Pedido de cassação de Duarte Júnior entra na pauta desta sexta do TRE
Política

Pedido de cassação de Duarte Júnior entra na pauta desta sexta do TRE

Ministério Público Eleitoral acusa deputado de uso da estrutura do Procon para se eleger

O plenário do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão pode julgar, nesta sexta-feira 17, pedido de cassação do diploma do deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos).

Está na pauta da sessão —que será realizada por videoconferência devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)— ação de investigação judicial eleitoral que acusa o parlamentar de abuso de poder político e de autoridade.

Segundo o Ministério Público Eleitoral, autor da ação, Duarte Júnior teria usado a estrutura do Procon (Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor), com auxílio da hoje noiva, Karen Barros, para se autopromover eleitoralmente com objetivo de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Também ex-presidente da autarquia, ela pode ser declarada ficha suja, pelo período de oito anos, se acolhido pela corte eleitoral maranhense pedido do MPE para torná-la inelegível.

Em 2018, pleito em que, de acordo com investigação do Ministério Público Eleitoral, houve o cometimento dos supostos crimes eleitorais, Duarte Júnior foi eleito para a Alema com 65.144 votos, terceira maior votação para a Casa naquela eleição e o primeiro mais votado da história de São Luís.

O relator do processo é o desembargador Tyrone Silva, vice-presidente e corregedor do TRE do Maranhão



Comente esta reportagem