Protegido: Envolvido em agiotagem toma posse na AL e ganha foro privilegiado
Política

Protegido: Envolvido em agiotagem toma posse na AL e ganha foro privilegiado

Toca Serra deve duas folhas de cheque encontradas pela Seic e Gaeco no cofre do agiota Pacovan

Livrou-se temporariamente de um pedido de prisão, em primeira instância, o suplente de deputado estadual Domingos Erinaldo Sousa Serra, o Toca Serra (PTC), irmão do prefeito Pedro do Rosário, Irlan Serra, mesmo partido.

Protegido pelo Palácio dos Leões - isto mesmo, pelo governador Flávio Dino -, o neo parlamentar deveria estar sendo investigado e já preso pela polícia por envolvimento com um dos maiores agiotas do Maranhão, Josival Cavalcante da Silva, o Pacovan, mas teve seu caso abafado e assumiu, nessa terça-feira 18, a vaga do deputado Edivaldo Holanda (PTC), que saiu de licença por 121 dias.

Durante uma operação conjunta da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da Grupo de Atuação Especial no Combate a Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público estadual, Toca Serra teve pelo menos duas folhas de cheque do Banco do Brasil, assinadas por ele próprio, encontradas dentro do cofre de Pacovan. Uma no valor de R$ 1.060,000,00 (hum milhão e sessenta mil reais) e outro de R$ 1.500,000,00 (hum milhão de quinhentos mil reais).

De posse da prova do envolvimento do mais novo detentor de foro privilegiado na República do Maranhão, a polícia já poderia ter mandado Toca Serra direto para a cadeia, coisa que agora só pode ser feita por determinação de um desembargador.

Tudo em Casa

A posse do envolvido na Máfia da Agiotagem foi feita por outro envolvido em desvio de recursos públicos, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB). No caso de Othelino, que também entrou na AL por meio de suplência, e automaticamente também está sob foro privilegiado desde então, quase uma dezenas de processos controle ele por malversação de dinheiro público dorme nos porões do Tribunal de Justiça do Maranhão. Uma investigação em curso, porém, deve acorda toda a turma.



Comente esta reportagem