Aliado de Bolsonaro e da maioria da bancada do MA, Lira é eleito presidente da Câmara
Política

Aliado de Bolsonaro e da maioria da bancada do MA, Lira é eleito presidente da Câmara

Maioria dos deputados federais maranhenses também é contra o impeachment do presidente da República, por crime de responsabilidade

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e da maioria da bancada federal do Maranhão, o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do centrão, foi eleito presidente da Câmara em primeiro turno, nesta segunda-feira 1º, pelos próximos dois anos.

Lira recebeu 302 votos, contra 145 de Baleia Rossi (MDB-SP), seu principal adversário na disputa.

A votação foi secreta, mas é possível medir quem votou em quem pela bancada federal do Maranhão. Dos 18 integrantes, sete declaram ao ATUAL7 voto em Arthur Lira: Aluísio Mendes (PSC), André Fufuca (PP), Cléber Verde (Republicanos), Edilázio Júnior (PSD), Gil Cutrim (PDT), Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Pastor Gil (PL).

Embora não tenham retornado o contato, sob a liderança de Josimar Maranhãozinho (PL), que posteriormente anunciou publicamente voto em Lira, a tendência de que tenham contribuído para eleição do candidato bolsonarista os deputados Júnior Lourenço (PL) e Marreca Filho (Patriotas). Josivaldo JP, que não quis anunciar o voto, é admirador público do presidente da República, e por isso a tendência é de que também tenha votado em Arthur Lira, assim como Juscelino Filho, pelo espalhafatoso entusiasmo com que recebeu e acompanhou o deputado do PP durante sua visita ao Palácio dos Leões, no Maranhão, em busca de votos da bancada maranhense em Brasília.

Em Baleia Rossi declararam voto apenas Bira do Pindaré (PSB), Hildo Rocha (MDB), João Marcelo Souza (MDB) e Márcio Jerry (PCdoB). Zé Carlos (PT) e Rubens Júnior (PCdoB), embora de partidos de esquerda, não quiseram abrir o voto. A decisão de não tornar o voto público, assim como a iniciativa de Jerry em abrir a vaga para o suplente Simplício Araújo (SD) votar, indica que possa ter havido traição a Rossi, e todos os três últimos votado em Lira.

Além de declarar votar em Arthur Lira para a presidência da Câmara, a maioria da bancada federal do Maranhão também declarou ser contra a abertura de impeachment de Jair Bolsonaro, por crime de responsabilidade.



Comente esta reportagem