Secretaria de Representação do MA em Brasília, com sete cargos, pode ser dada a Gil Cutrim
Política

Secretaria de Representação do MA em Brasília, com sete cargos, pode ser dada a Gil Cutrim

Deputado não conseguiu se reeleger, e tem confessado à pessoas próximas que deseja continuar no centro do poder da República. Indicação passa pelo apoio do irmão à Iracema Vale, que Carlos Brandão tenta impor como poste no comando da Assembleia Legislativa maranhense

A Secretaria de Estado da Representação Institucional do Maranhão em Brasília (DF), que o governador Carlos Brandão (PSB) atua para recriar ainda no mandato-tampão, possuirá, oficialmente, apenas sete cargos.

A informação consta em mensagem encaminhada pelo Palácio dos Leões à Assembleia Legislativa nessa terça-feira (20).

Além do titular, a pastinha será compreendida, conforme a estrutura do projeto de lei, nos cargos de secretário adjunto, dois de assessor especial, outros dois de auxiliar de serviços de transportes oficiais e um chefe de gabinete.

Para o regular funcionamento, dependerá da boa vontade de Brandão em autorizar a cessão de servidores de demais secretarias, fundações e autarquias do Estado.

Segundo setores anilhados ao governo estadual, a chamada SERIDF estaria sendo oferecida ao presidente da Assembleia Othelino Neto (PCdoB). Em troca, ele teria de retirar a candidatura à reeleição ao comando do Poder Legislativo maranhense em apoio à deputada diplomada Iracema Vale (PSB), que Brandão tenta impor, sem sucesso, como poste no controle da Casa.

Fontes do ATUAL7 afirmaram, porém, que a pastinha pode ser dada ao deputado federal Gil Cutrim (Republicanos).

Nas eleição de outubro, ele não conseguiu se reeleger e terminou a disputa na primeira suplência da legenda, comandada no estado pelo deputado Cléber Verde, único reeleito pelo partido. À pessoas próximas, Gil estaria confessando que, mesmo fora do mandato, deseja e pode continuar em Brasília, centro do poder da República, articulando e elaborando ações voltadas para o Maranhão.

Gil Cutrim é filho do ainda conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Edmar Cutrim, e irmão do deputado Glalbert Cutrim (PDT), 1º vice-presidente da Alema na atual legislatura. Ele passou a ser cotado para a pasta em troca do apoio do caçula à sub judice Iracema, após interferência de Brandão na disputa legislativa, contra indicação do Partido Democrático Trabalhista no Maranhão, que inicialmente havia fechado questão, em conjunto com o PL de Josimar Maranhãozinho, pela recondução de Othelino ao comando da Assembleia Legislativa.



Comentários 1

  1. Antônio Neto

    E pensar que o Sr Deputado, Maranhense, ex Prefeito, votou contra a inclusão do “bolsa família “. Ninguém merece .z✌️

Comente esta reportagem