Pai de Flávio Dino pode responder por tráfico de influência no governo
Política

Pai de Flávio Dino pode responder por tráfico de influência no governo

Sálvio Dino articulou audiências entre secretários e prefeito de João Lisboa e apontou destino de verba pública para o município do aliado

O pai do governador Flávio Dino (PCdoB), Sálvio Dino, pode ser chamado pela bancada de oposição na Assembleia Legislativa e pelo Ministério Público (MP) do Maranhão para explicar a suposta prática de crime de tráfico de influência dentro do governo em prol de um aliado político de sua terra natal, o atual prefeito do município de João Lisboa, Jairo Madeira (PSDB), que em 2016 concorre à reeleição com apoio de Sálvio.

Texto e imagem divulgados pela Prefeitura de João Lisboa revelam que pai do governador do Maranhão pode ter cometido crime de tráfico de influência
Prefeitura de João Lisboa Governo de todos nós Texto e imagem divulgados pela Prefeitura de João Lisboa revelam que pai do governador do Maranhão pode ter cometido crime de tráfico de influência

No último dia 11, Sálvio Dino esteve em São Luís, onde articulou uma audiência entre o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, e Madeira, para que fosse discutida a viabilização de projetos para João Lisboa.

Entre as ações que devem ser desenvolvidas pelo governo estadual, acertadas durante a reunião, ganhou destaque a reforma e adequação de um estádio no município, o Cafeteirão, exclusivamente para atender aos caprichos do pai do governador, que é um grande amante do futebol.

O suposto tráfico de influência foi revelado pela própria Prefeitura de João Lisboa, por meio de sua página oficial da rede social Facebook. Uma imagem, reproduzida no topo desta reportagem, mostra ainda o genitor de Flávio Dino, sob o olhar atento dos presentes, fazendo anotações sobre como os projetos devem ser desenvolvidos.

"O velho guerreiro (como Sálvio Dino é conhecido pelos joãolisboenses) deixou claro que é um sonho ver o estádio de João Lisboa reformado e com cobertura no setor das arquibancadas, por isso não medirá esforços junto com Jairo Madeira para que a obra seja concretizada", diz a publicação, que pode ser lida na íntegra ao lado.

Além da reforma e cobertura do estádio municipal, foi discutido ainda a ampliação da área do estádio para a construção de uma quadra esportiva e de uma pista de atletismo. Atento às indicações de como a verba pública estadual deve ser gasta em João Lisboa no governo do filho de seu interlocutor, o secretário de Infraestrutura chegou a entrar em contato imediatamente, durante o decorrer da reunião, com uma equipe da Sinfra que se encontrava em Imperatriz, e solicitou para que se deslocassem até João Lisboa a fim de fazer um levantamento sobre o que fora apresentado na audiência.

Se sentindo o próprio governador eleito, Sálvio Dino indicou ainda que fosse feita a revitalização das praças da Cidade Nova e do Centro de João Lisboa, assim como as quadras esportivas de João Lisboa que não estão adequadas para os desportistas.

Ao final da reunião, o prefeito Jairo Madeira fez questão de agradecer ao pai do governador do Maranhão pelo empenho em levá-lo até o secretário de Infraestrutura e outras pastas, tornando o caso ainda mais grave, pois ocorreu dentro dos próprios prédios do governo.

De acordo com o tipificado no artigo 332 do Código Penal, “solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função” pode levar o criminoso à cadeia, de 2 a 5 anos, e multa. O parágrafo único do mesmo artigo prevê ainda um aumento de pena à razão da metade, quando o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.



Comentários 2

  1. Pingback: Pai de Flávio Dino pode responder por tráfico de influência no governo - Notícias Guia do Oeste

  2. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem