PGJ prorroga por mais 90 dias investigação contra Ana do Gás
Política

PGJ prorroga por mais 90 dias investigação contra Ana do Gás

Procedimento apura se deputada intermediou obras públicas com burla em licitações em Santo Antônio do Lopes. Eunélio Mendonça, seu marido, era prefeito do município

A PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) do Maranhão, órgão máximo do Ministério Público, prorrogou por 90 dias o procedimento investigatório criminal que apura suposta intermediação da deputada Ana do Gás (PCdoB) em obras públicas com burla em licitações em Santo Antônio do Lopes, município onde Eunélio Mendonça, seu marido, já foi prefeito.

A investigação foi aberta em junho do ano passado, pela promotora Geraulides Mendonça Castro. Em outubro, foi declinada para a Promotoria de Justiça de Santo Antônio dos Lopes, mas voltou a tramitar na Assessoria Especial da PGJ desde abril, aos cuidados do promotor Pedro Lino Silva Curvelo.

Segundo documentação obtida com exclusividade pelo ATUAL7, a investigação apura, dentre outras coisas, se parte de pagamentos à empreiteira ROM Projetos e Construções, por supostos serviços de construção civil para a gestão Eunélio Mendonça, sem licitação, teria sido feito diretamente por Ana do Gás, em dinheiro em espécie.

Em maio de 2019, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão contra o marido da parlamentar do PCdoB, em São Luís, o Ministério Público colheu diversas promissórias, cheques, listas e recibos que, segundo aponta a investigação, poderiam implicar o casal na “prática de crimes de agiotagem, branqueamento de capitais, crimes licitatórios e desvio de verbas públicas”.

Contudo, o desembargador Raimundo Melo, do Tribunal de Justiça do Maranhão, atendendo pedido da defesa da deputada, determinou a suspensão de toda e qualquer investigação contra ela que tenha como base elementos de provas obtidas na busca e apreensão, e colocou o caso sob segredo de Justiça.

Novos fatos sobre o caso, porém, levaram a PGJ a retomar e prorrogar as investigações, agora com prazo para conclusão até novembro deste ano.



Comente esta reportagem