Fabiana Vilar Rodrigues
Duarte ataca imprensa por repercutir aceitação de sobrinha de Josimar na vice
Política

Pré-candidato a prefeito tirou de contexto e transmutou em machismo repercussão sobre contraste entre seu discurso e prática sobre o filhotismo na política

O pré-candidato a prefeito de São Luís pelo Republicanos, Duarte Júnior, atacou a imprensa em vídeo divulgado nas redes sociais, na noite dessa quarta-feira 9, após contradição entre seu discurso e prática sobre o filhotismo na política.

Na gravação, Duarte tira de contexto repercussão dada à aceitação de Fabiana Vilar Rodrigues (PL), sobrinha do deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) para a vaga de vice em sua chapa, e acusa veículos de comunicação, sem citar nomes, de machismo.

“Desde ontem, quando anunciei a Fabiana como a minha vice, uma parte pequena da mídia mal intencionada de São Luís tem feito uma campanha sórdida contra ela. De maneira explícita, eles insinuam que a Fabiana só foi escolhida por mim por ser sobrinha de uma deputado. Vejam o tamanho do preconceito”, diz, omitindo o sobrenome da companheira de chapa e o tio dela.

“Eles não vão parar os ataques”, insistiu Duarte Júnior, após dizer em tom eleitoral e apelativo que a sobrinha de Josimar “é mulher, mãe, nasceu na periferia, é advogada, gestora pública e até pouco tempo foi secretária de Estado do governo Flávio Dino”.

O ATUAL7 enviou mensagens e ligou para o pré-candidato, ontem e hoje, para que ele apontasse quais veículos teriam agido com machismo contra Fabiana Vilar Rodrigues, e de que forma a alegada campanha sórdida estaria sendo feita. As mensagens e ligações, porém, não foram retornadas.

Após dizer ser contra filhotismo, Duarte Júnior acolhe sobrinha de Josimar na vice
Política

Fabiana Vilar Rodrigues ganhou a indicação do tio após vencer batalha interna contra o vereador Aldir Júnior, também sobrinho do presidente do PL

Uma semana após gastar mais de R$ 3 mil em publicidade no Facebook para forçar a viralização de vídeo em que diz ser contra a prática do filhotismo na política, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de São Luís, Duarte Júnior (Republicanos), abandonou o próprio discurso e acolheu na vaga de vice em sua chapa a sobrinha do deputado federal Josimar Cunha Rodrigues, Fabiana Vilar Rodrigues.

A apresentação foi feita durante coletiva no Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia, área nobre da capital, nessa terça-feira 8, em evento com um mega banner ao fundo destacando apenas Duarte Júnior e em que ambos estiveram sem máscara, ignorando a principal orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Governo do Maranhão para enfrentamento ao novo coronavírus, que já infectou 19.327 pessoas em São Luís e matou 1.217, desde o início da pandemia.

A indicação da parente foi imposição do próprio Josimar Maranhãozinho, como gosta de ser chamado o presidente do PL, em referência ao município onde já foi prefeito e elegeu sucessor. Ele já é dono de um clã familiar na vida pública, que vai da mulher, Detinha, ex-prefeita de Cento do Guilherme e atualmente deputada na Assembleia Legislativa, ao sobrinho e vereador em São Luís, Aldir Júnior.

Todos são do PL, apesar de Josimar controlar outros dois partidos, o Patriota e o Avante, agora ambos também na base de Duarte Júnior em troca da vaga de vice e de controle das secretarias municipais da Saúde, Educação e Obras em eventual gestão da chapa na capital. Também faz parte da coligação o PTC.

Antes do anúncio oficial, até essa segunda-feira 7, Duarte Júnior divulgou nas redes sociais que a vaga seria ocupada por um vice, em vez de uma vice. A troca repentina e o banner com destaque isolado sugerem que Josimar Maranhãozinho, inicialmente, pensou em indicar o sobrinho, mas acabou optando em cima da hora pela sobrinha.

No evento, o pré-candidato a prefeito de São Luís pelo Republicanos nada falou sobre filhotismo, mas apenas repetiu reiteradamente que Fabiana Vilar Rodrigues, segundo ele, é “séria e técnica”.

Apesar de ser o dono da vaga, e de haver divulgado o anúncio em suas redes, Josimar Maranhãozinho, de quem Duarte Júnior afirmou aos presentes ter orgulho, não participou do evento. Detinha, que retirou a pré-candidatura para apoiar Duarte, também não esteve presente.

Josimar Maranhãozinho emplaca sobrinha no comando da Sagrima
Política

Anúncio foi feito por Flávio Dino no Twitter. Ela foi tesoureira e ordenadora de despesas do município controlado pelo deputado federal

O deputado Josimar Maranhão, presidente do PR no estado, não conseguiu pegar a almejada Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), mas ganhou de presente do governador Flávio Dino (PCdoB) o controle da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima).

A pasta será comandada agora pela advogada Fabiana Vilar Rodrigues, que é sobrinha do parlamentar. O anúncio foi feito pelo comunista no Twitter, nesta quinta-feira 21.

Ela foi tesoureira e ordenadora de despesas de Maranhãozinho, município chefiado pelo deputado desde 2008, quando se elegeu prefeito, conseguindo emplacar sucessor, José Auricélio, também do PR.

Inicialmente, era esperado que a indicação de Josimar para a Sagrima fosse o deputado estadual Hélio Soares, também adotado pelo PR e espécie de longa manus — expressão do latim usada para descrever aquele que atua como executor das ordens de outro — do deputado federal.