No MA, mais de 2 mil resultados de testes para Covid-19 são confirmados após óbitos ou recuperação
Cotidiano

No MA, mais de 2 mil resultados de testes para Covid-19 são confirmados após óbitos ou recuperação

Apagão pode ser ainda maior, já que levantamento leva em conta apenas o intervalo de 24 horas

O balanço divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) na noite dessa sexta-feira 19, de que 2.409 pessoas foram diagnosticas com Covid-19 no Maranhão no intervalo de 24 horas, não significa que, de fato, seja esse o número de novos casos ativos da doença causada novo coronavírus.

Segundo os dados da própria pasta, deste total, apenas 314 casos confirmados com Covid-19 ainda permanecem infectados. O restante, 2.095, trata-se de pessoas que só tiveram os testes para detecção da doença confirmados após já estarem mortas ou recuperadas.

O apagão, porém, pode ser ainda maior, já que o levantamento do ATUAL7 leva em consideração apenas o intervalo de 24 horas.

No caso dos óbitos, por exemplo, de acordo com o boletim epidemiológico da SES, exatos 38 novos óbitos por Covid-19 foram registrados entre quinta e sexta últimas. Porém, segundo o mesmo boletim, apenas quatro pessoas morreram vítimas da doença anteontem, e apenas duas ontem. Ou seja: pelo menos 32 mortes ocorreram há dias, semanas ou até meses atrás.

Em tese, pacientes que morrem em decorrência da Covid-19 estavam hospitalizados ou em isolamento domiciliar, por terem sido testados positivos para a doença; ou faleceram vítimas do novo coronavírus sem sequer saber que estavam infectados.

Levando em conta qualquer uma duas circunstâncias, há clara ineficiência do Estado no enfrentamento da pandemia. Se há pacientes já confirmados morrendo de Covid-19, o registro do óbito deveria ser feito na data da ocorrência, e não dias depois —salvo se o poder público estiver espaçando o registro dos óbitos, propositalmente, para provocar a diminuição do índice de letalidade.

Já em caso de óbitos por Covid-19 em que as vítimas não sabiam da contaminação, a descoberta após a morte revela que há baixa testagem, e que a suposta diminuição da procura por atendimento hospitalar, conforme vem comemorando a SES, não significa queda na propagação da pandemia.

Em relação aos recuperados da Covid-19, de acordo com o que considera a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo entre o início da infecção e a recuperação dura até 14 dias. Pelo critério laboratorial, são considerados recuperados aqueles que tiveram dois resultados negativos para a doença com pelo menos um dia de intervalo.

Neste caso, devido à demora para o processamento do resultado dos exames para detecção da Covid-19, entre quinta e sexta-feira, 2.057 pessoas no Maranhão tiveram a confirmação de que foram infectadas pelo novo coronavírus, mas nenhuma delas está mais ativa, e sim já recuperadas.

Considerando que os números são da própria SES, o governo de Flávio Dino (PCdoB) tem editado decretos e baixado protocolos para contenção da pandemia baseado em dados defasados, e não atuais, o que impossibilita saber se a propagação da pandemia está ganhando ou perdendo força no Maranhão.



Comentários 5

  1. Pingback: Atual7

  2. Pingback: Atual7

  3. Pingback: Atual7

  4. Pingback: Atual7

  5. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem