O martelo está batido. Depois de uma pequena crise familiar e política que se instaurou no PRB do Maranhão, a vice-presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Sandra Lima, vai disputar mesmo é pelo PP uma das 31 vagas na Câmara de São Luís nas eleições do próximo ano.
A decisão foi tomada no início da tarde desse sábado (15), pouco antes do Encontro Estadual do Partido Republicano Brasileiro, após conversa de quase duas horas entre o presidente Estadual do Partido Progressista no Maranhão e vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Waldir Maranhão, e o deputado estadual e esposo de Sandra Lima, Júnior Verde.
A crise se dava pelo representante da população no Legislativo estadual ter provocado certa insatisfação em seu irmão e líder do PRB no estado, o colega de Waldir Maranhão em Brasília, deputado federal Cléber Verde, que assumiu o compromisso de apoiar a candidatura da companheira de partido, Jesus Verde - que já havia disputado as eleições de 2012, porém sem vitória nas urnas.
Há pouco mais de três meses, quando a crise se tornou pública, Júnior Verde já vinha sinalizando a saída da mulher dos quadros do PRB, fato que acabou por se confirmar hoje, e deve agora se reafirmar até o próximo dia 2 de outubro, prazo final dado pela Justiça Eleitoral para a troca de partido para quem deseja concorrer no próximo pleito.
PP fortalecido
Com a nova semente plantada por Waldir Maranhão, além de resolver a crise dos Verdes, o PP entra fortalecido em 2016 com duas candidatas fortes, dadas como eleitas por dez em cada dez analistas políticos: Sandra Lima, para a Câmara Municipal de São Luís; e Eliziane Gama, para a prefeitura da capital, como o nome da coalização das oposições (até agora PSB, PMDB, PP, PR, DEM, PSD, PSDB, PEN, PTB e PPS) contra a quadrilha que opera nos cofres do Executivo municipal.