Apesar de usar fundão, Braide diz que dinheiro público deve ser usado para beneficiar quem precisa
Política

Apesar de usar fundão, Braide diz que dinheiro público deve ser usado para beneficiar quem precisa

Discurso de candidato sobre regalias da Câmara é o mesmo usado em 2019 contra o aumento da verba que banca 100% de sua campanha para prefeito

Em discurso dissonante, o deputado federal e candidato a prefeito de São Luís pelo Podemos, Eduardo Braide, tem dito na propaganda eleitoral, nesta reta final de campanha, que defende o uso de recursos públicos com a população, não com políticos.

“O dinheiro público deve ser usado para beneficiar as pessoas que precisam. Por isso, como deputado federal, abri mão de todos os benefícios do cargo”, diz, referindo-se a regalias oferecidas pela Câmara dos Deputados a cada parlamentar da Casa, como imóvel funcional, carro, auxílio moradia e aposentadoria especial.

Populista, o discurso é o mesmo usado por Braide em 2019, quando ele votou contra o aumento do fundo eleitoral especial, o fundão, bancado com dinheiro público e que atualmente serve para pagar 100% de toda sua campanha ao Palácio de La Ravardière.

“Votei CONTRA o aumento do fundo eleitoral. A Saúde, Educação e Segurança Pública é que devem ser prioridade. O meu compromisso é com você!”, comprometeu-se no Twitter, à época.

Segundo dados do DivulgaCand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até o momento, o candidato do Podemos declarou receitas de R$ 1.330.000,00. O recurso é integralmente oriundo dos cofres públicos, por meio do fundão.

Do montante já gasto, exatos R$ 725.084,75, segundo o último balanço registrado, 16.52% foi com produção de programas de rádio, televisão ou vídeo, como o produzido com dinheiro público por Braide para ele dizer na propaganda que acredita que o dinheiro público tem de dar benefícios é para as pessoas que mais precisam.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem