Othelino Neto fica isolado após perder comando da Alema e atrapalhar entrada no governo Brandão
Política

Othelino Neto fica isolado após perder comando da Alema e atrapalhar entrada no governo Brandão

Ex-presidente considera ter sido traído na disputa pelo comando da Alema. Ele estuda se licenciar no mandato para continuar atuando com a esposa, Ana Paula Lobato, no Senado Federal

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), não conta com muitos aliados desde que perdeu o comando da Casa e dificultou a própria entrada no governo Carlos Brandão (PSB).

Diversos deputados antes considerados liderados pelo comunista têm relatado nos bastidores que reduziram ou mesmo cortaram laços com Othelino, que também não estaria mais aberto a diálogo com os parlamentares estaduais, a quem passou a reputar como traidores por, segundo entende, ter sido abandonado na disputa contra Iracema Vale (PSB) pela chefia da Alema.

Isolado, o ex-chefe do Legislativo estadual tem faltado à maioria das sessões presenciais da Assembleia desde o início da nova legislatura, e passado a maior parte do tempo em Brasília (DF), onde promove o mandato da esposa no Senado, a 1ª suplente no exercício do mandato, Ana Paula Lobato (PSB) – ela ocupa a vaga de Flávio Dino (PSB), que se licenciou para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Embora ainda viva sob a sombra de Dino, de quem espera uma movimentação para assumir um cargo no governo petista ou reentrada na cota do ex-governador na nova gestão estadual, o clima está desfavorável para Othelino. Até o momento, o ministro da Justiça não conseguiu cavar nenhuma ocupação para o aliado no centro do Poder da República.

Além disso, a pasta de representação do Maranhão em Brasília, espaço sem relevância social custeado pelo erário para lobby político na Esplanada dos Ministérios, antes ofertada de porteira fechada a Othelino Neto, mas rejeitada por ele em publicação incômoda nas redes sociais, teve orçamento vetado pelo novo mandatário do Estado, foi retirada da mesa de negociação e já está sendo entregue repartida a lideranças partidárias que auxiliaram na reeleição de Brandão ao Palácio dos Leões.

Como não há justificativa aceitável para continuar faltando as sessões presenciais da Alema nem possibilidade do espaço pretendido no governo Brandão, segundo apurou o ATUAL7, o ex-presidente da Assembleia estaria estudando se licenciar do mandato para continuar atuando com a esposa no Senado Federal.

A movimentação teria como objetivo abrir vaga na Alema para o petista Zé Inácio, que não conseguiu se reeleger no pleito de 2022 e ficou na 1ª suplência da Federação Brasil da Esperança –integrada pelo PT, PCdoB e PV.

A aposta é que a entrega do gabinete na Alema para o deputado do PT poderia facilitar a entrada de Othelino no governo Lula.



Comentários 1

  1. Tony

    Que coisa né, imagina Weverton como esta se sentindo depois da disputa pelo governo.

Comente esta reportagem