Senador La Rocque
Em Estreito, Câmara loca veículo de esposa de correligionário do presidente
Política

Contrato foi celebrado com uma empresa de Governador Edison Lobão, mas um dos automóveis tem como proprietária a primeira-dama de Senador de La Rocque

No município de Estreito, localizado no sul do Maranhão, a Câmara de Vereadores da cidade vem desembolsando dinheiro dos cofres públicos num contrato suspeito de “locação de veículos para serviços intinerante” (sic).

De acordo com dados levantados pelo Jornal O Portal, que cobre a região, entre fevereiro e agosto do ano passado, cerca de R$ 70 mil saíram do erário para bancar o aluguel de apenas dois automóveis para o Legislativo municipal, um para uso exclusivo do presidente da Casa, vereador Tavane de Miranda Firmo, e o outro para uso compartilhado pelos demais membros da Câmara. Como os veículos ainda permanecem locados, o valor pode ser ainda mais alto, já que o dispêndio do exercício financeiro de 2017 está desatualizado, e o de 2018, em completa marginalidade ao que determina a Lei da Transparência, ainda não foi inserido no site orçamentário daquele poder.

Embora o contrato tenha sido celebrado, com dispensa de licitação, com a empresa C & F Serviços e Empreendimentos LTDA - EPP, conhecida no mercado como Ivel Veículos, um dos automóveis locados pela Câmara de Estreito tem como proprietária a primeira-dama do município de Senador La Rocque, Vanessa Cristina Franco Sampaio, esposa do prefeito Darionildo da Silva Sampaio, o Dário, filiado ao mesmo partido que Tavane, o PP.

Segundo consulta a Receita Federal, a Ivel Veículos tem endereço registrado no município de Governador Edison Lobão, e tem como proprietários Cayo Cesar Franco Fonseca, que responde como sócio-administrador, e Karine Carneiro Fonseca, que representa e assiste a empresa como sócia minoritária.

Nas eleições de 2016, quando o presidente da Câmara de Estreito foi reeleito vereador e o esposo de Vanessa Sampaio eleito prefeito de Senador La Rocque, Cayo César Franco Fonseca doou R$ 3 mil para a campanha eleitoral do correligionário de Tavane Firmo. A informação consta na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ATUAL7 procurou Tavane Firmo, Vanessa Sampaio e o sócio-majoritário da Ivel Veículos, e aguarda posicionamento de todos sobre o assunto.

Vereador e presidente de sindicato armam emboscada contra o prefeito de Buritirana
Política

Wilas do PT e Edilson incentivaram a população a agredir o prefeito Vagtônio Brandão

A problemática sobre a divisão territorial dos municípios de Buritirana e de Senador La Rocque por pouco não resultou em uma tragédia.

Inconformados com uma decisão judicial que incorporou algumas vilas e povoadas à Buritirana, o vereador Wilas do Sindicato, do PT, em conluio com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senador La Rocque, identificado pelo Atual7 apenas como Edilson, incentivaram a população de um povoado a agredir o prefeito de Buritirana, Vagtônio Brandão (foto acima, discursando para a população do município). O caso aconteceu na última sexta-feira (6).

Acompanhado de secretários e vereadores, Vagtônio participava de uma reunião com moradores do assentamento Belém, à convite do presidente da Associação de Moradores da região, que antes pertencia à Senador La Rocque.

Ao tomar conhecimento da reunião, o vereador Wilas e Edilson foram até o assentamento, permanecendo por lá por algum tempo. A dupla rumou então em direção a um povoado de Jenipapo, onde instigou a população do povoado, por meio um serviço de voz, a interditar a estrada, para que o prefeito de Buritirana e sua comitiva não pudessem passar.

Prevendo que a situação poderia piorar diante do conflito, pois os populares de Jenipapo estavam armados com pedaços de pau, um dos integrantes da equipe de Vagtônio Brandão conseguiu furar o bloqueio e, chegando a um local em que havia sinal de celular, solicitou auxílio policial, que acabou com o conflito.

Durante a negociação pela liberação da estrada, porém, o vereador Wilas e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Senador La Rocque aproveitaram para se evadir do local.