Quem ainda vai testemunhar contra Pedro Meireles agora?
Política

Quem ainda vai testemunhar contra Pedro Meireles agora?

Desembargador sustou efeitos de um PAD que culminou em sua demissão da PF. Ele é réu em ação penal que tem como testemunhas de acusação alvos de operação do próprio delegado

Pedro Meireles está de volta.

Terror de prefeitos e de empresários — presos por ele próprio por desvio de dinheiro público federal — Meireles foi reintegrado ao cargo de delegado federal por determinação do desembargador federal Francisco da Cunha, do Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região.

Segundo o Blog do Gilberto Léda, que deu a informação com exclusividade, o magistrado concedeu efeito suspensivo a um agravo de instrumento protocolado pelo delegado e sustou, até a análise do mérito do caso, os efeitos de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que culminou com sua demissão. No agravo, o delegado alega que o PAD foi instaurado por autoridade sem competência para tal; que não se observou o devido processo legal; uso de provas com vícios insanáveis; e falta de atuação da CGU no caso — baixe a decisão.

Meireles havia sido demitido da PF pelo então ministro da Justiça, Alexandre de Moares, por incorrer nas infrações disciplinares previstas no artigo 43 da lei 4.878/65 e no artigo 132 da lei 8.112/90.

Contra o agora novamente delegado federal, corre na Seção Judiciária do Maranhão, do próprio TRF-1, uma ação penal resultante do inquérito policial que resultou na sua exclusão da Polícia Federal. Pelo menos 16 testemunhas de acusação foram arroladas pelo Ministério Público Federal (MPF), tendo sigo algumas já ouvidas, uma dispensada, outra modificada para informante e algumas ainda não intimadas.

Para a acusação, todas teriam sido “vítimas” de Meireles. Para o delegado federal, pesa contra todas indícios de corrupção e por isso foram presas ou alvos de investigação.

Diante do efeito suspensivo ao agravo e seu consequente retorno aos quadros da Polícia Federal, fica agora a pergunta: quem ainda vai testemunhar contra Pedro Meireles agora?



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem