Mediador informal do Palácio, irmão de Carlos Brandão ganha alto cargo na Alema
Política

Mediador informal do Palácio, irmão de Carlos Brandão ganha alto cargo na Alema

Marcus Brandão será diretor institucional da Assembleia Legislativa. Ele foi um dos articuladores da eleição de Iracema Vale para a presidência da Casa

O empresário Marcus Barbosa Brandão, irmão caçula do governador Carlos Brandão (PSB), será o novo diretor institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A disposição para a nomeação já havia sido antecipada ao ATUAL7 pela nova presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), ao ser questionada sobre o assunto.

“O convidei para relações institucionais, mas ainda não aceitou. Eu gostaria muito que ele aceitasse”, respondeu, em mensagem enviada na madrugada desta quinta-feira (2).

Na manhã de hoje, após o término da primeira sessão da nova legislatura, questionado a respeito, o próprio Marcus confirmou ao ATUAL7 já ter aceito o convite.

“Conversei com ela. Ficarei tratando da questão institucional, mesmo”, disse.

O irmão do governador foi o principal articulador do Palácio dos Leões na campanha eleitoral de reeleição de Carlos Brandão.

A ascensão informal teve início em maio do ano passado. No período em que o chefe do Executivo esteve em São Paulo, se recuperando de procedimento cirúrgico para retirada de cisto renal, mesmo ser cargo no governo, era Marcus quem dava as cartas nas articulações políticas do Estado, se reunindo com prefeitos e tratando a respeito de demandas.

Embora tenha predileção por atuar no bastidor, Marcus Brandão participou ativamente de solenidades de anúncio de obras no período eleitoral, sendo o principal responsável pelo uso abusivo do nome “Brandão” durante todo o período vedado.

A propaganda, no caso, consistiu na distribuição massiva de bonés com promoção ao grupo empresarial da família e do Parque de Vaquejada Onildo Maior, de Colinas, município do Médio Sertão maranhense, localizado a 437 quilômetros de São Luís, terra natal do clã Brandão.

Iracema Vale foi eleita para o mais alto posto da Assembleia Legislativa nessa terça-feira (1º), após interferência pessoal e aberta do governador Carlos Brandão, com a promessa de emendas e oferta de cargos no governo em troca de votos para a aliada.

O próprio Marcus Brandão, irmão do mandatário, também atuou fortemente pela eleição da agora chefa —autoridade estabelecida ao menos na hierarquia funcional da Alema.

Apesar de já acertada, a nomeação do irmão do governador ainda não foi publicada no Diário da Assembleia.

Na única edição já publicada pela nova presidente, há apenas a exoneração em massa de todos os servidores ocupantes em cargo em comissão, com exceção os dos gabinetes dos deputados reeleitos; e a troca de chefia no Gabinete Militar da Casa: o coronel Marcelo dos Santos Jinkings foi dispensado, e o coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, designado para a função.

Antes de Marcus Brandão, o diretor institucional da Alema era o ex-deputado estadual Rubens Pereira, o Rubão. Cabe ao ocupante manter o diálogo e articulação do Palácio dos Leões com os parlamentares estaduais.



Comentários 2

  1. Pingback: Iracema promove primeiras mudanças na AL; irmão de Brandão será diretor - Gilberto Léda

  2. Pingback: Irmão de Brandão será diretor na Assembleia Legislativa - Blog do Antônio Martins

Comente esta reportagem