A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (2) uma operação em Pedreiras, no interior do Maranhão, que tem como alvo a gestão municipal, sob comando da prefeita Vanessa Maia (Solidariedade).
A ação contou com auxílio do MPF (Ministério Público Federal) e da CGU (Controladoria-Geral da União).
Os fatos investigados foram revelados pela revista Piauí, em julho de 2022, e dizem respeito a fraudes no SUS (Sistema Único de Saúde) e desvio de verbas do orçamento secreto por prefeituras maranhenses.
No caso envolvendo a gestão Vanessa Maia, a PF apurou que o esquema criminoso consistia da seguinte forma: embora Pedreiras tenha apenas 39 mil habitantes, o município informou ao SUS ter realizado 540 mil extrações dentárias em 2021, o que equivaleria a extração de 14 dentes de cada morador da cidade.
Exatamente em razão da quantidade superestimada das extrações dentárias, operação da PF foi batizada de Tira-Dente.
Foram cumpridos 11 mandatos de busca e apreensão em Pedreiras, Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, todos municípios do Maranhão.
A Justiça Federal autorizou ainda o bloqueio de R$ 1,8 milhão dos investigados, que também tiveram suspensos os direitos de participar em licitações e de contratar com órgãos públicos.
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato e lavagem de dinheiro.
Deixe um comentário