Eleições 2016: Eliziane Gama e João Castelo lideram pesquisa para prefeito de São Luís
Política

Eleições 2016: Eliziane Gama e João Castelo lideram pesquisa para prefeito de São Luís

Na corrida com 13 candidatos, Exata/TV Guará apontou Eliziane com 28%, Castelo com 17% e Edivaldo Júnior com apenas 14%

Faltando menos de um ano para o início da campanha pela prefeitura de São Luís, pesquisa Exata/TV Guará aponta que, mesmo o governador Flávio Dino (PCdoB) usando a máquina estadual para promover o afilhado e o prefeito de São Luís fazendo campanha eleitoral antecipada, a disputa pela sucessão na capital deve ficar entre os deputados federais Eliziane Gama (PPS) e João Castelo (PSDB).

Estimulada com 13 candidatos aponta liderança de Eliziane Gama, com 28%, seguida por João Castelo, com 17%
TV Guará Eleições 2016 Estimulada com 13 candidatos aponta liderança de Eliziane Gama, com 28%, seguida por João Castelo, com 17%

Realizada entre os dias 29 de junho e 1º de julho, com 812 questionários distribuídos em 60 bairros de São Luís e margem de erro de 4 pontos percentuais, em todos os cenários em que são incluídos na estimulada, quando são apresentados os nomes de todos os candidatos, Gama e Castelo encabeçam a pesquisa, que possui nível de confiabilidade de 95%.

Estimulada 1º cenário

Quando apresentados os nomes de treze candidatos, Eliziane Gama aparece com 28% das intenções, seguida de João Castelo, com 17%. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que até agora não cumpriu nenhuma de suas promessas de campanha, amarga o terceiro lugar, com apenas 14%.

Empatados na terceira posição, com 6%, estão Roseana Sarney, Luís Fernando Silva e Bira do Pindaré. Logo abaixo, com 3% das intenções de votos, aparecem Rose Sales e Neto Evangelista, seguidos de Marcos Silva com 2%.  Antonio Pedrosa, Ricardo Murad, José Luís Lago e Natalino Salgado aparecem com somente com 1% das intenções. Nenhum, brancos e nulos somaram 7% e não sabem 4%.

Estimulada 2º cenário

Neste segundo cenário da pesquisa, em consulta com apenas oito nomes, a deputada federal Eliziane Gama continua liderando a corrida pela Prefeitura de São Luís nas eleições de 2016, com 29% dos votos; seguida de João Castelo, com 17%. Edivaldo Júnior permanece na terceira colocação, com 15%. Bira do Pindaré e Roseana Sarney empatam com 7%, um a mais que Luís Fernando Silva. Rose Sales e Neto Evangelistas aparecem com 3% dos entrevistados, cada um. Nenhum, brancos e nulos somaram 9% e não sabem 4%.

Estimulada 3º cenário

Pesquisa Exata/TV Guará mostra que Edivaldo Júnior perde até para o ex-prefeito João Castelo
TV Guará Negócio tá feio... Pesquisa Exata/TV Guará mostra que Edivaldo Júnior perde até para o ex-prefeito João Castelo

Quando são apresentados apenas três candidatos os números se afastam. Eliziane Gama sobe para 41% das intenções de voto, seguida de João Castelo com 23% e Edivaldo Junior com 18%. Nenhum, brancos e nulos 14% e não sabem 4%

Estimulada 4ºcenário

Num segundo quadro com três nomes, incluindo Roseana no lugar de Castelo, Eliziane sobe para 47%, ficando Edivaldo Júnior com 19% e Roseana Sarney, com 14%. Nenhum, brancos e nulos 16% e não sabem 4%

Estimulada 5º cenário

Num terceiro quadro com três nomes, incluindo Luís Fernando Silva, Eliziane Gama é a escolhida para o comando da capital por 48% dos eleitores, Edivaldo Júnior fica com 20% e Luís Fernando fica com apenas 11%. Nenhum, brancos e nulos 17% e não sabem 4%

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Eliziane Gama continua consagrando-se na liderança absoluta, com 10% das intenções de voto, seguida pela primeira vez pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, com 9%. O ex-prefeito João Castelo aparece pela primeira vez atrás de Edivaldo, na terceira colocação, com 6%. A ex-governadora Roseana Sarney é citada somente por 2% dos entrevistados, seguida de Luís Fernando Silva, Bira do Pindaré e Rose Sales com 1% cada um. Outros candidatos que não constam na pesquisa tiveram 1%. Nenhum 11% e não sabem 56%



Comentários 7

  1. Jose

    Trabalho na SEMUS e estou indignado com esta gestão, pois antes das eleições municipais nos reunimos com o candidato Edivaldo Holanda Júnior e o mesmo nos garantiu, em nome de DEUS, que resolverias as nossas reivindicações.
    Solicitamos ao então candidato a prefeito e foi prometido por ele que resolveria a situação do Adicional Saúde dos funcionários das Unidades de Saúde e da Vigilância, sendo que é praticada a isonomia salarial, onde uns recebem e outros, não. O ex-prefeito João Castelo suspendeu o Adicional Saúde provisoriamente através de um decreto (Art. 1° – Fica suspenso temporariamente, a partir da sua publicação, o Decreto n. ° 35.919, de 19 de novembro de 2008, por não haver previsão orçamentária para as despesas ali previstas e por contrariedade à Lei de Responsabilidade Fiscal.
    Art. 2° – Fica criada uma Comissão integrada pelos servidores MARIA ENGRÁCIA FERNANDES LOPES (SEMAD), ANA CRISTINA MAGALHÃES PEREIRA (SEMUS) e DIEGO ROBERT SANTOS MARANHÃO (PGM) para produzir relatório analisando a legalidade do Decreto n. ° 35.919, de 19 de novembro de 2008, incluindo a verificação dos impactos financeiros a possibilitar a adequação orçamentária).
    Nunca foi feito comissão alguma e nós ficamos a “ver navios” até os dias de hoje.
    O Sr Edivaldo nos garantiu que seria revisto a questão para as progressões e titulações como rege o Estatuto do Servidor, entretanto a atual gestão municipal recusa a fornecer, o que é de direito alegando: “indeferimento por não haver previsão orçamentária”. Cadê o Ministério Público?
    A última classificação salarial ocorreu em 2007, onde os servidores amargam 14 anos sem reajustes de acordo com os direitos estatutários, retroativos das progressões (vertical, horizontal, difícil acesso e titulação) e melhoria das estruturas e condições de trabalho, entre outros pontos.
    Portanto, Creio que o prefeito Edivaldo Holanda Jr., não terá nem os funcionários, da própria prefeitura, ao seu lado para o próximo pleito eleitoral, tendo em vista que não vem cumprindo e muito menos mostrando vontade política em resolver essa situação.
    OBS: TEREMOS SEMPRE 50% DE ACERTOS E DE ERROS.
    EU VOTEI EM EDIVALDO HOLANDA JR. ESTOU PENSANDO EM NÃO VOTAR MAIS. (VAMOS AGUARDAR OS EPISÓDIOS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS, POIS AINDA HÁ TEMPO)
    #prontofalei

    1. Sérgio Faray

      Também não tenho opção de voto, seu comentários foram exatamente o q penso!A gestão de Edivaldo Holanda decepcionou e nossa resposta vai ser nas urnas ano q vem! A saúde apresentou poucos avanços como a restruturação do Hospital da Mulher mas continuamos com pouca resolutividade e dependência dos Socorroes p casos mais graves e de difícil diagnóstico que não deveriam estar em hospitais de urgencia

  2. Marta Santório Wanderley Pereira

    Acredito que Edivaldo está fazendo muito por são Luís, apenas não está sendo divulgado, se mudasse o secretariado que é quem está acabando com ele. Ele estaria bem a frente nas pesquisas.

Comente esta reportagem