Notícia sobre aumento da passagem de ônibus em São Luís é verdadeira
Política

Notícia sobre aumento da passagem de ônibus em São Luís é verdadeira

Informação foi publicada pelo ATUAL7 e confirmada pela própria prefeitura. Edivaldo promoveu quatro aumentos em quatro anos

A notícia sobre o aumento de passagem do ônibus em São Luís, que chegou a circular nas redes sociais nos últimos dias como manchete do jornal O Estado, é totalmente verdadeira. Com o título “Passagem de ônibus em São Luís vai subir para R$ 3,10 a partir deste domingo”, a publicação foi feita, originalmente, pelo ATUAL7, no dia 24 de fevereiro deste ano.

Em matéria de capa, O Estado chama a atenção da população para o aumento da passagem dos ônibus de São Luís
O Estado Maranhão Tarifas mais caras Em matéria de capa, O Estado chama a atenção da população para o aumento da passagem dos ônibus de São Luís

Na época, após a publicação, outros dois blogs locais, de Gilberto Léda e John Cutrim, chegaram a repercutir e a confirmar a notícia, inclusive com fatos novos. Contudo, diante da pressão de estudantes que ameaçaram ir às ruas, a prefeitura acabou protelando o aumento para o outro mês.

O próprio matutino, inclusive, apesar de ter se afobado em dizer que a notícia era falsa e até, estranhamente, entrar em contato com a prefeitura para pedir desculpas, chegou a noticiar o aumento da passagem de ônibus nessa data, dia 24 de março deste ano, em reportagem com direito a chamada de capa “Passagem 11,8% mais cara. Prepare o bolso”.

‘Medalhista’

A viralização da notícia de que a passagem iria aumentar novamente no domingo passado tem razão de ser.

Conforme publicado pelo ATUAL7 há cerca de duas semanas, se o aumento descontrolado da passagem dos ônibus fosse uma das modalidades das Olimpíadas, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), seria medalhista ouro. Neste caso, a população, já acostumada com a falta de pulso de Edivaldo, acabou acreditando que ia ser assaltada pelo prefeito novamente.

Eleito em 2012 sob a promessa de mudança, o pedetista não manteve as rédeas da própria administração e, em meio a dificuldades para acalmar os empresários do setor, não segurou o valor da passagem e repassou pelo menos um aumento por ano aos usuários. O primeiro foi em fevereiro de 2013, outro em junho de 2014, mais um em março de 2015 e novamente em março de 2016.

Ao todo, foram quatro aumentos da tarifa, sendo apenas um a não ter sido efetivado em razão da ida de milhares de estudantes às ruas, no início da administração de Edivaldo, e à ação rápida da promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, que interviu na Justiça contra o aumento ilegal. Não havendo a ação dos estudantes e da promotora, Edivaldo teria aumentado a passagem de R$ 1,98 para 2,75.

Diante do histórico descontrolado no reajuste da passagem pelo prefeito, um novo aumento a partir do ano que vem, o quinto em cinco anos se Edivaldo for reeleito em outubro próximo, não está descartado.



Comentários 7

  1. CICERO

    Só se Edivaldo não estiver querendo ganhar essa eleição, o que não é o caso. Quem tiver o mínimo de massa sefálica, sabe que isso é mentira inventada para influenciar a opinão das pessoas, pois começa o desespero de Eliziane e Wellington que não chegam em primeiro nas pesquisas.

  2. Fábio

    Ficou com meidnho quando soube que a PF iria investigar?! Isso que dá ficar criando factoides apenas com objetivo de sensacionalizar, coisa tão ridícula quanto essa sua justificativa para sua publicação.

      1. Eduardo Gomes

        Sim. Foi encaminhado pela coligação a averiguação de noticia crime a cerca de sua publicação à PF.
        Que você seja à favor de Wellington, já contando com um bom recurso público caso ele seja eleito, tudo bem.
        Mas ser hipócrita o suficiente à ponte de mentir... é foda.
        Procure ser homem pelo menos uma vez. Honre as causas que veste.

  3. ABIMAEL

    TODOS SABEMOS QUE ISSO É CONVERSA PARA PREJUDICAR O PREFEITO.PURO FACTÓIDE. A PROPRIA PREFEITURA JA NEGOU TUDO E ESTÁ SENDO INVESTIGADO ESSAS MATERIAS.

Comente esta reportagem