Senado afasta Dilma da Presidência; Temer assume nesta quinta
Política

Senado afasta Dilma da Presidência; Temer assume nesta quinta

Afastamento foi confirmado por 55 votos a 22. Pelo Maranhão, apenas Roberto Rocha e Edison Lobão votaram pela admissibilidade do impeachment

O Senado Federal aprovou a admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A decisão foi tomada às 6 horas e 30 minutos, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Casa. O vice Michel Temer (PMDB), deve assumir seu lugar interinamente nesta quinta-feira 12. Será a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.

Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor. Não houve abstenções. Pelo Maranhão, dos três os senadores, apenas Roberto Rocha (PSB) e Edison Lobão (PMDB) votaram pela admissibilidade do impeachment. Era preciso maioria simples, ou seja, a maioria dos senadores presentes, para que o pedido fosse aceito.

Agora, o Senado terá até 180 dias para julgar o mérito da acusação contra a presidente. Se o placar desta votação for repetido quando o Senado julgar o mérito da acusação contra Dilma, em até 180 dias, chegará ao fim definitivo da era do PT no poder, iniciada com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. Isso porque são necessários, nesta próxima etapa, 54 votos para Dilma perder o mandato presidencial.

A presidente é acusada de editar decretos de créditos suplementares sem aval do Congresso e de usar verba de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas "pedaladas fiscais". Sua defesa entende que não há elementos para o afastamento.



Comente esta reportagem