Confira a lista dos 27 prefeitos do MA que podem ser cassados nos próximos dois meses
Política

Confira a lista dos 27 prefeitos do MA que podem ser cassados nos próximos dois meses

Gestores são acusados de crimes como abuso de poder econômico e captação ilícita de votos

Edição do jornal O Imparcial desta sexta-feira (6) trouxe a lista dos 27 prefeitos que ainda irão a julgamento e que podem ter seus mandatos cassados por crimes como abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.

Campeões da lista, os prefeitos de Brejo, Omar de Caldas Furtado Filho (PV); e de Porto Franco, Aderson Marinho Filho (PDT), estão empatados com sete ações judiciais cada um.

Ao todo, os 27 gestores municipais enfrentam o total de 66 processos, todos já com prazo final para que sejam julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. Os 20 processos conclusos, que já estão aptos a julgamento, devem ser sentenciados até o início de março. Os 46 demais, que ainda estão em fase de instrução, têm um prazo maior, até o início de abril. Caso esse tempo limite não seja cumprido, o juiz responsável pelo caso pode até ser afastado do caso.

Entre os prefeitos que já tiveram ações julgadas, se destacam o caso do prefeito Rafael Mesquita, o Gordinho (PRB), de Buriti de Inácio Vaz, que entrou com recurso contra perda de seu mandato; e do prefeito de Raposa, Clodomir Oliveira dos Santos (PRTB) - na foto acima, com a primeira-dama Maria Ivonete Silva dos Santos -, que teve o julgamento adiado essa semana, pela segunda vez, para a próxima segunda-feira (9).

Abaixo, a lista completa dos prefeitos que estão na corda bamba, com o número correspondente de processos enfrentados na Justiça Eleitoral:

Aderson Marinho Filho (PDT), de Porto Franco – 7
Omar de Caldas Furtado Filho (PV), de Brejo – 7
José Ribamar Moreira Gonçalves (DEM), de Icatu – 5
José Ribamar Leite de Araújo (PSB), de Cândito Mendes – 4
Kleber Alves de Andrade (PP), de São Domingos do Maranhão – 4
Marcel Everton Dantas Silva (PV), de Governador Nunes Freire – 4
Magno Rogério Siqueira Amorim (PPS), de Itapecuru Mirim – 3
Raimundo Nonato dos Santos (PMN), de Humberto de Campos – 3
Antonio Carlos Pereira de Oliveira (PSB), de Colinas – 2
Crisógono Rodrigues Vieira (PTdoB), de Riachão – 2
José Gomes Rodrigues (PMDB), de Buriticupu – 2
José Rolim Filho (PV), de Codó – 2
Veronildo Tavares dos Santos (PRB), de Santa Luzia – 2
Adriana Luriko Kamada Ribeiro (PV), de Amarante do Maranhão – 1
Carlos Alberto Lopes Pereira (PSDB), de São Bento – 1
Filadelfo Mendes Neto (PMDB), de Pinheiro – 1
Hamilton Nogueira Aragão (PSB), de São Mateus do Maranhão – 1
Jairo Madeira de Coimbra (PSDB), de João Lisboa – 1
João Francismar de Carvalho Feitosa (PMDB), de São Raimundo das Mangabeiras – 1
José Alberto Oliveira Veloso (PMDB), de Bacabal – 1
José Antônio Gordinho Rodrigues da Silva (PTB), de Passagem Franca – 1
Leonardo Barroso Coutinho (PSB), de Caxias – 1
Luiz Rocha Filho (PSB), de Balsas – 1
Maria Ducilene Pontes Cordeiro (PRB), de Chapadinha – 1
Maria Raimunda Araújo Sousa (PTB), de São Vicente Férrer – 1
Valdivino Rocha Silva (PV), de Montes Altos – 1



Comentários 107

  1. francisco sousa

    meus amigos os prefeitos dos municípios daqui de próximo a capital é só ladrão imagine vocês que estão um pouco mais afastados da capital cadê a de axixá está magra só de colocar dinheiro no banco , depositou até a gordura dela ainda tem uns pucha sacos que defenden esssa corjas. Mas os maiores culpados dessa desgraceira somos nós mesmos que não temos vergonha na cara e não avaliamos esses desgraçados temos a nossa região do munim que só não está poir porque ainda está chovendo, se não estivesse garoando ainda para lavar as merdas já estaríamos morridos asfixiados ou de diarreias e também de vômito. Então caro amigos não chore enforque-se logo pois essa miséria não vai parar nunca

  2. Rita Sousa

    Não é à toa que o Maranhão tem o maior índice de analfabetismo,o menor índice de desenvolvimento humano,a menor metragem de saneamento básico do Brasil...tá explicado...pra que fazer esgoto pra ratos, se eles preferem ser prefeitos, pra usurpar os cofres públicos? É mais uma vergonha nacional... devem ser todos aprendizes dos Sarneys da vida... Eu sou Maranhense e sempre tive orgulho da minha terra, logicamente que por outros motivos e não pela política, pois essa, desde que Cabral descobriu o Brasil, que ela só beneficiou alguns: os corrúptos!Parabéns aos maranhenses que trabalham honestamente!!!

  3. Paulo cesar furtado

    Eu vim nesse link para procurar a família do meu pai que localizasse em pinheiros ele perdeu o contato com a família dele ele perdeu o contato com a família dele há 30 e poucos ano a família do meu pai tem o sobre nome de lobão ele teve o nome registrado no nome da tia dele que o apelido dela é bela..meu tio bene ...se voces encontrar entre em contato comigo o numero é 091998067775 ou 091998042233....

  4. antonia de jesus

    SERA QUE O DA MINHA TERRINHA NAO TEM FICHA SUJA BOM PARA A POPULAÇÃO FICO FELIZ MUITOS ANOS SEM IR POR LA.

  5. Alan

    Cadê o prefeito de Pedreiras-MA?!? Inclusive já até foi afastado do cargo, mas acabou retornando para o azar do povo pedreirense...

    1. bica dagua

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      pa teu azar tá firme e forte e vai ser reeleito kkkkkkkkk

  6. o de bacabeira que está em grau de recurso no Tsé em Brasília e não consta na lista.

    O de bacabeira que está em grau de recurso no Tsé em Brasília e não colocaram na lista assim com o ex.prefeito de bacabeira o Venâncio que também já teve duas condenação pelo tj-ma.e não sai na lista divulgado pela emprenca

  7. Jayara

    Kkkkkkkkkkkkk minha cidade é Governador Nunes Freire o prefeito claro que tá na lista mais o que adianta ele ser caçado agora já saqueou os cofres públicos funcionários já estão sem receber seus salários, um calamidade total.

  8. Wantuir

    Caramba, tomara que o prefeito daqui (Itapecuru-Mirim) seja realmente cassado, já estamos cansados de tanta corrupção desse sujeito. Que a justiça seja feita mesmo.

  9. Cláudia Lima da Costa

    Nossa será que o prefeito de Barreirinhas é tão honesto assim. Pelo amor de Deus todo mundo da vendo o que nós barreirinhenses estamos passando. Qdo aparece está lista sempre acho que o nome de todos que roubaram nossa cidade vão aparecer por lá, que pena.

    1. almapo

      minha filha to ta no paraiso e não sabe, te convida para morar em são luis. tua cidade ta com aeroporto em fase de termino e uma estrada que vai ajudar no turismo de sua cidade. Terminando de matar São luis pois turista nenhum vai vim mais para ca. Acorda infeliz

  10. Raimundo

    Amapá do Maranhão não tem prefeito por isso o nome dele não aparece na lista.a cidade ta as moscas um foi eleito mas o outro q manda .

  11. Elinaldo Soares

    Não adianta cassar o Kléber Andrade,o famoso tratorão..já saqueou a minha querida cidade de São Domingos do Maranhão..e além do mais ja está acabando o mandato...muito tarde.

  12. Elinaldo Soares

    Não adianta cassar o Kléber Andrade,o famoso tratorzão..já saqueou a minha querida cidade de São Domingos do Maranhão..e além do mais ja está acabando o mandato...muito tarde.

  13. francisco pereira azevedo

    estes infelizes é que são os zika-virus da vida, eles matam aos pouquinhos; embolsando as verbas que seriam aplicadas na educação, segurança e na saúde etc. infelizmente minha cidade está neste rol de corruptos.até que enfim a justiça será feita antes tarde do que nunca. Banir estes sanguessugas do meio politico.

  14. Jean rodrigues braga

    Duque bacelar está de parabéns de não está nesta lista e um momento ímpar na política desta maravilha de cidade que deus abençoe todos duque bacelarebse que deus. Abençoe atodos

  15. ocimar de oliveira ataide

    isso e vergonhas faltando 1 anos isso ja era para ter acontecido a muitos tempo nao era mais para mais nenhum se nem canditados para proximas eleçoes

  16. denilson

    De sao bento ja era hora, esse prefeito to falndo o vice que manda la a cidade ta largada pras baratas e ratos.
    agora eles vem com cara de santos

  17. J. Mascarenhas

    Cadê o nome da prefeita de morros... Parece q a justiça ñ esta sendo feita... Morros alem dos sobe e desce o povo ainda enfrenta uma buraqueira sem fim... Hospital abandonado e poraí vai... Ela inventou um tal de Rodochopng q até hoje está lá o elefante branco na entrada da cidade e la se vão os 8 anos de mandato terminando e uma porcaria de governo mal administrado e o dinheiro q entra todo mês ninguém sabe pronde vai

  18. Pingback: Atual7

  19. Pingback: 19 prefeitos do MA eleitos em 2012 ainda podem ser cassados este ano - Blog do Romylson Leal

  20. crispin

    A prefeita de araioses valerá desleal junto com seo pai maninho desleal
    Estão desviando o dinheiro da prefeitura de araioses

  21. jairo

    bom dia estava olhando a lista e sente a falta de [...] da região do médio Mearim pessoas como MARIANO COSTA ,AMADEUS PIRES DE SÁ PEDRO DO ISAÍAS EUDINA COSTA DR BERNARDO DO MEARIM e se eu for colocar das demais cidades aja tempo e espasso para descrever todos [...] e [...].

  22. Antonio Carlos Silva Santos

    Bom dia, pq não pretende logo estes corruptos antes das eleições assim os novos vão ficar com medo de rouba também.

  23. ARNALDO SILVA

    NO BRASIL PODE TUDO. MAIS SE VOCÊ NÃO PAGAR O I.P.V.A DO SEU VEICULO O SEU NOME É SUJO NA HORA. ISSO É JUSTO?

  24. Ray Moraes

    Falta a prefeita consuelo q nao foi investigada,nao pode assumir o cargo pq usa dinheiro publico pra investir em bens proprios, e esquece da populaçao jatobaense.

  25. Joscile Ferreira dos Santos

    porque o esposo dela e fixa se lançou a candidato a até a última hora e depois apresentou sua esposa como candidata isso é permitido lança um candidato na última hora com uma linar

  26. Arnaldo Lima

    Fata o dr magno baceralar

    De Chapadinha ma

    Ah esquecir ele é todo poderoso conseguiu sumir da lista do stf

    Quem tem dinheiro no Brasil pode tudo

  27. Arnaldo Lima

    Falta o dr magno baceralar

    De Chapadinha ma

    Ah esquecir ele é todo poderoso conseguiu sumir da lista do stf

    Quem tem dinheiro no Brasil pode tudo

  28. Arnaldo Lima

    Falta o dr magno bacelar

    De Chapadinha ma

    Ah esquecir ele é todo poderoso conseguiu sumir da lista do stf

    Quem tem dinheiro no Brasil pode tudo. Político de ficha suja assumindo prefeitura

    Será o fim

Comente esta reportagem