
Um lista conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público (MP) Estadual e da Delegacia Geral de Polícia Civil, que serviu como base para a reabertura do inquérito que levou à prisão a ex-prefeita de Dom Pedro, Maria Arlene Barros, e o seu filho, Eduardo DP, confirma a inclusão do prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva (PRTB), entre os investigados por participação da rede criminosa de agiotagem no Maranhão.
Embora a lista não identifique os nomes dos 41 prefeitos e ex-prefeitos envolvidos no esquema que escamoteava verbas da educação e da saúde, as investigações da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) se concentram unicamente no período de 2009 a 2012, ano em que Soliney já comandava o município.
Desde o início da Operação Imperador, deflagrada no final de março deste ano e que incluiu o nome de mais uma prefeitura da máfia da agiotagem, o prefeito de Coelho Neto tenta se valer de uma certidão emitida em maio de 2013, que teria sido dada pela própria Delegacia Geral de Polícia Civil, mas em atendimento a uma solicitação protocolar, apenas para não atrapalhar as investigações, que correm em sigilo.
Soliney Silva e outros 41 gestores tiveram seus sigilos bancários e fiscais quebrados pela Justiça, e podem, ao final do inquérito, responder por crimes como associação criminosa, lavagem de dinheiro, peculato e corrupção ativa e passiva.
Além de prefeitos e ex-prefeitos, as investigações da Seic também apuram o envolvimento de empresários, nomeados pelo governador Flávio Dino (PCdoB), deputados estaduais e vereadores de São Luís na máfia da agiotagem.
Pingback: Semana: Deu na blogosfera maranhense | Blog do Robert Lobato
Pois é, acho que já está passando da hora de concluírem o inquérito policial para responsabilizar o(s) autor(es) o(s) mandante(s) do assassinato de RENATO DOS SANTOS ALVES ALMEIDA, em Buriticupu, e pelo que foi noticiado, sua morte estaria relacionada com a AGIOTAGEM.
Pingback: Semana: Deu na blogosfera maranhense - Imperatriz - MA
Esses ladrões,do dinheiro público devem ir pra cadeia pq já chega de somente ladrão de galinha ir pra cadeia.Esse prefeito de V.Neto,deve responder por alguma de suas falcatruas.Tomará que a polícia faça justiça.
Pingback: Atual7
Pingback: Prefeitura de Coelho Neto envolvida em investigação por Agiotagem – Observatório dos Cocais