Luis Fernando
Incoerente, Luis Fernando fala em paixão por Ribamar em renúncia de prefeitura
Política

Ele também deixa o PSDB, para ser secretário de Estado do governo de Flávio Dino

O agora ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, agiu de extrema incoerência em carta endereçada, nas palavras do político, aos “amigos e amigas ribamarenses”, para justificar a renúncia da prefeitura do município com o objetivo de ser secretário de Estado do governo de Flávio Dino (PCdoB).

No documento, publicado no site da prefeitura na tarde dessa quinta-feira 14, Luis Fernando fala em paixão pelos ares e pela população de Ribamar e que foi eleito prefeito da cidade “como missão de Deus e escolhido pela vontade soberana da imensa maioria do povo”, mas que a vida é feita de desafios e ele aceitou a missão dada agora pelo comunista.

“A vida pública nos nos impõe desafios. Recebi e aceitei do governador Flávio Dino o honroso convite para assumir a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos. Cumprirei essa nova missão totalmente integrado aos esforços que o governador Flávio Dino tem envidado na construção do ‘Maranhão de Todos Nós’ e da reconstrução de São José de Ribamar”, justificou-se.

Num outro trecho da carta, em tom piegas, Luis Fernando diz que não vai deixar a cidade, e que a levará no coração todos os dias, assim como os problemas enfrentados pelo município, ao se dirigir até o local onde funcionará a pasta – informação ainda não tornada pública por Dino.

“Não vou embora da minha cidade. Ao contrário, com a certeza de que todos os dias quando me dirigir ao trabalho na Secretaria de Estado levarei no coração São José de Ribamar e seus problemas. A esperança diária será a de que à noite, de volta pra casa, possa trazer em mente sempre uma ideia ou, até quem sabe, uma proposta de encaminhamento das questões de interesse ribamarense”, diz.

Ex-membro do clã Sarney, agora totalmente integrado ao dinismo, além da prefeitura de Ribamar, segundo o jornal O Imparcial, Luis Fernando também deve deixar o PSDB, comandado no estado pelo senador Roberto Rocha. Ele ainda não divulgou em qual partido Flávio Dino mandou ele se filiar.

Luis Fernando pode trocar prefeitura por cargo no governo pela segunda vez
Política

Se confirmar renúncia, tucano deixará São José de Ribamar sem cumprir promessa de ‘reconstrução’ da cidade

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), pode renunciar pela segunda vez o comando do município em troca de um cargo de confiança no Palácio dos Leões, agora sob o comando de Flávio Dino (PCdoB), seu novo padrinho político.

Alguns assessores mais próximos do tucano ouvidos pelo ATUAL7 afirmaram que ele está de quarentena, ainda decidindo se aceita ou não a proposta de assumir uma pasta técnica que lhe garanta autonomia para atuar como espécie de gerente metropolitano como outrora foi Ricardo Murad, visando a sucessão de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) nas eleições de 2020. Outros garantiram que já se definiu, e planeja renunciar o cargo de prefeito após o Lava Pratos.

Se resolver embarcar novamente na aventura, Luis Fernando deixará o Executivo do terceiro município mais populoso do Maranhão sem cumprir a propalada promessa de ‘reconstrução’ da cidade do santo padroeiro.

De acordo com diversos vídeos divulgados nas redes sociais nos últimos dois anos, desde que retomou o comando da prefeitura, ele vem enfrentando alta impopularidade, mantém uma gestão fraca, sofre rejeição do funcionalismo público, levou a saúde municipal ao casos e não consegue tirar do buraco e da lama ruas e avenidas praticamente de bairros inteiros.

Sequer conseguiu tornar efetivas as 10 medidas prometidas quando ele assumiu o mandato, e ainda revelou-se publicamente desequilibrado e ditadorzinho mequetrefe quando cobrado pela população por trabalho e competência.

No final de 2009, quando rejeitou pela primeira vez a confiança depositada nas urnas pelo eleitorado ribamarense para servir diretamente a então padroeira Roseana Sarney (MDB), com o objetivo de ser candidato oficial do clã ao governo estadual, o plano não deu certo.

Ciente da realidade que não possui densidade eleitoral além da MA-201, e sem o prestígio político esperado para se oficializar no pleito, Luis Fernando rompeu em 2014 com os Sarney praticamente em cima das urnas, e passou a amargar o apelido “picolé de chuchu”, dado pelos seus então adversários e hoje aliados, devido ao seu estilo aguado, insosso, sem gosto.

Agora anilhado ao projeto de quem ele mesmo classificou de “mudança de gogó”, se a Justiça Eleitoral não atrapalhar e a proposta for aceita, o “picolé de chuchu” tentará ganhar sabor.

Brandão e Luis Fernando abrem o seminário Planeja em Ribamar
Política

Evento tem como objetivo coletar propostas, partindo da própria comunidade

A região da sede do município de São José de Ribamar prestigiou em peso a primeira edição do Seminário Planeja, o cidadão decidindo, realizado na noite desta quinta-feira, dia 7, no restaurante Cabana do Mar. Mesmo com muita chuva, o espaço destinado a atender cerca de 500 pessoas ficou superlotado.

O Planeja é um evento organizado pela Comissão da Executiva Municipal do PSDB em São José de Ribamar e tem como objetivo coletar propostas, partindo da própria comunidade, para a melhoria da qualidade de vida da população ribamarense e em prol do desenvolvimento social e econômico da cidade nos próximos quatro anos.

Ao todo serão seis edições do Planeja em todas as regiões administrativas do município.

A primeira edição contou com a presença do vice-governador e presidente regional do PSDB, Carlos Brandão; do ex-prefeito e pré-candidato Luis Fernando Silva; do secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; do vice-prefeito Eudes Sampaio e de demais autoridades e representantes das comunidades da região da sede de São José de Ribamar.

Ribamarense apresenta proposta para a melhoria do município
Divulgação Planeja Ribamarense apresenta proposta para a melhoria do município

Também marcaram presença os vereadores Beto das Vilas (presidente da Câmara), Nonato Lima, Teté Vieira, Celso da Kiola, José Lázaro, Jota Lindoso, César Vieira, Marlene Monroe, Jô Viana, Walberlena Moraes, Antonio Augusto, Henrique Queen, Arturzinho Filho, Valdo Coelho e Valdeir Pereira.

Palestrante no primeiro Planeja, o ex-prefeito Luis Fernando Silva explicou a metodologia do seminário e seus objetivos e lembrou que, em São José de Ribamar, a população já está acostumada a participar, com vez e voz, da construção dos rumos políticos e administrativos da cidade.

"A população ribamarense está consciente do poder que ela tem de construir seu próprio futuro, de influenciar os governantes a atender efetivamente as demandas da comunidade. E nesse primeiro Planeja, o objetivo foi plenamente alcançado e, com certeza, ao final do evento, teremos um conjunto de propostas efetivas, de demandas sociais próprias que irão fortalecer e enriquecer o plano de governo para qualquer que seja o candidato eleito. Essa é uma contribuição do PSDB ao município de São José de Ribamar", esclareceu Luis Fernando.

O vice-governador, Carlos Brandão, declarou que sua impressão do evento, idealizado pela Comissão Executiva do PSDB ribamarense, foi tão positiva que a ideia agora é ampliar para os demais municípios maranhenses.

“Essa maneira humilde e decente de colocar a população para dizer o que ela quer, e incorporar isso num plano de governo, é um grande acerto. Saio daqui com uma boa impressão e vamos levar essa experiência para outros municípios do Maranhão porque essas boas práticas precisam chegar a outras cidades”, pontuou o vice-governador.

Na primeira edição do Planeja, destinado ao registro das demandas da região da sede e bairros adjacentes, mais de 100 propostas foram anotadas pelos chamados facilitadores, que são técnicos em gestão de diversos eixos de políticas públicas, e que, ao final da série de seis seminários, irão dar características técnicas das respectivas demandas para transformá-las em ações efetivas em benefício da cidade.

Luis Fernando visita Carlos Brandão em primeiro dia de tucano como governador
Política

Convite foi feito desde ontem, para participação na transmissão do cargo. De férias, Flávio Dino deve retomar o comando do Estado em uma semana

O ex-secretário de Infraestrutura do Maranhão e ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), esteve no Palácio dos Leões, na manhã desta terça-feira 5, em visita ao governador em exercício Carlos Brandão, também do PSDB. Mais cedo, o Atual7 já havia adiantado a agenda, em postagem sobre a cola que o secretário de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry Barroso, pretende fazer em Brandão durante viagem do tucano à Colinas, na próxima sexta-feira 8.

Luis Fernando e Carlos Brandão dialogam sobre obras do Governo do Estado que estão em andamento em São José de Ribamar
Divulgação Tucanos Luis Fernando e Carlos Brandão dialogam sobre obras do Governo do Estado que estão em andamento em São José de Ribamar

Esta é a segunda vez que Luis Fernando visita o Palácio dos Leões no governo do comunista Flávio Dino. A primeira, realizada no início de janeiro do ano passado, foi feita após insistente pedido de Dino, de quem o ex-prefeito de São José de Ribamar chegou a ser adversário nas eleições de 2014, até retirar a candidatura durante cizânia com o grupo Sarney.

Segundo divulgação da agenda por sua assessoria, o encontro de Luis Fernando com Carlos Brandão foi uma cortesia honrosa ao amigo de longas datas e colega de partido que assumiu, interinamente, o comando do Executivo Estadual desde o final da manhã dessa segunda-feira 4, por motivo de viagem de férias de Dino, pelo período de uma semana. A visita, contudo, segundo apurou o Atual7, atendeu a pedido feito pelo próprio Brandão, que o havia convidado para a transmissão do cargo, mas só pode ser realizada hoje.

“Não poderia deixar de fazer essa visita ao meu amigo Carlos Brandão, nesse momento que ele conduz interinamente o Governo do Estado. É uma honra pessoal, pela amizade de longa data que temos, e um registro importante para o nosso partido”, frisou Luis Fernando.

Durante o encontro dos tucanos de alta plumagem, os dois aproveitaram para falar das políticas públicas e obras que estão em andamento no Estado e de ações que estão sendo desenvolvidas no município de São José de Ribamar, por meio do governo estadual.

“Quando nos encontramos, sempre tratamos da macropolítica de desenvolvimento do Estado, mas nunca deixamos falar do terceiro município do Maranhão, onde Luis Fernando milita politicamente”, comentou o governador em exercício Carlos Brandão.

Luis Fernando, como é de conhecimento público, é um dos nomes importantes do PSDB nas eleições municipais deste ano e goza de grande prestígio político no cenário estadual e de aprovação popular em São Jose Ribamar, onde será candidato a prefeito. Ele foi o primeiro político a ser recebido por Brandão desde que o governador em exercício assumiu o comando do Estado.

Após ele, houve reunião ainda com deputadores federais Eliziane Gama (Rede), Juscelino Filho (PMB), José Reinaldo Tavares (PSB) e Weverton Rocha (PDT).