Governistas querem retomar controle da OAB e Macieira no Conselho Federal
Política

Governistas querem retomar controle da OAB e Macieira no Conselho Federal

Entorno do Palácio dos Leões tenta a fórmula mágica de ganhar a eleição ocultando a presença do ex-presidente da Seccional maranhense na Chapa 2

A vitória do governador Flávio Dino (PCdoB) nas urnas de 7 de outubro parece não ter saciado o entorno do Palácio dos Leões. Mesmo tendo definitivamente enterrado o clã Sarney, o grupo do comunista busca a hegemonia totalitária no Maranhão e tenta agora retomar o comando da Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de uma vaga no Conselho Federal da entidade.

O projeto, nas contas dos governistas, é simples: tomar no próximo dia 23 a presidência da OAB/MA para o advogado Carlos Brissac; e dar uma vaga no Conselho Federal da Ordem para o advogado Mário Macieira, que já presidiu por dois mandatos a entidade e foi sócio de Dino num escritório de advocacia. Já Brissac seria apadrinhado e por isso da confiança do próprio Macieira, que durante sua passagem pelo comando da Seccional maranhense contratou o escritório pertencente ao afilhado no mesmo dia de sua criação. O dispêndio teria custado cerca de R$ 125 mil aos cofres da Seccional.

Embora quase não tenha aparição pública nas reuniões e nem tenha seu nome e imagem utilizados nas divulgações feitas pela Chapa 2, por onde concorre ao Conselho Federal, Mário Macieira é a principal aposta do grupo. Além dele, também compõem a Chapa 2 pela vaga no Conselho Federal os advogados Carlos Feitosa Costa e Gilson de Lima.

Para alcançarem o objetivo, diversos integrantes e aliados do governo estadual têm declarado apoio e participado abertamente da campanha de Brissac, alguns até também integrando a Chapa 2, revelando o possível interesse do próprio Flávio Dino no comando da Ordem maranhense, o que não seria novidade.

Na última eleição da OAB/MA, Dino e Macieira tentaram eleger a então conselheira federal Valéria Lauande para a Presidência da Seccional, mas acabaram derrotados pelos advogados maranhenses, que elegeram Thiago Diaz para o comando da entidade.

A formula mágica de ocultar Macieira da Chapa 2, inclusive, que em tese deveria estar tendo seu nome e imagem explorados pela campanha de Brissac, teria sido arquitetada pelo grupo governista em razão de suposta rejeição estratosférica ao ex-presidente da OAB/MA. Em vez de representar um peso pesado no sentido de musculatura, a aparição de Macieira ao lado de Brissac, temem os governistas, pode ser encarada como um fardo.

Segundo pesquisas, há poucos dias para o pleito, a Chapa 4 de Thiago Diaz lidera com folga a corrida e ele deve continuar presidindo a entidade pelo triênio 2019/2021, levando novamente à derrota a oligarquia que dominou a entidade maranhense por cerca de 20 anos e tenta novamente retornar ao poder.



Comente esta reportagem