A SES (Secretaria de Estado da Saúde) voltou a divulgar, nesta quarta-feira 1º, no relatório sobre casos do novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão, parte dos dados omitidos no monitoramento anterior. A divulgação ocorre após cobrança do ATUAL7 ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário estadual Carlos Lula.
Apesar da mudança no boletim epidemiológico, ainda há falta de transparência.
Um dos dados que havia sido omitido, o sexo dos casos confirmados, voltou a ser informado, mas apenas em relação aos novos diagnosticados com a Covid-19. A idade, porém, passou a ser divulgada como faixa etária.
Além disso, a indicação, por cidade, da quantidade de pessoas que ainda estão sendo checadas para o novo coronavírus passou a ser omitida. Os sintomas dos pacientes, apesar da importância da informação no enfrentamento à pandemia, até o momento não foram divulgados. E o tipo de transmissão: se importada, local ou comunitária é outro dado que também passou a ser e segue omitido.
O ATUAL7 ainda aguarda posicionamento oficial de Dino e de Carlos Lula sobre a falta de transparência nos casos do novo coronavírus no estado, conforme solicitado por e-mail.
Segundo o novo relatório da SES, atualizado as 20h de hoje, o número de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 no Maranhão subiu para 71. Até essa terça 31, eram 52.
São Luís permanece com o maior número de casos confirmados, o total de 68, sendo 1 óbito. Imperatriz aparece na sequência, com dois. Açailândia registra um caso.
Mulheres estão entre as mais infectadas, 39 casos confirmados. Homens são 32.
Deixe um comentário