Saiba quem é Ana Paula Lobato, escolhida por Flávio Dino para 1ª suplência ao Senado
Política

Saiba quem é Ana Paula Lobato, escolhida por Flávio Dino para 1ª suplência ao Senado

Ações realizadas na prefeitura de Pinheiro e movimentação de Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa e seu marido, garantiram a vaga

Ana Paulo Lobato (PSB), 37, foi escolhida pelo ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), para a vaga de 1ª suplente ao Senado Federal nas eleições de 2022. O anúncio foi feito durante evento de despedida do socialista do Palácio dos Leões, na semana passada.

Enfermeira e empresária do ramo de aluguel de equipamentos e comércio de máquinas para construção, ela é vice-prefeita de Pinheiro, município localizado na Baixada Maranhense, onde viveu durante toda a sua infância e adolescência.

Aliados apontam que a indicação para a 1ª vice de Dino é resultando da soma de dois fatores:

Ações realizadas por ela na gestão municipal durante o afastamento de Luciano Genésio da prefeitura por determinação do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, no bojo da Operação Irmandade; e a movimentação do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e seu marido, Othelino Neto (PCdoB), que se apartou do projeto do senador Weverton Rocha (PDT) e fechou apoio à reeleição do novo governador do Estado, Carlos Brandão (PSB).

Ana Paula Lobato foi eleita vice-prefeita de Pinheiro em 2020 pelo PDT, seu antigo partido, após a terceira disputa eleitoral. As outras duas, sem vitória nas urnas, foram em 2016, também para vice-prefeita de Pinheiro, e em 2014, para deputada estadual.

Desde que Othelino assumiu o comando da Alema, em 2018, ela preside o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão, o Gedema, associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com caráter essencialmente filantrópico. 

Pelo Gedema, tem implementado ações e projetos de cunho social e comunitário, visando à efetiva integração dos seus associados e dependentes, da coletividade e dos menos favorecidos na sociedade. Também garante apoio administrativo e pedagógico à Creche-Escola Sementinha, proporcionando aos alunos (filhos e netos de funcionários do Legislativo e de deputados estaduais) ensino de qualidade.

Enquanto prefeita em exercício de Pinheiro, conseguiu dar celeridade à imunização adulta e infantil contra a Covid-19, reabasteceu a rede pública municipal de saúde com medicamentos, insumos e equipamentos.

Também reajustou o piso salarial dos professores, lançou o primeiro pregão eletrônico do município, abriu dados que estavam ocultos no Portal da Transparência e entregou capacetes ao mototaxistas. Além disso, recuperou pontes e também vistoriou e entregou várias obras do programa Pró-Asfalto.

A saída do PDT e filiação ao PSB ocorreram em meio ao convite e anúncio por Dino para compor a chapa majoritária, feito no dia 31 de março.

Ana Paula Lobato é mãe de dois filhos, Guilhermina e Othelino José, frutos do casamento com Othelino Neto.



Comentários 1

  1. Pingback: Brandão tenta impor força, esbarra na muralha de Othelino, é desmoralizado e fica à beira de transgressão contra Dino – Portal do Guigui

Comente esta reportagem