Covid-19: Dino vai prorrogar novamente fechamento de escolas públicas e privadas

Segundo Felipe Camarão, novo decreto deve estender medida por mais 15 ou 30 dias

O governador Flávio Dino (PCdoB) vai editar novo decreto prorrogando o fechamento das unidades de ensino da rede pública e privada no Maranhão, como forma de conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no estado.

A afirmação foi feita ao ATUAL7 pelo secretário estadual Felipe Camarão (Educação), na noite deste domingo 29. Segundo ele, falta apenas decidir se a medida será estendida por mais 15 ou 30 dias.

As instituições educacionais —incluindo Uema (Universidade Estadual do Maranhão), UemaSul (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão) e Iema (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão)— estão com as aulas suspensas por determinação de Dino desde o último dia 17. À época do primeiro decreto, segundo monitoramento da SES (Secretaria de Estado da Saúde), o Maranhão possuía 17 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, mas nenhum confirmado.

Na quinta 26, já com 728 casos suspeitos e 10 confirmados com o novo coronavírus, um segundo decreto de Flávio Dino estendeu a suspensão as aulas até a próxima sexta-feira 3. O terceiro decreto deverá ser editado entre esta segunda 30 e quarta-feira 1º.

Questionado sobre uma indicação do deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), pela antecipação das férias escolares de julho para o mês de abril, Felipe Camarão adiantou que a rede pública estadual não adiantará as férias.

“Quanto a rede privada e as redes municipais, eles têm autonomia para isso, a partir da resolução do CEE [Conselho Estadual de Educação]”, ressaltou.

Para garantir a continuidade do processo de aprendizagem dos estudantes e a produtividade dos professores da rede pública estadual durante a pandemia, uma parceria foi firmada entre o Governo do Maranhão e a Assembleia Legislativa, na última sexta-feira 27, para a gravação e transmissão de matérias audiovisuais pedagógicos, durante o período de distanciamento e isolamento social de prevenção à Covid-19.

Segundo publicação do governador Flávio Dino nas redes sociais, feita na noite desse sábado 28, há 22 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Maranhão. No início da tarde de hoje, também pelas redes sociais, o secretário estadual Carlos Lula (Saúde) informou o primeiro óbito provocado pela doença, em São Luís: um homem com 49 anos e histórico de hipertensão.


Comentários

9 respostas para “Covid-19: Dino vai prorrogar novamente fechamento de escolas públicas e privadas”

  1. Que o governo publique essa notícia também no whatsapp do próprio governo, também.

  2. Avatar de Deuselina de Oliveira Silva
    Deuselina de Oliveira Silva

    Quero externar minha alegria de ter um governador competente como o governador Flávio Dino, um governo prudente que tem demonstrado firmeza ideológica e firmeza de administração. Um governo que mesmo enfrentando perseguições politicas, não tem se curvado ao governo federal com suas insanidade. Parabéns governador Flávio Dino.

  3. […] Dino mantenha todas as medidas restritivas ao comércio e aos serviços não essenciais, conforme, mostrou o ATUAL7, será feito em relação às aulas nas instituições de ensino da rede pública e […]

  4. Avatar de Renato Moura

    Concordo

  5. Queria saber se as divisas do Maranhão estão feixadas também

  6. Avatar de Paulo Roberto Rocha
    Paulo Roberto Rocha

    Os servidores público do estado do Maranhão quanto tempo vão ficar afastado os que tem 60 anos ou mais.

  7. Muito bom

  8. […] Conforme antecipado pelo ATUAL7 na semana passada, o governador Flávio Dino (PCdoB) decidiu manter a suspensão das aulas no Maranhão, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), até o dia 26 de abril. O anúncio foi feito feito pelo comunista nesta sexta-feira 3, durante coletiva de imprensa. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *