Deputados começam a definir formação de blocos e bancadas na Alema
Política

Deputados começam a definir formação de blocos e bancadas na Alema

Indicação para as 12 comissões técnicas da Casa também já foram iniciadas

Concluída a escolha da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão pelo biênio 2019-2020, com a permanência de Othelino Neto (PCdoB) na presidência da Casa, os deputados estaduais começaram a definir a formação dos blocos parlamentares e de bandadas partidárias, com a indicação de quem será o líder de cada grupo.

Nessa terça-feira 5, em que ocorreu a primeira sessão plenária do ano, ao menos um bloco e uma bancada, com os respectivos líderes, foram oficializados.

Quem primeiro teve a formação confirmada e indicou a liderança foi a bancada que reúne o PR e o PMN, composto por cinco parlamentares, que ficou sob o comando do deputado Vinícius Louro (PR).

Também já foi fechado e teve liderança indicada o Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão, o blocão, maior da Alema, composto por 10 partidos e integrado por 26 deputados, que ficará com o deputado Marco Aurélio (PCdoB). Deste bloco também faz parte o líder do governo, Rafael Leitoa (PDT).

Os demais, ainda não oficialmente definidos, são o Bloco Parlamentar Independente, Bloco Parlamentar Democrático e Bloco Parlamentar de Oposição.

Já é certo, também, que o deputado Wellington do Curso (PSDB), segundo declarou o próprio, não integrará a nenhum bloco parlamentar nesta legislatura, mantendo-se independente durante as votações.

As confirmações do decidido entre os deputados na formação dos blocos e bancadas restantes, segundo a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa, começarão a ser divulgadas nesta quarta-feira 6, com publicação no Diário Oficial da Casa.

Comissões

Nos próximos dias, também começaram a ser publicadas no Diário Oficial da Alema as primeiras indicações para as comissões técnicas.

Ao todo, a Assembleia Legislativa do Maranhão possui 12 comissões: Constituição, Justiça e Cidadania; Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle; Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Administração Pública, Seguridade Social e Relações de Trabalho; Saúde; Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional; Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias; Obras e Serviços Públicos; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Ética; Assuntos Econômicos; e Segurança Pública.

Até a próxima semana, com todas indicações já fechadas, será dado início ao processo de eleição para definir, dentro de cada comissão, os nomes dos respectivos presidentes.



Comente esta reportagem