Creche Escola Maria de Jesus Carvalho
Única creche escola de São Luís está com goteiras e teto rachado, denuncia Wellington
Política

Parlamentar visitou o local na semana passada. Ele denunciou ainda que os muros da unidade estão sem cerca de proteção e que animais estão urinando e defecando nas proximidades

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) não construiu as 25 creches de tempo integral prometidas durante a campanha eleitoral de 2012 e a única que existe na capital, a Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, localizada no bairro da Camboa, está tomada de goteiras e de rachaduras no teto.

Imagem de uma das salas da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, horas após as chuvas
Divulgação Descaso e irresponsabilidade Imagem de uma das salas da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, horas após as chuvas

A denúncia é do deputado estadual Wellington do Curso (PPS), vice-presidente da Comissão de Educação e de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão, ao se pronunciar sobre visita à unidade semana passada. Segundo o parlamentar, mesmo horas depois das chuvas, professores foram obrigados a manter baldes espalhados pelas creche escola, para que as salas não ficassem inundadas.

“Na semana passada estivemos visitando a creche Maria de Jesus Carvalho, que fica muito próxima a Praça do Jumento, na Camboa. Nós chegamos ao período de chuvas e a chuva já havia cessado por volta das 7 horas da manhã, e mesmo já sendo quase 11 horas, em alguns locais, algumas dependências estavam com baldes para aparar as goteiras, a chuva. A Prefeitura de São Luís não construiu as 25 creches prometidas por Edivaldo Júnior em outubro de 2012 e única que existe tem goteiras e rachaduras no teto”, denunciou.

Durante o pronunciamento, Wellington chamou a atenção dos colegas de Parlamento para o fato de que as escolas públicas de São Luís, nas últimas semanas, passaram a ser alvo de vandalismos e invasões, e denunciou que única creche escola pública de São Luís de tempo integral está sem vidraças nas janelas e sem cerca de proteção em partes do muro, o que, além de permitir a passagem de água das chuvas para dentro da unidade, facilita a entrada de vândalos. Em outubro do ano passado, o Atual7 já havia chamado atenção para o problema.

Improvido dos professores em janela sem vidraças mostra a falta de cuidado da prefeitura com a única creche escola em tempo integral de São Luís
Divulgação Cidade sem prefeito Improvido dos professores em janela sem vidraças mostra a falta de cuidado da prefeitura com a única creche escola em tempo integral de São Luís

“Quero também alertar que encontramos as janelas sem vidraças e sem cerca de proteção em partes do muro, o que acaba por viabilizar a ação de vândalos, já que eles passam a ter, literalmente, ‘abertura’ à creche. Como resultado, os pais e as mães que deixam seus filhos ali ficam com medo e receio de que a violência alcance suas crianças. Por isso, trazemos a esta Casa o revoltante fato que ali encontramos”, frisou.

Ainda segundo o deputado, que informou já ter solicitado ao prefeito e ao secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, para que realizem em caráter de urgência a manutenção das vidraças, do muro e do teto na creche escola, por a unidade ser próxima da recém-reformada Praça do Jumento, os animais passaram a ser deslocados para as proximidades da Maria de Jesus Carvalho, onde estariam urinando e defecando.

“Além disso, os animais de tração que ficavam na Praça do Jumento não tem mais acomodação e eles estão sendo deslocados para as imediações da creche, e estão urinando, defecando na calçada na proximidade da creche. Em determinados momentos tem o odor, o mau cheiro e tudo o mais que possa advir dos dejetos próximos à creche”, disse.

Muro da creche escola está sem cerca de proteção. A que ainda existe, está velha e enferrujada
Divulgação Falta secretário de Educação Muro da creche escola está sem cerca de proteção. A que ainda existe, está velha e enferrujada

Wellington do Curso disse ainda que ficou constato o abandono das escolas públicas de São Luís, e culpou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário Geraldo Castro por deixarem a única creche escola de São Luís de tempo integral “à mercê dos marginais”.

“E você que está acompanhando nosso pronunciamento na TV Assembleia pode perguntar: deputado Wellington tirou para pegar no pé do prefeito, hoje, nesta quinta-feira, 4 de fevereiro? Não! É a preocupação que as mães, que os pais têm, e que ninguém está lá para resolver! As escolas públicas de São Luís estão jogadas, estão à mercê. E estão à mercê do descaso, estão à mercê dos marginais, da falta de responsabilidade do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e do secretário Geraldo Castro, que é professor. Ora, senhor prefeito e senhor secretário, estamos lidando com vidas. Com as crianças que serão o futuro de nossa capital. Como podemos dizer que queremos que nossas crianças sejam os futuros médicos, advogados ou engenheiros quando sequer educação pré-fundamental concedemos? Não há lógica que explique tal raciocínio. Assim sendo, esperamos que a prefeitura adote providências e realize a reforma urgente da creche. Não se pode querer uma juventude universitária quando se maltrata a educação infantil”, alertou.

Creche Maria de Jesus Carvalho utiliza a música para apresentar clássicos às crianças
Maranhão

Cerca de 250 crianças apresentaram musicais referentes a histórias infantis como A Princesa e o Sapo, O Rei Leão, Cachinhos Dourados e Os Três Ursos e A Bela e a Fera

Apresentar às crianças o mundo mágico dos clássicos infantis. Esse foi o objetivo do VII Musical Cultural da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, apresentado na última quinta-feira 21, no Cine Teatro Municipal da cidade de São Luís. Com o intuito de despertar o interesse pela leitura e pelos personagens e histórias típicos da infância, as apresentações, feitas pelas próprias crianças, resultam do trabalho pedagógico realizado exclusivamente pela direção, professores e coordenadores da unidade de ensino.

Cerca de 250 crianças apresentaram para um teatro lotado números musicais referentes a histórias infantis como A Princesa e o Sapo, O Rei Leão, Cachinhos Dourados e os Três Ursos e A Bela e a Fera. Embora tenha abandonado a creche escola, pertencente à rede municipal pública de ensino, o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Geraldo Castro Sobrinho, se fez presente ao evento para fazer média com os pais, devido à proximidade das eleições para vereador e prefeito. Ciente do abandono, o pedetista Edivaldo Holanda Júnior achou melhor não comparecer.

Alunos da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho apresentaram musical referente a história infantis O Rei Leão
Fabrício Cunha VII Musical Cultural Alunos da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho apresentaram musical referente a história infantis O Rei Leão

Clássicos

Intitulado "O Mundo Mágico dos Clássicos Infantis", o musical apresentado pelos alunos da creche escola encenou músicas referentes a histórias infantis. A escolha do tema surgiu da necessidade, verificada com as crianças e suas famílias, de possibilitar aos alunos o contato com as histórias voltadas para sua faixa etária.

Alunos da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho apresentaram musical referente a história infantil O Mágico de Oz
Fabrício Cunha O Mundo Mágico dos Clássicos Infantis Alunos da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho apresentaram musical referente a história infantil O Mágico de Oz

"Fizemos uma pesquisa informal e descobrimos que poucas crianças conheciam a Branca de Neve, o Rei Leão, o Mágico de Oz ou outras histórias infantis clássicas como essa. Por isso, resolvemos trabalhar esses contos durante o ano letivo", explicou a coordenadora pedagógica da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, Keyla Rodrigues Silva.

As atividades do projeto e, além da leitura dos contos, incluíram a exibição de vídeos, a leitura de histórias e a confecção de desenhos pelas crianças, bem como os ensaios para a apresentação no teatro.

Da plateia, pais e familiares acompanharam orgulhosos às apresentações das crianças.

Ao final do evento, todas as professoras da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho receberam placas de honra ao mérito pela dedicação e trabalho desenvolvido no ano de 2015. Os cuidadores e parceiros da creche também receberam medalhas de agradecimento.

Descaso da Prefeitura de São Luís em creche escola pode causar tragédia
Política

Restos de vidraças correm risco de cair na cabeça de crianças de dois a cinco anos. Município já recebeu mais de R$ 126 milhões do Fundeb este ano

Um grave descaso da Prefeitura de São Luís com a situação da creche escola Maria de Jesus Carvalho, localizada no bairro da Camboa, aponta para uma tragédia anunciada com crianças de dois a cinco anos. Abandonada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), cujo titular é o comunista Geraldo Castro, a unidade se encontra com vidraças de janelas quebradas e arreadas para dentro das salas há meses, que podem terminar de cair a qualquer momento na cabeça dos menores.

Registro mostra com a educação municipal e crianças de até cinco anos são tratadas pelo prefeito de São Luís
Atual7 Crime Registro mostra com a educação municipal e crianças de até cinco anos são tratadas pelo prefeito de São Luís

Há cerca de 30 dias, segundo denuncia de pais ao Atual7, apesar do titular da Semed tomar conhecimento do alto risco e ainda assim não determinar qualquer reforma na creche escola, uma das vidraças chegou a cair em uma sala do maternal, onde crianças de até três anos estavam. Por sorte ninguém saiu ferido.

Além das fotos tiradas na manhã desta quarta-feira 14, como mostra as imagens ao lado, pesquisa feita pela reportagem no aplicativo Street View do Google Maps confirma que o descaso acontece desde julho.

Em uma visão em 360 graus pela área externa da creche escola, percebe-se que a parte detrás da unidade, onde ficam as crianças do maternal, está quase toda com as vidraças quebradas e próximas de cair novamente dentro das salas de aula.

Fora o risco das vidraças, a falta de cerca de proteção, que dura desde o ano passado, facilita a entrada de bandidos, que pulam o muro para roubar hortaliças de uma horta ecológica desenvolvida de maneira autônoma pelo diretor da unidade, Aquiles Berrêdo, para despertar o sentimento e sensibilizar as crianças para a questão ambiental.

Imagem feita pelo aplicado Street View do Google Maps mostra que descaso não é de hoje
Google Descaso Imagem feita pelo aplicado Street View do Google Maps mostra que descaso não é de hoje

Apesar da gravidade e da necessidade de reforma urgente no local, curiosamente, a creche escola Maria de Jesus Carvalho fica ao lado da Praça da Camboa, mais conhecida como “Praça do Jumento”, que recebeu maior atenção do prefeito de São Luís, que teve por mais importante a reforma da praça, que é mais visível e por isso garante virtualmente mais votos do que na creche-escola, que pouco garante retorno eleitoral.

Embora possa alegar que o dinheiro para a praça corresponda à investimentos em infraestrutura e não em educação, dados do Portal da Transparência do governo federal mostram que, de janeiro a setembro deste ano, a Prefeitura de São Luís, administrada pelo pedetista Edivaldo Holanda Júnior, já recebeu o total de R$ 126.221.972,92 (cento e vinte e seis milhões, duzentos e vinte e um mil, novecentos e setenta e dois reais e noventa e dois centavos) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, que dentre outras ações, deve ser utilizado para a reforma, total ou parcial, de instalações físicas (rede elétrica, hidráulica, estrutura interna, pintura, cobertura, pisos, muros, grades etc.) do sistema da educação básica.

O caso é de Polícia e Ministério Público estadual e federal.

Recursos enviados para a manutenção e conservação de instalações de escolas como a Maria de Jesus Carvalho estão caindo na conta da Prefeitura de São Luís
Portal da Transparência Dinheiro tem Recursos enviados para a manutenção e conservação de instalações de escolas como a Maria de Jesus Carvalho estão caindo na conta da Prefeitura de São Luís