Escutec confirma que população de São Luís quer Eliziane Gama prefeita
Política

Escutec confirma que população de São Luís quer Eliziane Gama prefeita

Deputada segue na liderança absoluta em todas as pesquisas. Edivaldo Júnior disputa segundo lugar com o ex-prefeito João Castelo

Pesquisa do Instituto Escutec divulgada na edição deste domingo 12 no jornal O Estado do Maranhão confirma a liderança absoluta da deputada federal Eliziane Gama (PPS) na disputa pela Prefeitura de São Luís em 2016. Provavelmente por estar há quase três anos a frente do Executivo municipal e não ter cumprido nenhuma de suas promessas, somando-se a uma serie de escândalos e denúncias de corrupção em sua gestão, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) segue a triste sina de apenas disputar a segunda colocação com ex-prefeito e deputado federal João Castelo (PSDB).

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior; escândalos, corrupção e não cumprimento de promessas o colocam fora da disputa
TV Mirante Mudança não chegou O prefeito Edivaldo Holanda Júnior; escândalos, corrupção e não cumprimento de promessas o colocam fora da disputa

Realizada entre os dias 10 e 11 de setembro, a pesquisa ouviu cerca de 807 pessoas e tem margem de erro de quatro pontos percentuais. Em todos os cenários, se as eleições fossem hoje, apesar do uso descarado da máquina pública municipal e estadual em favor da manutenção do pedetista no poder, Gama seria eleita prefeita de São Luís com tranquilidade.

No primeiro cenário, foi perguntado ao eleitor em quais candidatos ele votaria caso a eleição fosse hoje. A deputada Eliziane Gama apareceu com 28,7%, o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) com 20,6% e o ex-prefeito João Castelo (PSDB) obteve 16,5% dos votos dos entrevistados.

O senador Roberto Rocha (PSB) apareceu com 9,2%, a vereadora Rose Sales (sem partido) com 6,7% e o ex-secretário de Saúde Ricardo Murad (PMDB) com 4,6%. O servidor público federal Saulo Arcangeli (PSTU) aparece com 1,4% e o advogado Antônio Pedrosa (PSOL) com 1%. Votaram na opção nenhum dos candidatos 3,6% dos entrevistados e 7,8% disseram que não sabem ou não responderam.

Em um segundo cenário, com a mudança de Castelo pelo secretário Neto Evangelista (PSDB) e o senador Roberto Rocha substituído por Bira do Pindaré (PSB), Eliziane Gama atingiu 30,1%. O prefeito Edivaldo aparece de novo em segundo com 23,5%. O PSDB cairia para 8,2% com Evangelista. Bira do Pindaré aparece com 8,1% seguido por Rose Sales com 7,4%, Ricardo Murad, 5%, Saulo Arcangeli, 1,9% e Pedrosa 1,5%. Em nenhum dos candidatos somou 3,1% e não sabe ou não respondeu, 11,3%.

Eliziane Gama prefeita

Na pesquisa Escutec foram feitos cinco cenários para o segundo turno. Na primeira simulação de segundo turno, a deputada Eliziane Gama obteria quase o dobro dos votos de Edivaldo Júnior e João Castelo. Na disputa seria entre Eliziane Gama e Edivaldo, ela venceria com 47,7%. Edivaldo Júnior teria 26,3%. O eleitor que decidiria não votar em nenhum dos candidatos somaria 9,9% e não souberam responder 16,1%.

Já no segundo cenário, na disputa entre Eliziane e Castelo, a líder em todas as pesquisas contabilizou 48,2% da opinião dos entrevistados. O tucano ficou com 22,1%. Nenhum dos candidatos, 13% e não sabe e não respondeu, 16,7%.

No terceiro cenário, na disputa entre Eliziane e Roberto Rocha, ela venceria com 50,1% e Rocha terminaria com 19,7%. Nenhum dos candidatos, 13,3% e não sabe e não respondeu, 17%.

Caso o prefeito Edivaldo Júnior enfrentasse o ex-prefeito João Castelo, com quem segue disputado o segundo lugar em todas as pesquisas, ele venceria as eleições com 36,2% e o tucano ficaria com 31,5%. Nenhum deles somou 14,6 e não sabe ou não respondeu, 17,7%.

No último cenário para segundo turno aparece Edivaldo Júnior com 38,8% contra 21,9% Roberto Rocha. Nenhum deles somou 16,6% e não sabe ou não respondeu, 22,7%.



Comentários 6

  1. Tiago

    Waldir Maranhão ta doidinho pra pegar essa boquinha na prefeitura, a lava-jato acabou com a propinagem dele na Petrobras.

  2. Silvete

    Oportunidade de fazer algo por São Luis ele teve em seus 2 mandatos como dep estadual e não fez, agora como federal manda emendas para outras cidades, essa faz parte do time do "quanto mais pior, melhor".

  3. André

    Eu mesmo não vou me aventurar, to vendo obras e mais obras sendo feitas e m todo cidade, não vou me aventurar por promessas de Eliziane. O Certo é continuar essa parceria, Prefeitura / Governo ou seja, Flavio Dino / Edivaldo Holanda.

  4. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem