Othelino entra em consenso com Iracema pela presidência da Assembleia Legislativa do MA
Política

Othelino entra em consenso com Iracema pela presidência da Assembleia Legislativa do MA

Com decisão, candidata do governador Carlos Brandão será aclamada para o posto. Orçamento da Casa para 2023 é de R$ 535 milhões

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), decidiu entrar em consenso com a deputada diplomada Iracema Vale (PSB) pela presidência da Casa.

O anúncio, conforme antecipou o ATUAL7 mais cedo, foi feito nas redes sociais, nesta sexta-feira (6), após reunião pela unidade que contou com a participação de deputados da chamada bancada dinista, parlamentares eleitos após cargo nos primeiro e segundo escalão do Palácio dos Leões sob Flávio Dino.

Com a decisão, a candidata do governador Carlos Brandão deve ser aclamada ao posto no próximo dia 1º de fevereiro, data que marca o início da nova legislatura e da eleição para a Mesa Diretora da Alema.

A retirada de candidatura de Othelino mantém a ausência de disputa pela presidência da Assembleia Legislativa. Conforme mostrou o ATUAL7, desde 2015 não há confronto pelo comando da Casa.

Iracema figurou como favorita à presidência da Alema sob interferência de Brandão. Com promessa de liberação de emendas e cargos, ele se opôs ao seu antecessor, o ex-governador Flávio Dino (PSB), com quem havia firmado acordo pela reeleição de Othelino.

Além da presidência, estarão em disputa outros oito postos, quatro de vice-presidências e quatro de secretários. Em razão do consenso, os deputados deverão formar chapa única para todos os cargos, garantindo que a eleição seja nominal e aberta.

O mandato dos integrantes da Mesa Diretora é de dois anos, com possibilidade de reeleição. Quem comandar a presidência terá o controle sobre R$ 535 milhões previstos no orçamento da Casa para este ano.



Comentários 5

  1. Pingback: Atual7

  2. Pingback: Atual7

  3. Pingback: Atual7

  4. Pingback: Atual7

  5. Pingback: Em 188 anos de história, Assembleia Legislativa do Maranhão terá primeira mulher como presidente | Suêlda SantosSuêlda Santos

Comente esta reportagem