Desinformação e ataque à imprensa são rotina de Duarte Júnior após questões incômodas
Política

Desinformação e ataque à imprensa são rotina de Duarte Júnior após questões incômodas

Práticas são adotadas pelo deputado do Republicanos sempre que contradições de sua atuação política são questionadas

O uso de informação falsa com o propósito de confundir ou induzir a população ao erro, acompanhado de ataque à imprensa, é uma prática adotada pelo deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) sempre que informações incômodas sobre sua atuação política são tornadas públicas.

Na última última quarta-feira 9, por exemplo, na condição de pré-candidato a prefeito de São Luís, Duarte compartilhou nas redes sociais um vídeo em que diz, sem citar nomes, que Fabiana Vilar Rodrigues (PL), vice em sua chapa, estaria sendo vítima de machismo por parte de veículos de comunicação. “Uma parte pequena da mídia mal intencionada de São Luís tem feito uma campanha sórdida contra ela”, disse.

Além de esvaziar o feminismo e diminuir casos reais de preconceito à mulher, a fake news tirou de contexto publicações como a feita pelo ATUAL7, que expôs a incoerência entre o discurso e prática de Duarte Júnior sobre o filhotismo: Fabiana é sobrinha e indicada pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho, dono da vaga e patrono do grupo político que o pré-candidato do Republicanos passou agora a dizer que tem “orgulho”.

Em março deste ano, em meio à cobertura da imprensa sobre prints e áudios de supostas conversas pelo aplicativo Telegram, atribuídas a ele e assessores —com conteúdos que denotam assédio moral, gordofobia, tentativa de censura à imprensa e homofobia, envolvendo ainda suposta milícia virtual—, Duarte Júnior disse que estava sendo perseguido, por causa do período eleitoral, e que as mensagens teriam sido manipuladas.

“Isso não são denúncias, são perseguições. (...) O que vocês estão fazendo é manipular a informação perante as pessoas, e tentar transformar alguém que é sério em alguém que não é correto”, acusou, durante entrevista ao programa Bom Dia Maranhão, da TV Difusora.

Cinco meses depois, o parlamentar silenciou sobre o assunto, e não apresentou o resultado da investigação que, segundo garantiu à época do escândalo, sua equipe jurídica estaria executando. Também jamais tornou público quem são as pessoas que, segundo informou, o estariam ameaçando por causa de sua pré-candidatura a prefeito da capital.

Embora intensificados neste ano, o uso de informação falsa e ataque à imprensa por Duarte Júnior não se resumem ao período eleitoral. Desde o primeiro ano de mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão, em 2019, o deputado já adotava essas práticas.

Em abril do ano passado, durante palestra sobre educação e democracia no XI Congresso Nacional de Direito, ele distorceu uma pergunta feita pelo jornalista Samartony Martins, em uma live pelo Facebook do jornal O Imparcial, e afirmou aos participantes que uma viagem que fez para Harvard, em Boston (EUA), não gerou custo aos cofres do Estado.

“Eu tive a oportunidade de passar uma semana estudando em Harvard, e até nisso fizeram fake news. Fui dar uma entrevista ontem ao jornal O Imparcial e o repórter falou assim: Duarte, como é que foi o passeio? Aí eu: primeiramente, quero destacar que não foi uma viagem a passeio, eu fui pra estudar, e não houve nenhum custo pro Estado, mas o que rolou no blogs, foi que de que eu estava gastando milhões, um absurdo. Apresentei o Portal da Transparência, tudo direitinho, mas, houve a fake news”, mentiu.

Contudo, conforme revelou o ATUAL7 uma semana antes da palestra, dados do Portal da Transparência mostram que a viagem foi bancada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, que o reembolsou em R$ 4 mil por cinco diárias solicitadas.

Na palestra, utilizando-se do mesmo expediente que diz combater, isto é, de corruptos e malfeitores descobertos pela imprensa, ele pediu aos participantes do evento que deixassem de acompanhar esses veículos.

“Primeiro passo é não ler blogs. Pronto! Saiam disso. Vai lá no computador de vocês (sic), denunciem todos os blogs. Não leiam blogs. Por que blogs, senhoras e senhores, eles publicam aquilo que eles são pagos para publicar”, acusou, sem apresentar provas, como orientação para, segundo ele, “transformar o país numa verdadeira pátria educadora”.

Apesar do discurso de ódio, nas redes sociais, Duarte Júnior constantemente compartilha blogs com conteúdo positivo, publicado por blogueiros, a respeito de sua atividade parlamentar e pré-campanha.



Comente esta reportagem