Vídeo: ex-tesoureiro da Prefeitura de São Mateus envolvido em agiotagem é algemado
Política

Vídeo: ex-tesoureiro da Prefeitura de São Mateus envolvido em agiotagem é algemado

Washington Oliveira Costa foi preso na madrugada de sexta-feira 20. Ele é autor de uma das assinaturas em cheques da prefeitura encontrados com Pacovan

O vídeo abaixo, gravado pela equipe de reportagem da TV Difusora de Bacabal, mostra o momento exato em que o ex-tesoureiro da Prefeitura de São Mateus, Washington José Oliveira Costa, chega à cidade de Bacabal, especificamente no Socorrão, no último sábado 21, para fazer exame de corpo de delito antes de ser transferido para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Conforme revelado pelo Atual7, o ex-auxiliar teve prisão decretada e foi capturado pela Polícia Civil na madrugada de sexta-feira 20, um dia antes, durante operação da Superintendência de Combate a Corrupção (Seccor) contra a Máfia da Agiotagem no Maranhão.

Um fato curioso é que no dia da prisão, segundo fontes, Washington Oliveira Costa estava de posse de um aparelho de notebook dentro do veículo que conduzia. Apesar de em todas as operações a polícia ter o histórico de apreender esse tipo de equipamento para averiguações, este caso em especial não houve apreensão do aparelho, que, ainda segundo fontes, contém informações sigilosas de toda a suposta transação do prefeito Miltinho Aragão com agiotas que teriam financiado sua campanha em 2012.

Cheques da Prefeitura de São Mateus

Durante as operações “Maharaja” e “Morta-Viva”, homens da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público encontraram no cofre do agiota Josival Cavalcanti, o Pacovan, vários cheques e documentos, dentre eles duas folhas de cheque do Banco do Brasil pertencentes a Prefeitura de São Mateus, assinado nos dias 31 de março e 30 de abril deste ano, no valor de R$ R$ 106.667,00 cada.

Cheque que estava em posse de Pacovan tem outra assinatura, além da feita pelo ex-tesoureiro da Prefeitura de São Mateus
Divulgação E a outra pessoa? Cheque que estava em posse de Pacovan tem outra assinatura, além da feita pelo ex-tesoureiro da Prefeitura de São Mateus

Em nota pública, divulgada após o vazamento das folhas apreendidas pela polícia, Washington Oliveira Costa assumiu a culpa pelo repasse do cheque a Pacovan e disse que o prefeito Miltinho Aragão (PSB), que é aliado e ex-sócio do governo Flávio Dino (PCdoB), não havia autorizado a operação.

Além da assinatura de Washington Oliveira Costa, porém, uma outra assinatura também consta nas duas folhas de cheque pertencentes a Prefeitura de São Mateus. Estranhamente, diferente de outras ações contra a agiotagem, a Polícia Civil vem mantendo-se em silêncio em relação a esta segunda pessoa. Nem mesmo a prisão do ex-tesoureiro foi divulgada pelo Palácio dos Leões.

Em São Luís desde o dia da prisão do ex-auxilar, o prefeito de São Mateus voltou a cidade ontem 23, com a garantia de que Washington Oliveira Costa sairá de Pedrinhas até, no máximo, a próxima quinta-feira 26.



Comente esta reportagem