Pegadores: lista dos 400 está com Lula desde 2015, diz PF
Política

Pegadores: lista dos 400 está com Lula desde 2015, diz PF

Cunhada de Márcio Jerry aparece na relação. Valores e nomes foram encaminhadas ao secretário de Saúde pelo diretor do ICN

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não precisa se utilizar de contorcionismo verbal nas redes sociais para ter acesso à lista das mais de 400 pessoas, segundo força-tarefa da Sermão aos Peixes, beneficiadas irregularmente com o dinheiro público da saúde estadual.

De acordo com a decisão da juíza Paula Souza Moraes, da 1ª Vara Criminal da Justiça Federal no Maranhão, que autorizou a deflagração da Operação Pegadores, o secretário estadual de Saúde Carlos Lula já está de posse dessa relação desde o dia 22 de setembro de 2015.

Em interceptação telefônica autorizada pela Justiça Federal, a Polícia Federal flagrou pelo menos dois diálogos seguidos entre Lula e o diretor executivo do Instituto Cidadania e Natureza (ICN), Benedito Silva Carvalho. Nas conversas, diz a PF, foi discutido sobre a existência da chamada Folha Complementar, com o diretor do ICN avisando a Lula que a lista havia sido encaminhada ao seu e-mail.

“Dos meses abril, maio, junho, julho, agosto, viu?”, esclarece Benedito Carvalho na primeira ligação, detalhando na segunda: “Elas [as folhas] giravam em torno de quatrocentos mil [por mês] se você olhar bem aí”.

Com base nesse diálogo entre o secretário de Saúde do Maranhão e o diretor do ICN, identificado no documento como “índice 6533574”, e com auxilio da Receita Federal do Brasil, os investigadores da Polícia Federal fizeram um cruzamento de dados entre a lista encaminhada por Bendito a Lula e informações prestadas pelo ICN ao Fisco, chegando ao número de 427 pessoas bancadas com recursos da saúde pública estadual sem qualquer vinculo formal com o instituto utilizado pela quadrilha para saquear os cofres públicos.

Esses denominados pela PF de “funcionários fantasmas”, revela o documento, recebiam dinheiro público da SES pelo instituto como se fossem funcionários dos hospitais Tarquinio Lopes Filho, Presidente Vargas e Unidade Mista Maiobão.

Lenijane Rodrigues da Silva, inclusive, cunhada do secretário Márcio Jerry, é apontada pela Polícia Federal como integrante dessa lista de “funcionários fantasmas". Além dela, outros 16 nomes são revelados no trecho do documento. Todos, segundo a PF, fazem parte da lista dos 427 “funcionários fantasmas”. Ela também é apontada, em outro trecho da decisão, como uma das cabeças da organização criminosa.

Embora nomeada pelo próprio Flávio Dino no cargo de Assessor Técnico da Subsecretaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jane, como é conhecida a cunhada de Jerry, embolsou pelo um pagamento de R$ 3 mil do ICN, no mês de agosto de 2015, como se fosse funcionária de uma das três unidades de saúde que tinham a folha de pagamentos suplementada para bancar o esquema.

Se desejar ter mesmo acesso à lista dos “funcionários fantasmas”, portanto, Flávio Dino precisa apenas ordenar ao secretário Carlos Lula que lhe forneça essa relação recebida do diretor do ICN desde setembro de 2015. Resta agora saber se, diante da confirmação de que a cunhada de Márcio Jerry está nesta lista, o governador finalmente fará alguma coisa.



Comentários 5

  1. Pingback: Atual7

  2. Pingback: Flávio Dino quer expor lista de fantasmas da Saúde para se blindar… – Marco Aurélio D'Eça

  3. Francisco

    Tá na cara que tudo isso é armação pra atingir o governador, só que o povo confia na honestidade dele.

  4. Macabeu

    Este esquema, criado por Ricardo Murad no governo Roseana Sarney onde foi desviado mais de $1,2bi, deveria ter sido desmontado logo no inicio do governo Flavio Dino. Foi a maneira fraudulenta que Roseana e Ricardo acharam de subtrair os recurso da saúde para financiar campamhas eleitorais dele e apadrinhados. Lamentável que somente agora a PF mostra serviço quando deveria ter feito antes, prendemdo seu Ricardo Murad, quando foi levado a força para depor, que teve seus bens bloqueado, não pode sair de São Luis ect.
    Mas ainda tem tempo, basta a justiça ter coragem como no Rio, onde o prato do dia é prender exgovernador corrupto iguais a Roseana Sarney, mas aí é outra historia. Tem que ter [...] roxo!!!.

  5. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem