Bira tem até sexta-feira para sair do PSB se quiser ser candidato
Política

Bira tem até sexta-feira para sair do PSB se quiser ser candidato

Partido está fechado com a deputada federal Eliziane Gama. Janela partidária pressiona projeto pessoal do ex-secretário

Se quiser disputar a Prefeitura de São Luís em outubro próximo, o ex-secretário de Ciências e Tecnologia, Bira do Pindaré, tem 48 horas para deixar o PSB e se filiar em outro partido.

Explica-se: a janela partidária deve chegar ao fim na próxima sexta-feira 18, e os políticos que pretendem disputar as eleições de 2016 devem realizar até esta data a filiação a um novo partido sem que sofra nenhuma penalidade por infidelidade partidária. Como o PSB já está fechado com a deputada federal Eliziane Gama, e esta tem até o dia 2 de abril para sair da Rede e se filiar ao partido da pomba, resta a Bira parar de espernear e procurar outro partido para seguir no seu projeto pessoal.

É que Gama foi eleita para a Câmara Federal pelo PPS e não pela Rede, e por isso tem duas semanas a mais que Bira do Pindaré para trocar de legenda, isto é, tem até o prazo final para mudança de filiação partidária.

Pelas articulações de bastidores, o caminho natural do ex-secretário seria o PCdoB, partido do padrinho de sua pré-candidatura avestruz, o governador Flávio Dino. Contudo, como os comunistas vêm afirmando que manterão o apoio ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), sobraria apenas a vaga de vice. Por outro lado, se aceitar o convite do PT, pode encabeçar a majoritária, porém herdará toda a carga de rejeição ao petismo, pelo envolvimento do partido nos esquemas de corrupção desarticulados pela Polícia Federal na Lava Jato.

Em tempo: o termo “avestruz” diz respeito a pré-candidatos que passam três anos calados em relação aos problemas da cidade e, em ano eleitoral, resolvem tirar a cabeça do buraco.



Comente esta reportagem