Avança inquérito da PF que apura se Carlos Lula fraudou licitação
Política

Avança inquérito da PF que apura se Carlos Lula fraudou licitação

IDAC consagrou-se vencedora do certame e inaugurou UPA meses antes da conclusão do procedimento licitatório

Se aproxima do fim da primeira fase um inquérito da Polícia Federal que apura se o secretário estadual da Saúde, Carlos Lula, fraudou uma licitação que tinha como escopo selecionar organização social para administrar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Chapadinha, distante 286 km de São Luís, capital do Maranhão. Com o avanço, a próxima fase tende a ser operacional.

De acordo com as investigações, no referido processo licitatório, o famigerado IDAC (Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania), envolvido em diversos casos de desvio de dinheiro público, consagrou-se vencedor de fato do certame cerca de dois meses antes de sua conclusão.

A PF já levantou dados que mostram, por exemplo, que enquanto o procedimento de seleção ainda estava pendente, a UPA foi inaugurada meses antes, em cerimônia que contou com a presença do próprio Carlos Lula e do presidente do IDAC, Antônio Augusto Silva Aragão.

Ambos são alvos de denúncia, formulada desde agosto de 2018 pela PRR (Procuradoria Regional da República) da 1ª Região, que pede a reparação dos danos causados pelos crimes praticados, em R$ 8,5 milhões. Também aparecem entre os denunciados Júlio César Oliveira Gonçalves, ex-superintendente de Acompanhamento à Rede Serviços, e Mauro Serra dos Santos, ex-diretor do IDAC.

Embora presente na inauguração da UPA de Chapadinha, o governador Flávio Dino (PCdoB) não consta entre os indiciados.

Em manifestação nos autos, o titular da SES (Secretaria de Estado da Saúde), que também é presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), alega que “não há como os fatos ora tratados configurarem hipótese de crimes licitatórios porquanto não incide dever de licitar”, e incompetência da Justiça Federal para julgar o caso, pois, segundo ele, “não houve repasse de verbas federais ou estaduais na manutenção da UPA de Chapadinha, haja vista que antes de qualquer pagamento ao IDAC ocorreu a rescisão do contrato de gestão.”

O inquérito tramita no bojo da Sermão aos Peixes, maior investigação contra corrupção e desvio de dinheiro público federal destinado para o setor da saúde no Maranhão.



Comentários 1

  1. Helena

    Fraude em licitações é normal nas administrações públicas haja vista que eles nem fazem questão de disfarçar, esse relato da matéria me faz lembrar uma ocorrida na Semed de são Luís a uns 4 anos atrás na qual a empresa que já estava explorando o serviço, mas era um contrato temporário qd abriu a licitação antes da abertura do pregão que foi no ínicio de maio de 2017, a empresa já estava atendendo aos itens enlecados no edital, se eu estou participando de um concurso no qual qualquer um pode vencer, eu ñ posso me antecipar e cumprir as exigências da contratada a menos que eu já soubesse que seria a vencedora, e foi isso o que ocorreu, no entanto uma outra empresa entrou na justiça e o juiz não permitiu que a empresa supostamente "vencedora" ficasse com o contrato milionário da portaria das escolas municipais de S. Luis. Por isso que eu não acredito em licitação nenhuma para mim são certames direcionados.

Comente esta reportagem