Uma semana após gastar mais de R$ 3 mil em publicidade no Facebook para forçar a viralização de vídeo em que diz ser contra a prática do filhotismo na política, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de São Luís, Duarte Júnior (Republicanos), abandonou o próprio discurso e acolheu na vaga de vice em sua chapa a sobrinha do deputado federal Josimar Cunha Rodrigues, Fabiana Vilar Rodrigues.
A apresentação foi feita durante coletiva no Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia, área nobre da capital, nessa terça-feira 8, em evento com um mega banner ao fundo destacando apenas Duarte Júnior e em que ambos estiveram sem máscara, ignorando a principal orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Governo do Maranhão para enfrentamento ao novo coronavírus, que já infectou 19.327 pessoas em São Luís e matou 1.217, desde o início da pandemia.
A indicação da parente foi imposição do próprio Josimar Maranhãozinho, como gosta de ser chamado o presidente do PL, em referência ao município onde já foi prefeito e elegeu sucessor. Ele já é dono de um clã familiar na vida pública, que vai da mulher, Detinha, ex-prefeita de Cento do Guilherme e atualmente deputada na Assembleia Legislativa, ao sobrinho e vereador em São Luís, Aldir Júnior.
Todos são do PL, apesar de Josimar controlar outros dois partidos, o Patriota e o Avante, agora ambos também na base de Duarte Júnior em troca da vaga de vice e de controle das secretarias municipais da Saúde, Educação e Obras em eventual gestão da chapa na capital. Também faz parte da coligação o PTC.
Antes do anúncio oficial, até essa segunda-feira 7, Duarte Júnior divulgou nas redes sociais que a vaga seria ocupada por um vice, em vez de uma vice. A troca repentina e o banner com destaque isolado sugerem que Josimar Maranhãozinho, inicialmente, pensou em indicar o sobrinho, mas acabou optando em cima da hora pela sobrinha.
No evento, o pré-candidato a prefeito de São Luís pelo Republicanos nada falou sobre filhotismo, mas apenas repetiu reiteradamente que Fabiana Vilar Rodrigues, segundo ele, é “séria e técnica”.
Apesar de ser o dono da vaga, e de haver divulgado o anúncio em suas redes, Josimar Maranhãozinho, de quem Duarte Júnior afirmou aos presentes ter orgulho, não participou do evento. Detinha, que retirou a pré-candidatura para apoiar Duarte, também não esteve presente.
Deixe um comentário