Roseana pode desistir de pré-candidatura; Sarney Filho cotado para substituí-la
Política

Roseana pode desistir de pré-candidatura; Sarney Filho cotado para substituí-la

Ex-governadora tem até este fim de semana para decidir se realmente entrará na disputa. Grupo já avalia aderir ao nome de Roberto Rocha

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), pode desistir a qualquer momento da pré-candidatura ao Palácio dos Leões. Ela tem até este fim de semana, quando dirá se pretende retomar ou não a chamada Caravana da Guerreira pelo interior do estado, para dar a decisão final.

De acordo com fontes ouvidas pelo ATUAL7, o ex-ministro do Meio Ambiente, deputado federal Sarney Filho (PV), é o único cotado para substituí-la na disputa.

Enfraquecida após o pai, o ex-senador José Sarney (MDB-MA), considerado uma das raposas mais astutas do país, haver perdido em Brasília a batalha pelo controle estadual do DEM e do PP para os jovens políticos Juscelino Filho e André Fufuca, Roseana entrou em crise desde a quinta-feira da semana passada, dia 12, data agendada para retomada do périplo de vários dias por municípios-chave do Maranhão, em busca da reconquista de lideranças regionais.

Como as fortes chuvas que caíram no estado provocaram enchentes em municípios que estavam inseridos na agenda, Roseana foi obrigada a voltar ao casulo. Não por medo de molhar o cabelo ou os pés, mas de ser classificada pela população como oportunista, que estaria se aproveitando da situação caótica nas cidades para buscar votos.

Aos mais próximos, Roseana passou a confessar dias depois que errou na estratégia.

Segundo a ex-governadora, como o governador Flávio Dino (PCdoB), mesmo com demora e somente após pressão pública, compareceu pessoalmente aos locais atingidos, levando ações do governo aos municípios em situação de emergência ou estado de alerta, em vez de se esconder do problema, ela deveria ter articulando junto ao Palácio do Planalto a liberação urgente de emendas da bancada federal maranhense para as cidades atingidas.

Insegura, Roseana tem dito ainda que uma coisa seria entrar na disputa pelo governo correndo o risco de perder para Dino, pois se derrotada poderá utilizar o célebre discurso de que perdeu para a máquina. Outra coisa, teme a emedebista, seria entrar de cabeça numa campanha e sequer não estar num eventual segundo turno.

Outro cenário

A possibilidade de Roseana desistir da pré-candidatura desnorteou seu grupo político.

Como o único cotado para substituí-la é Sarney Filho, e o ex-ministro é considerado fraco para a corrida pelo Palácio dos Leões, já é estudado o cenário de uma possível adesão do grupo Sarney à pré-candidatura ao governo do senador Roberto Rocha (PSDB), com Sarney Filho concorrendo à Câmara Alta.

Os sarneysistas avaliam que a candidatura de Rocha pode crescer em cima do desgaste de Flávio Dino e ainda pelo fato do PSDB ter uma pré-candidatura competitiva para presidente da República.

A dificuldade desse cenário, porém, é que a chapa majoritária do tucano já está praticamente fechada, com o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB) e o deputado estadual Alexandre Almeida (PSDB) como postulantes às vagas ao Senado, restando apenas a indicação para a vice. Seria necessária uma reformulação radical da chapa para que uma mudança nessa dimensão se tornasse possível.



Comentários 9

  1. Oscar Fernandes

    Especulação arriscada, beirando à cognição intuitiva. Sente-se logo o cheiro de interesses alheios ao grupo que se forma em torno de Roseana, tentando miná-lo, com alvo em seu principal expoente, no caso, óbvio, a própria governadora Roseana. Em análise mais inocente poderia-se supor que há um grupo tentando criar um fato (neste caso, um factóide) para garantir nada mais do que meras especulações noticiosas na blogosfera e embaralhar o jogo das pré-candidaturas ao Governo do Estado.

  2. Bruno da Juventude

    Todos sabem que Roseana Sarney está decidida na sua candidatura ao Governo do Estado, que no momento ainda posiciona-se como pré-candidata, seguindo as normas eleitorais. Neste texto o que se pode perceber são as ideias sem pé e nem cabeça, e que trata-se apenas de um infeliz factóide, com intenções desconhecidas e até estranhas por parte do representante oficial deste Blog.

  3. EDGAR SOUZA

    Todo mundo está achando pouco provável. Roseana não deixaria passar esse cavalo selado pela sua frente, apenas por que os comunistas assim querem.

    Traga-nos mais informações, blogueiro, sobre esta conjectura.

  4. Gil Coelho de Sousa

    Esse tal Roberto Rocha e o pior candidato que Roseana podia a poia não tem nem 10% dos votos para governo, entra traidor para vc sentir o sabo da revolta do povo maranhe-se

  5. Carlos

    Tanto o Traídor Quanto ela levarão uma bela de uma surra nas urnas é Flávio Dino dinovo

  6. Chico Araujo

    Eu quero mesmo que a filhota da oligarquia do atraso dispute as eleições. Porque senão a taca de votos que ela vai levar não seria possível.

  7. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem