Escutec mostra que Wellington é quem mais cresce na preferência do eleitorado
Política

Escutec mostra que Wellington é quem mais cresce na preferência do eleitorado

Pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PP avançou de 6,6% para 17,5%

Nova rodada de pesquisas do Instituto Escutec/O Estado, divulgada neste sábado 2, mostra que o deputado estadual e pré-candidato à prefeito de São Luís, Wellington do Curso (PP), é quem mais cresce na preferência do eleitorado ludovicense.

A avanço é apontado no comparativo com o levantamento anterior do Escutec/O Estado, divulgado em abril último.

Apesar de ter lançado oficialmente sua pré-candidatura há pouco mais de duas semanas, e de ainda não ter firmado aliança com outras legendas, Wellington avançou de 6,6% na intenção de votos para 17,5%. O avanço confirma a consolidação do pré-candidato do PP como terceira via, já que seus principais adversários, embora em lados distintos na disputa, fazem parte do mesmo grupo político, e possuem os mesmos padrinhos, o governador Flávio Dino (PCdoB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT).

Os novos números da Escutec mostram ainda que a deputada federal e pré-candidata Eliziane Gama (PPS) caiu.

Em Abril, Gama chegou a pontuar 26% na preferência do eleitoral. Na nova rodada de pesquisas do instituto, porém, ela marcou apenas 22,4%. Como até então, em comparação com levantamentos de outros institutos, Gama seguia estagnada, a queda pode estar ligada à aliança firmada por ela com o deputado federal e ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), a quem Gama até recentemente chamava por 'Caostelo'.

Já o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que concorre à reeleição apesar do alto índice de rejeição à sua gestão, conseguiu uma proeza não esperada por seus adversários e até por alguns de seus aliados.

No novo levantamento Escutec/Estado, Edivaldo pontuou 20,8%. No levantamento de abril, o pedetista apareceu com apenas 16,3%. O pequeno avanço de Edivaldo pode estar ligado à serie de usurpação de obras alheias.

Da pesquisa de abril pra cá, por exemplo, o pedetista vinha entregando casas do governo federal, e inaugurando obras do governo estadual, como a Ponte Pai Inácio e a Praça da Lagoa na Jansen, como se fossem de sua autoria.

A nova rodada de pesquisa Escutec foi realizada entre os dias 28 de junho a 1º de julho. Foram ouvidos 1 mil eleitores. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos para mais, ou para menos, e um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 07983/2016.



Comentários 7

  1. Thomaz Felix de Souza Neto

    Edivaldo Holanda não ganha esta eleição,principalmente agora que ele deu 2% por cento de aumento para funcionalismo Municipal uma miséria,todos servidores não vota para ele, o meu voto já esta confirmado para o Wellington.

  2. Júlio

    Mas e as propostas? Porque só verei vantagem quando ele apresentar as proposta. Até agora para mim é um empresario festeiro.

  3. Alberto

    É sempre bom ter desconfiança dessas pesquisas, são erradas ou geramente são manipuladas. Sei não...

  4. Liliane

    Não acredito muito nessa situação em que colocam Wellington como um dos favoritos, é muito surreal saber que as pessoas dessa cidade ainda não aprenderam a reconhecer político oportunista.

  5. Raynara

    Esse Instituto nunca acertou coisa nenhuma em matéria de eleições no Maranhão. E dizem que não é por incompetência; é por vontade remunerada. É o mesmo Instituto que quis fazer crer que Lobão Filho tinha chances de vencer Flávio Dino nas últimas eleições.

  6. Cinthia

    Vai safão, vai safadão, vai safadão... Eu é que não quero esse homem gastando o dinheiro de nossa cidade com show de forró todo fim de semana.

Comente esta reportagem