Sarney Filho é o único maranhense a integrar lista dos 100 mais influentes do Congresso
Política

Sarney Filho é o único maranhense a integrar lista dos 100 mais influentes do Congresso

Lista é do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, que classificou o deputado como um dos 'Cabeças' do Congresso Nacional

O deputado federal Sarney Filho (PV-MA), líder do Partido Verde, foi o único maranhense a integrar a lista divulgada na tarde dessa segunda-feira 31 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), formada por 100 parlamentares, entre senadores e deputados, mais destacados do Congresso Nacional no ano de 2015, os chamados "Cabeças" do Congresso Nacional.

Esta não é a primeira vez que o parlamentar maranhense aparece na lista dos 100 mais influentes do Congresso. Durante o mandato anterior, ele já integrava os rankings anuais, sendo agora, também, o único do Partido Verde a aparecer na lista, que inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho deste ano.

Formulador

Na definição do Diap, os "Cabeças" são aqueles que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Na lista, Sarney Filho aparece entre os 20 principais "formuladores" da Câmara dos Deputados, que são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação.

Lava Jato

Em tempos de Operação Lava Jato, o Diap teve de incluir uma observação importante: a avaliação leva em consideração tão somente a influência dos parlamentares, logo, questões éticas e morais não são levadas em conta. “O fato de ser influente não significa, necessariamente, que utilize sua influência apenas para o bem”, diz o relatório.

Weverton Rocha é operador

Além dos 100 "Cabeças”, o Diap divulgou ainda levantamento incluindo outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar, os chamados "operadores-chave" do processo legislativo. Pelo Maranhão, apenas o deputado federal Weverton Rocha (PDT) apareceu como operador no Congresso nacional, podendo ascender no próximo ano para a classificação de negociador.

Acesse e baixe a lista completa dos 100 Cabeças do Congresso Nacional.



Comentários 2

  1. Lara Araújo

    Não é surpresa, haja vista a brilhante atuação do deputado Sarney Filho na Câmara Federal. Um parlamentar íntegro e que orgulha milhares de maranhenses. Parabéns deputado!

Comente esta reportagem