Vanessa Maia
PF mira gestão Vanessa Maia e faz buscas em Pedreiras em operação contra orçamento secreto
Política

Embora tenha apenas 39 mil habitantes, o município informou ao SUS ter extraído 540 mil dentes em 2021. Ação foi batizada de Tira-Dente

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (2) uma operação em Pedreiras, no interior do Maranhão, que tem como alvo a gestão municipal, sob comando da prefeita Vanessa Maia (Solidariedade).

A ação contou com auxílio do MPF (Ministério Público Federal) e da CGU (Controladoria-Geral da União).

Os fatos investigados foram revelados pela revista Piauí, em julho de 2022, e dizem respeito a fraudes no SUS (Sistema Único de Saúde) e desvio de verbas do orçamento secreto por prefeituras maranhenses.

No caso envolvendo a gestão Vanessa Maia, a PF apurou que o esquema criminoso consistia da seguinte forma: embora Pedreiras tenha apenas 39 mil habitantes, o município informou ao SUS ter realizado 540 mil extrações dentárias em 2021, o que equivaleria a extração de 14 dentes de cada morador da cidade.

Exatamente em razão da quantidade superestimada das extrações dentárias, operação da PF foi batizada de Tira-Dente.

Foram cumpridos 11 mandatos de busca e apreensão em Pedreiras, Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, todos municípios do Maranhão.

A Justiça Federal autorizou ainda o bloqueio de R$ 1,8 milhão dos investigados, que também tiveram suspensos os direitos de participar em licitações e de contratar com órgãos públicos.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato e lavagem de dinheiro.

Pressão popular impõe moralidade e provoca recuo nas gestões de Santa Inês e Pedreiras
Política

Em caráter de urgência, Felipe do Pneus tentou aumentar o próprio salário; Vanessa Maia foi obrigada a exonerar o marido, Fred Maia, de uma sinecura

As novas gestões municipais de Santa Inês e Pedreiras tiveram de recuar, após pressão popular, feita principalmente nas redes sociais, de medidas em benefício próprio ou de familiar às custas dos cofres públicos.

Em Santa Inês, em meio à crise financeira provocada pela pandemia do novo coronavírus, o jovem prefeito Felipe dos Pneus (Republicanos) tentou aumentar, via Câmara de Vereadores e em caráter de urgência, o próprio salário, do vice, de secretários e adjuntos.

Após forte repercussão negativa, porém, o gestor recuou, mas segue criticado por ter gravado um vídeo em que, em tom populista, tenta passar à população a ideia de que nada teve a ver com a tentativa, de punho próprio, de aumento do próprio salário.

A fiscalização do poder público e o controle social também levaram a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia (SD), a exonerar o marido, Fred Maia (SD), que é ex-prefeito de Trizidela do Vale, do cargo de assessor especial de consultoria do Poder Executivo.

Além de imoral, em tese, a sinecura também se enquadrava como nepotismo, que é vedado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e podia levar ao afastamento da gestora do cargo, por ato de improbidade administrativa.

Apesar da exoneração, a pressão popular segue nas redes sociais, agora para que Fred Maia não atue como prefeito de fato do município no lugar da mulher.