos consultar o gestor municipal, prática com a qual não Gonçalo concorda.

O prefeito alerta que o chefe do Executivo estadual “precisava mexer em sua equipe de governo e colocar em pontos-chaves não apenas quem tem conhecimento técnico, mas sensibilidade política, ou seja, pessoas que conheçam a realidade do estado, sabem das necessidades das populações mais carentes e queiram trabalhar em parceria com os gestores municipais para amenizar esses problemas”. Um dos problemas citados pelo prefeito de Santa Rita diz respeito a dúvida se os secretários estaduais não atendem aos pleitos de alguns prefeitos por má vontade ou por desconhecimento ou, então, o que seria mais grave, se lhes falta autonomia no gerenciamento das pastas.

Ainda na entrevista, Hilton Gonçalo revelou que outros atores da política, tanto da oposição quando da situação, reconhecendo sua popularidade e o trabalho que vem realizando em Santa Rita, o têm procurado para dialogar, dentre eles o senador Roberto Rocha (PSDB), o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), e o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB). Apesar dessa procurada, ele afirma que não tem estendido negociações, tampouco firmado compromissos, pois no momento está mais focado em fazer um bom governo em Santa Rita e ajudar sua mulher, Fernanda Gonçalo, a fazer uma boa administração em Bacabeira.

O prefeito lembra ainda que, apesar de não receber ajuda alguma por parte do Palácio dos Leões, continua tocando obras em seu município, como pavimentação de ruas e estradas vicinais, ampliação dos serviços de água, construção de moradias para famílias carentes, adquirindo equipamentos para hospital, dentre outros benefícios para a população. Segundo ele, lhe foram negadas repasses para as festividades de Carnaval e do São João, além de exclusão do programa Mais Asfalto e falta de auxilio financeiro ao hospital municipal.

Hilton Gonçalo bem posicionado em pesquisa para o Palácio e Senado
Política

Levantamento do Instituto Conceito diz respeito ao município de Rosário. Prefeito de Santa Rita aparece logo após Roseana Sarney e Flávio Dino

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Conceito aponta que o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), aparece bem posicionado para as disputas de governador e senador na cidade de Rosário. Em ambas as disputas, o médico aparece em terceiro lugar, a frente de nomes tradicionais da política e que já anunciaram a pré-candidatura aos cargos majoritários.

Em um primeiro cenário estimulado para a disputa de governador, Gonçalo aparece com 17,1%. À frente dele estão em primeiro lugar Roseana Sarney (PMDB) com 32,2% e o governador Flávio Dino (PCdoB) em segundo com 29,5%.

Neste cenário o senador Roberto Rocha (PSDB) aparece com 6,2% e a ex-prefeita Maura Jorge (Pode) com 1,4%. Nulos somam 8,2% ou não sabem e não responderam 5,5%.

No segundo cenário que é retirado o nome de Hilton Gonçalo, e colocado do deputado estadual Eduardo Braide (PMN), os números ficam dessa forma: Flávio Dino com 33,6%; Roseana Sarney com 32,9%; Roberto Rocha com 8,9%; Eduardo Braide 7,5% e Maura Jorge com 2,1%. Nulos somam 9,6% e não sabem ou não responderam 5,5%.

Na disputa ao Senado, o Instituto Conceito desenvolve duas simulações, uma de primeira opção de voto e outra de segundo nome para a disputa, uma vez que vão ser disputadas duas vagas.

Na primeira opção, Eliziane Gama (PPS) fica com 27,4%, seguida por João Alberto (PMDB) com 23,3% e Hilton Gonçalo com 17,1%. O trio é seguido por Sarney Filho (PV) com 8,2%; José Reinaldo Tavares (PSB) 4,8% ; Gastão Vieira (Pros) 4,1%; Waldir Maranhão (PTdoB) 4,1%; Lobão Filho (PMDB) 1,4% e Weverton Rocha (PDT) com 0,7%. Nulo e Não sabem ou não responderam somam 8,9%.

Na segunda opção de voto, João Alberto assume a ponta com 21,2% contra 14,4% de Eliziane Gama, 10,3% de Waldir Maranhão e Hilton Gonçalo. Logo em seguida aparecem Zé Reinaldo e Lobão Filho empatados com 7,5%; Sarney Filho com 6,8%; Gastão Vieira com 5,5% e Weverton Rocha com 3,4%. Nulo e não sabem ou não responderam somam 13%.

O Instituto Conceito realizou a pesquisa na cidade de Rosário no dia 17 de setembro de 2017, ouviu 280 eleitores e tem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Hilton Gonçalo se movimenta de olho nas eleições de 2018
Política

Prefeito de Santa Rita é pré-candidato ao Senado Federal. Ele visitou as cidades de Bequimão, Turiaçu, Pinheiro, Viana, São Vicente Ferrer e Vargem Grande

De olho em uma das vagas pelo Maranhão no Senado Federal nas eleições de 2018, o prefeito do município de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), percorreu, no último fim de semana, acompanhado de seu vice, Ariston Nunes (PCdoB), as cidades de Bequimão, Turiaçu, Pinheiro, Viana, São Vicente Ferrer e Vargem Grande.

Em todas, conversou com moradores, empresários e lideranças políticas locais sobre as principais demandas da população.

O percurso foi iniciado ainda na sexta-feira 25, no município de Bequimão, onde mantém estreita relação com os irmãos João Martins e Zé Martins, respectivamente, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão e prefeito da cidade. Por lá, Gonçalo participou da missa de sétimo dia do líder político e ex-prefeito da cidade, Juca Martins.

Em seguida, o prefeito de Santa Rita seguiu para a cidade de Turiaçu, onde conversou também com empresários locais e a população. O município é um dos mais pobres do estado e um dos maiores redutos eleitorais do ex-governador Jackson Lago, com quem Hilton Gonçalo mantinha bom relacionamento e era um importante aliado político.

Durante percurso pela Baixada Maranhense, Gonçalo visitou também as cidades de Pinheiro, Viana e São Vicente Ferrer. Na última, conversou com líderes religiosos e com populares, aproveitando ainda para saudar a cidade pela passagem de mais um ano de fundação.

Antes de retornar ao município que administra, Hilton Gonçalo visitou a cidade de Vargem Grande, onde participou de atividades da IX Exposição de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ExpoVargem), considerada a maior feira de ovinos e caprinos do Maranhão. Na oportunidade, ele reuniu-se com o secretário municipal de Agricultura, Antonio Gomes Lima, o Toinho da Juvenil. Além do diálogo sobre políticas públicas e as eleições do próximo ano, eles trocaram experiências sobre o manejo da pecuária.

Com a proximidade do pleito, o prefeito de Santa Rita deve intensificar sua agenda visando outros municípios. Mesmo filiado ao PCdoB, partido do governador Flávio Dino, ele mantém pré-candidatura independente, já que não pedente da força do Palácio dos Leões para chegar facilmente à vitória nas urnas.

Hilton Gonçalo faz maratona de inauguração em Santa Rita
Política

Prefeito entregou mercado, praça, sistema de abastecimento de água e casas para a população no residencial Manoel Serra

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), realizou, na manhã do último sábado 29, uma maratona de inauguração no município. Desta vez, os contemplados foram os moradores do bairro do Carema, um dos mais antigos e populosos do município. Mercado reformado, praça ampliada, sistema de abastecimento de água, casas e calçamento foram as novas estruturas entregues pelo Executivo com o objetivo de melhorar ainda mais a vida de quem reside na região.

“Estamos plantando uma semente aqui em Carema, pois vai ser aqui em Santa Rita que vai nascer um novo Maranhão”, declarou Hilton Gonçalo.

Seguindo a agenda, Gonçalo iniciou as atividades no Novo Residencial Carema, onde os moradores receberam calçamento e a garantia de que, em algumas semanas, serão iniciadas as obras de construção de casas na localidade.

Outra obra importante foi a reforma do Mercado Municipal de Carema, localizado próximo a antiga estação de trem. o estabelecimento recebeu uma nova estrutura e, agora revitalizado, servirá de suporte para a comercialização dos produtos locais.

Visando zerar o déficit habitacional de Santa Rita, o prefeito ainda entregou seis casas para a população no residencial Manoel Serra (antigo residencial presidente Lula), e ainda deve entregar, nos próximos dias, outras seis unidades..

Outra meta ambiciosa do prefeito de Santa Rita é levar água a pelo menos 95% das residências. Para alcançar esse objetivo, foi entregue na Avenida José Bonifácio um novo sistema de abastecimento de água.

O roteiro das inaugurações encerrou com a entrega da ampliação da praça do Sagrado Coração, ao lado da igreja de Carema. Na ocasião Hilton Gonçalo destacou a importância da obra no período de uma das maiores festividades religiosas do município, o festejo do Sagrado Coração de Jesus.

“Hoje Carema está em festa, e a classe política local, serve de exemplo, pois a união dos mesmos ocasionou uma série de benefícios. Com isso, quem ganha é a população”, ressaltou o prefeito.

Hilton Gonçalo quer trazer ideias bem sucedidas da China para Santa Rita
Política

Prefeito determinou aos secretários que sejam feitos estudos para implantação do sistema de energia solar no município

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), participou da comitiva maranhense que foi até a China assinar o acordo de intenção de construção da siderúrgica em Bacabeira pela CBSteel. Porém, muito mais do que acompanhar a cerimônia, o gestor aproveitou para fazer um intercâmbio e trazer ideias bem sucedidas para o Maranhão.

De acordo com Gonçalo, além da tecnologia que chama atenção, os chineses implantaram bem sucedidos sistemas de transporte e de energia elétrica, resoluções simples que podem ser aplicadas no estado, principalmente entre o eixo São Luís a Santa Rita, que compreende a Região Metropolitana.

Ao conhecer o sistema de transporte chinês, o prefeito de Santa Rita percebeu o uso de forma preferencial de linhas férreas para o transporte de grande massa. “No Maranhão, já temos uma saída para isso, já propus o uso do VLT para ligar as cidades de São Luís, Bacabeira e Santa Rita. O projeto já foi apresentado a Vale, COMEFC e ao Governo do Estado”, declarou.

Em relação a energia elétrica, Hilton Gonçalo disse que é possível aproveitar o modelo chinês que produz energia por meio de placas de absorção solar. “Temos sol, quase todos os dias, vamos investir na aquisição de equipamentos e reduzir os custos de energia para a nossa população e também para a Prefeitura”, declarou.

Após sua chegada ao Maranhão, Gonçalo repassou aos secretários os informes e determinou estudos para implantação do sistema de energia solar, o qual deve beneficiar principalmente as famílias dos povoados do município.

Gonçalo vai à China discutir instalação de siderúrgica no Maranhão
Política

Expectativa é que empreendimento gere milhares de empregos diretos e indiretos, influenciando diretamente na economia na região

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), embarca para a China, nesta sexta-feira 30, onde acompanhará a comitiva do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), na discussão do projeto da China Brazil Xinnenghuan International Investment (CBSteel), que envolve a instalação de uma usina siderúrgica na região.

O investimento no negócio chega a US$ 8 bilhões, tendo por objetivo produzir fio máquina numa primeira fase e vergalhões, numa segunda.

Desde que venceu a eleição para prefeito, em outubro do ano passado, Gonçalo vem acompanhando de perto as negociações envolvendo o governo estadual e o governo chinês sobre o projeto.

A expectativa é que a instalação do empreendimento gere milhares de empregos diretos e indiretos, influenciando diretamente na economia na região.

A viagem do prefeito de Santa Rita foi autorizada pela Câmara de Vereadores do município. Ele retorna à cidade na próxima quinta-feira 6.

Gonçalo entrega obras e anuncia programas para marcar 120 dias de gestão
Maranhão

Para prefeito quer comemorar o Dia do Trabalho com ações em prol de toda a população

Ao assumir a Prefeitura Municipal de Santa Rita no dia 1º de janeiro de 2017, o prefeito Hilton Gonçalo disse a população que, em 4 meses, o município iria voltar a experimentar uma nova realidade e um novo modelo de gestão. Antes mesmo desse tempo, o gestor trouxe qualidade de vida e desenvolvimento para o povo. Mais: no 1º de maio, Hilton irá além, entregará obras e anunciará programas marcando os seus 120 dias de gestão.

A partir das 9 horas desta segunda-feira 1º, no Centro de Convenções – devidamente recuperado – Gonçalo anuncia a 3ª etapa do Banco do Povo, programa de geração de renda a pequenos empreendedores do município. Ele também deve anunciar uma série de melhorias para os povoados Olho D'água e Cai Coco, desde recuperação de estradas, assim como abastecimento de água.

hiltonpeixes

Nesse primeiro momento, o prefeito de Santa Rita vai entregar vários equipamentos para produtores agrícolas, incentivando a produção rural. Novos veículos para as equipes do Programa Saúde da Família também vão ser entregues, assim como glicosímetro para prevenção e controle do diabetes.

Logo em seguida, Hilton Gonçalo vai entregar a Unidade Básica de Saúde de Marengo. No povoado de São José dos Enfezados, ele inaugura a Creche. Nos povoados de Munim e Baíra vão ser ligados os sistema de abastecimento de água. E, por fim, o prefeito vai percorrer o Anel Viário, que liga sete bairros de Santa Rita. A obra teve seu serviço concluído na última semana.

hiltoncasadetaipa

“Eu pedi quatro meses, mas já deu para fazer muito mais. Com planejamento e boa gestão estamos devolvendo esperança ao nosso povo. Seja na infraestrutura, educação, saúde, agricultura, assistência social etc. Em Santa Rita tem obra para todo o canto. Ainda vamos avançar mais, o Maranhão precisa crescer”, destacou.

O prefeito de Santa Rita acredita que, no Dia do Trabalhador, nada melhor que comemorar a data com muito trabalho em prol de toda a população.

Jota Pinto quer Hilton Gonçalo no PEN para disputar o Senado em 2018
Política

Os partidos PSC e Novo também já fizeram convites de filiação ao médico

Como já não é mais segredo, o desejo do prefeito de Santa Rita, o médico Hilton Gonçalo (PCdoB), de disputar o Senado Federal em 2018, tem feito com que muitos partidos o procurem para fazer convite de filiação e oferecer garantias para a disputa eleitoral. O mais recente partiu do PEN, por meio do seu presidente estadual, Jota Pinto.

O convite foi feito durante reunião com Gonçalo, segundo revelou o próprio Jota Pinto. “Aqui ele tem a garantia e a certeza que disputará o cargo, independente de qualquer outro partido ou composição partidária. Nós vamos ter candidato ao Senado e quero que seja Hilton Gonçalo”, declarou.

O presidente do PEN no Maranhão conta que já vem conversando com o prefeito de Santa Rita há um bom tempo e aguarda a definição do gestor.

Empolgado com o convite, Hilton Gonçalo agradeceu Jota Pinto pela confiança e desejo de que caminhem juntos em 2018. “É uma honra receber o convite do PEN, um partido que vem crescendo no Maranhão e tem espaço para conquistar no cenário político local”, afirmou.

No terceiro mandato como prefeito de Santa Rita, Gonçalo já anunciou que chegou o momento de encarar uma disputa majoritária a nível estadual em 2018 e ele vem se preparando para esse momento. Antes do PEN, os partidos PSC e Novo também já fizeram convites de filiação ao médico.

Hilton Gonçalo retoma programa de habitação “Nossa Casa” em Santa Rita
Política

Programa chegou a beneficiar quase 3 mil famílias e reduziu em 80% o déficit habitacional no município, entre os anos de 2005 e 2012

Um dos maiores problemas dos municípios maranhenses é o déficit habitacional, pois muitas famílias ainda vivem em casas de taipa. Contudo, no município de Santa Rita, essa realidade tem sido modificada. O prefeito Hilton Gonçalo retomou o programa de habitação “Nossa Casa”, o qual vai beneficiar famílias de baixa renda.

Em seus mandatos anteriores, entre os anos de 2005 e 2012, Hilton Gonçalo desenvolveu o programa e naquela oportunidade beneficiou quase 3 mil famílias e reduziu em 80% o déficit habitacional no município de Santa Rita.

“O programa ‘Nossa Casa’ foi idealizado por causa da necessidade de habitações tanto na sede quanto em comunidades rurais, ainda existem muitas famílias vivendo em casas de taipa”, declarou.

Agora, outras famílias vão ser beneficiadas, principalmente dos povoados mais distantes da sede do município, aquelas que se encontram na região dos campos. E os que tiveram suas casas construídas, vão receber apoio da Prefeitura para fazer recuperações estruturais onde for necessário.

“Eu vivi boa parte da minha infância em uma casa de taipa, por isso, conheço de perto as dificuldades e a angústia das famílias que ainda não dispõe de moradia digna. A reimplantação do programa de habitação “Nossa Casa” foi à proposta de governo número 2 e agora nesse início de mandato já começo a cumprir. Na minha primeira passagem pela Prefeitura de Santa Rita consegui reduzir o déficit habitacional em Santa Rita, vejo que esse déficit aumentou por conta da paralisação do programa nos últimos quatro anos, por isso, a meta agora é zerar”, finalizou.

Família beneficiada

Uma das famílias beneficiadas foi de Edilson Carvalho e Maria Deuzilene que residem no povoado Rancho Papouco, e juntos com seus dois filhos vivem numa casa de taipa. O casal comemorou a contemplação do programa habitacional: “quero agradecer a Deus e ao dr Hilton por essa oportunidade, já sonho com o dia que vou entrar na minha casa de tijolo e telhas. Vai ser uma nova vida com meu marido e meus filhos”, declarou Deuzilene.

O programa “Nossa Casa”

O programa Nossa Casa é um projeto que visa contemplar famílias de baixa renda que ainda não dispõe de moradia digna, por esta razão, prevê a troca de casas de taipa por casas de alvenaria e a construção para quem dispõe apenas do terreno, e tudo feito com recursos próprios. A mão-de-obra empregada é toda de Santa Rita, gerando emprego e renda para a população.

O programa já funcionou nas duas últimas gestões de Hilton Gonçalo e em 2012 reduziu o déficit habitacional em 80% construindo cerca de 3 mil habitações em todos os povoados e sede do município. Hilton Gonçalo também agregou ao programa “Nossa Casa” o programa de distribuição de terras, e em 2012 distribuiu centenas de títulos de terra com a criação de dois novos bairros na sede do município.

Hilton Gonçalo segue desenvolvendo uma série de melhorias em Santa Rita
Política

Ação executada em terras remanescentes de quilombos foi intitulada de Operação Pedreiras

A Prefeitura de Santa Rita focou suas atividades em um dos povoados que necessita da maior assistência do poder público. Intitulada Operação Pedreiras, a ação foi executada em terras remanescentes de quilombos, onde a população ainda é carente e precisa da atenção da administração municipal. Pensando nisso, o prefeito da cidade, Hilton Gonçalo (PCdoB), desenvolveu uma série de atividades na localidade.

hilton-goncalo-operacao-pedreiras-2

No povoado Pedreiras, Gonçalo realizou, por meio da Secretaria municipal de Agricultura, a distribuição de produtos adquiridos pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Também foram iniciados, por meio da Secretaria de Obras, os serviços de pintura em todas as unidades da administração municipal no povoado, assim como a manutenção dos sistemas de abastecimento d'água, melhorias na iluminação pública, serviço de tapa buracos, instalação da primeira rede de wifi e outras ações complementares que se prolongaram ao longo da semana.

Na oportunidade, o prefeito de Santa Rita ainda deu continuidade ao programa de assistência ao diabético através da distribuição de glicosímetro. No total mais 30 kits foram entregues aos moradores do povoado que fazem acompanhamento no Programa Saúde da Família e possuem o diagnóstico de diabetes.

“O meu lema é que o prefeito deve melhorar a vida das pessoas, por isso que digo ao nosso povo: eu vou cuidar da tua vida. Precisamos ter atenção as áreas mais carentes do nosso município também. Aqui são terras quilombolas e é um povo que precisa de extrema atenção. Iremos ampliar essas atividades também para outros povoados”, destacou Hilton Gonçalo.

Gonçalo trabalha por novo acesso a Baixada Maranhense via Santa Rita
Política

Proposta traz economia de tempo e dinheiro. Em comparação ao atual caminho, distância a ser percorrida poderia diminuir em mais de 2 horas

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, propôs ao governo estadual e aos prefeitos de Anajatuba, Bacabeira e São João Batista a discussão de um novo acesso a Baixada Maranhense via BR-135.

De acordo com a proposta, é possível criar uma ligação por meio de estrada e transporte aquático com a Baixada Maranhense por meio de uma estrada que se inicia em Santa Rita e iria até um ponto chamado Porto das Gabarras. Nessa localidade uma balsa faria o transporte de veículos e pessoas até o município de São João Batista.

A proposta de Hilton Gonçalo traz economia de tempo e dinheiro, uma vez que a distância a ser percorrida poderia diminuir em mais de 2 horas o acesso a Baixada Maranhense em comparação ao atual caminho que é feito por estrada a partir de Vitória do Mearim ou de ferry boat.

novaestradabaixada

“Essa proposta visa o desenvolvimento do Maranhão. Uma nova ligação a Baixada Maranhense vai trazer o progresso para o nosso povo e inclusive a ajudar a desenvolver a economia. É um projeto barato e totalmente viável”, destacou Hilton Gonçalo.

Do lado de Santa Rita, já existe uma estrada vicinal construída, restando ser abertos cinco quilômetros até o Porto das Gabarras. No entanto, a intenção de Hilton Gonçalo é garantir o apoio do governo estadual para pavimentação e estruturação da nova ligação à Baixada Maranhense. O que também ajudaria o município de São João Batista a fazer a ligação até a outra margem do rio Mearim.

Buscando esse apoio, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e o presidente da Agência Mobilidade Urbana, Arthur Cabral, foram apresentados ao projeto de Hilton Gonçalo. Na mesma reunião estiveram presentes os prefeitos Sidney Pereira (PCdoB) de Anajatuba, Fernanda Gonçalo (PMN) de Bacabeira e João Dominici (PSDB) de São João Batista.

Hilton Gonçalo acredita que a participação dos prefeitos de Anajatuba e Bacabeira foi importante, pois são municípios limítrofes de Santa Rita que também vão ser beneficiados pelo projeto.

Prefeitura de Santa Rita distribui kits para diabéticos
Política

Meta é distribuir até 4 mil kits. Entrega foi iniciada na última sexta-feira 10

Kits com tiras reagentes, lancetas, aparelhos para medir o nível de glicose no sangue, seringas e agulhas para o acompanhamento da diabetes estão sendo distribuídos para os pacientes que fazem uso da insulina e que são cadastrados no programa de Hipertensão e Diabetes da Prefeitura de Santa Rita. A entrega foi iniciada na última sexta-feira 10, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Vale lembrar que a iniciativa do prefeito Hilton Gonçalo é um cumprimento da lei federal n.º 11.347/2006, que exige o fornecimento do glicosímetro. De acordo com a legislação, os portadores de diabetes receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde (SUS), os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar.

“Sei que muitos não aplicam a lei, porém em Santa Rita, a população tem a garantia de uma busca pela melhoria e bem estar. A Prefeitura está presente e cuidando da vida das pessoas”, destacou o prefeito.

A meta de Hilton Gonçalo é distribuir até 4 mil kits, uma vez que existe uma estimativa que 10% da população do município seja portadora da doença. Porém nesta primeira fase estão sendo contemplados usuários do sistema municipal de Saúde que já possuem o diagnóstico de diabetes. Existe uma estimativa de investimento de mais de R$200 mil no programa de saúde.

O prefeito Hilton Gonçalo conta que houve uma orientação das equipes do Programa Saúde da Família, sendo desenvolvido um treinamento para fazer a distribuição e a orientação aos pacientes. "É muito importante que o nosso povo tenha uma orientação. Trabalhando na melhoria da saúde básica, evitamos doenças mais graves e a a super lotação da nossa urgência hospitalar. Esse material ainda ajuda na prevenção da doença por aqueles que ainda não adquiriram, mas precisam fazer o controle da taxa de glicose", relatou.

Com formação em medicina, Hilton Gonçalo diz ter grande preocupação com os pacientes diabéticos. "São pessoas que, se ficarem sem esse material para controlar a taxa de glicose, podem ter complicações diversas. Por isso, me empenhei em reestruturar esse programa e regular a entrega dos kits", contou. Ele afirma ainda que, exatamente pela importância do material para os usuários, o número de pessoas contempladas vai além do estimado como forma de tentar prevenir o diabetes.

Os kits vão suprir a necessidade desses usuários durante 50 dias. O aparelho glicosímetro será útil por mais tempo, contudo deverá ser trocado por outro, quando a equipe do programa convocar os usuários para isso. Após esse período, eles serão contatados para receberem os novos kits. A insulina deve ser adquirida nas Unidades de Saúde de Santa Rita.

Glicosímetro

O aparelho é para medir o nível de glicose no sangue, o que deve ser feito duas vezes por dia. Se a taxa estiver baixa, o paciente precisa recorrer à dieta. Se estiver alta, é preciso tomar insulina, para regular a taxa de glicose no sangue.

Em caso de defeito em algum aparelho recebido pelo paciente, ele deve procurar a unidade de saúde.

Prefeitura de Santa Rita implanta Ilhas de Internet no município
Política

Com a implantação do projeto, população da cidade pode acessar a internet de forma gratuita e com qualidade

Com menos de 60 dias de administração, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), já tem cumprido uma série de promessas de campanha.

Nessa segunda-feira 20, mais uma foi colocada em prática.

A Prefeitura de Santa Rita colocou em atividade as chamadas Ilhas de Internet, na praça no entorno do Palácio João Evangelista, sede administrativa municipal e no povoado de Carema. Agora, com a implantação do projeto, a população da cidade pode acessar a internet de forma gratuita e com qualidade.

As próximas Ilhas de Internet vão ser instaladas nos bairros Céu Azul e Eucalipto, o que deve ocorrer nos próximos 30 dias.

De acordo com Hilton Gonçalo, ele apresentou 65 propostas para o seu governo e muitas já vêm sendo cumpridas. “Esta é a proposta de número 30 e aos poucos vamos trazendo a alegria de volta ao nosso povo. Ofertar internet é garantir acessibilidade digital e acompanhar a dinâmica do mundo atual”, declarou o prefeito.

Para ter acesso ao wifi gratuito da Prefeitura de Santa Rita, um login e senha acessível está sendo divulgado para toda população. Basta digitar a palavra “santarita”, tanto para usuário como para chave de acesso.

Política

Estimativa de investimento investimento na primeira fase é de R$ 500 a R$ 800 mil. Crédito pode ser solicitado por pessoas a partir dos 16 anos e que não tenham renda fixa

Com o objetivo de gerar emprego e renda para a população de Santa Rita, o prefeito Hilton Gonçalo (PCdoB) lançou, na última quarta-feira 15, uma iniciativa inédita, o Banco do Povo. A proposta é de fornecer um valor que gira em torno de R$ 500 a R$ 900 para pessoas que desejam melhorar ou iniciar o seu próprio negócio. Na primeira fase está sendo estimado um investimento entre R$ 500 e R$ 800 mil.

hilton-goncalo-banco-do-povo-santa-rita

Segundo o próprio Gonçalo, o Banco do Povo é uma medida que auxilia a população de baixa renda a sair da linha pobreza e faz com que o dinheiro circule no município. “Estamos dando uma oportunidade para quem quer ter o seu próprio negócio e está desempregado. Queremos desenvolver o potencial de empreendedor que a nossa população possui. É uma política de governo de cunho social para tirar nosso povo da pobreza”, argumentou.

O Banco do Povo está sendo coordenado pela Secretaria de Emprego, Empreendedorismo e Renda de Santa Rita. É o próprio órgão municipal que faz a triagem dos que vão ser contemplados, desenvolvendo, ainda, testes vocacionais para aqueles que ainda não tem ou não sabem qual negócio querem investir.

hilton-goncalo-banco-do-povo-santa-rita-2

Na primeira fase do Banco do Povo foram contempladas pessoas da sede de Santa Rita e dos povoados Pedreiras e Cariombo. Mais de R$ 15 mil emprego no primeiro dia da ação da prefeitura.

Hilton Gonçalo explicou que o crédito fornecido é um empréstimo de fundo perdido, ou seja, o microempreendedor não tem a obrigação de devolver o dinheiro, porém será acompanhado pela secretaria municipal. O valor pode ser solicitado por pessoas a partir dos 16 anos e que não tenham renda fixa.

hilton-goncalo-banco-do-povo-santa-rita-3

Cidadão Empreendedor

Na gestão anterior na Prefeitura de Santa Rita, Hilton Gonçalo já tinha desenvolvido o programa Cidadão Empreendedor, o qual viabilizou R$ 200 mil em crédito para pequenos comerciantes e agricultores. Agora a ação foi aperfeiçoado e transformado em Banco do Povo.

Entenda o Banco do Povo

O microcrédito concedido pelo Banco do Povo foi criado para quem já iniciou um pequeno empreendimento, registrado ou não, e precisa de um incentivo para seu negócio. É uma força para microempreendedores como salgadeiras, cabeleireiros, consultor de produtos de beleza, vendedor autônomo, para quem abriu sua pequena loja roupa e muitos outros. São oportunidades, inclusive, para associações ou cooperativas legalizadas de produtos ou de serviço.

Rose Sales fora: Hilton Gonçalo é convidado pelo PP para disputar Prefeitura de São Luís
Política

Convite foi feito por Hamilton Ferreira, secretário geral do PP e braço direito do deputado federal Waldir Maranhão

Se a vereadora de São Luís Rose Sales, ex-PCdoB, que não é covarde, não é mulher de voltar atrás e não está para brincadeira, ainda pensa em conseguir disputar a Prefeitura de São Luís nas eleições de 2016, deve então correr atrás de um novo partido. E rápido.

Conforme revelado pelo Atual7 na segunda-feira 10, Sales teve a candidatura rifada pelo PP. Além de assuntos impublicáveis para o horário desta postagem, a parlamentar estaria exigindo que o seu esposo, Raimundo Henrique Moreira Sales, o Bigode, seja o principal candidato a vereador do partido.

Em seu lugar, caminha para assumir o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, ainda PDT, mas já convidado para se filiar na legenda e assumir o comando do diretório municipal da legenda em São Luís.

O convite que escanteou Rose Sales duplamente - ela é quem seria a presidente municipal do Partido Progressista na capital - foi feito a Gonçalo pelo secretário geral do PP estadual, Hamilton Ferreira, braço direito do deputado federal Waldir Maranhão, vice-presidente da Câmara dos Deputados.