PSDB deve ficar com Madeira após migração de Brandão para o PSB
Política

PSDB deve ficar com Madeira após migração de Brandão para o PSB

Mudança deve ocorrer após reunião de Flávio Dino com a base aliada em 31 de janeiro

O comando do PSDB no Maranhão deve ficar com o ex-prefeito de Imperatriz e atual da Gasmar (Companhia Maranhense de Gás), Sebastião Madeira, após o vice-governador Carlos Brandão deixar o partido para se filiar ao PSB. A articulação já está encaminhada.

A mudança deve ocorrer após a reunião do governador Flávio Dino (PSB) com a base aliada no Palácio dos Leões, no próximo dia 31 de janeiro. O encontro servirá para saber quem seguirá com Dino e Brandão para 2022, e quem vai para oposição, quando devem ser entregues ou tomados todos os cargos e indicações no Executivo da ala traidora.

O deputado federal Rubens Pereira Júnior chegou a cogitar trocar o PCdoB pelo PSDB, com objetivo de conquistar o controle estadual da legenda, mas foi alertado sobre a falta de estatura e de proximidade com a história do partido, então desistiu.

Madeira, por sua vez, tem excelente relação com o executiva nacional tucana.

A migração de Carlos Brandão para o PSB é estratégia do governador Flávio Dino para garantir ao seu escolhido o apoio do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.

Na quarta-feira (19), durante encontro com jornalistas, Lula expôs publicamente, pela primeira vez, a dificuldade de apoiar alguém do PSDB, mesmo que no Maranhão. Embora o petista tenha declarado apoio à pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) ao governo do Estado, Dino acredita que, em Brandão estando no PSB, qualquer dificuldade será vencida.

A cúpula do PT e do PSB reuniram-se nessa quinta-feira (20) para, dentre outras coisas relacionadas ao pleito de outubro, resolver pendências sobre candidaturas em alguns estados. Sobre o Maranhão, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, reforçou, em referência a Brandão, mas sem citá-lo, que o partido está aberto a uma aliança com o PT no Maranhão.

“O PSB vai apoiar candidatos petistas na BA, SE, PI e RN. Temos palanque a oferecer no MA e AL. Há que se ter reciprocidade na construção da unidade política. Vamos iniciar com o PT uma rodada de reuniões nos Estados para aprofundar o debate sobre os nomes aos governos estaduais”, afirmou.

Também ontem, Brandão se reuniu com lideranças estaduais do PT, na sede do partido, em São Luís, e reiterou a união de forças em prol do Maranhão.

“Desde 2015 temos trabalhado em parceria com o PT em gestões exitosas que têm contribuído com o nosso governo. O PT demonstrou competência, eficiência e compromisso com as causas sociais. Temos que manter, ampliar essas conquistas e dar continuidade a essa gestão”, disse o vice-governador.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem