Sérgio Macedo
Ex-secretário de Roseana Sarney cuidará da Comunicação de Carlos Brandão
Política

Não será a primeira vez que o mandatário e Sérgio Macedo estarão juntos no Executivo estadual. Jornalista comandou também a campanha de reeleição do governador em 2022

Ex-secretário de Comunicação do governo Roseana Sarney (MDB), o jornalista Sérgio Macedo vai assumir a mesma função na nova gestão Carlos Brandão (PSB).

A nomeação deve ser oficializada em março, em evento dispendioso em Imperatriz, segunda maior cidade em número de habitantes e de eleitores do Maranhão, onde o mandatário pretende fazer uma segunda solenidade de recondução.

Não será a primeira vez que Brandão e Macedo estarão juntos no governo, embora agora o primeiro na posição de chefe e o outro de auxiliar.

Na gestão Zé Reinaldo –então recém-rompido com o clã Sarney, o hoje mandatário do Estado era chefe da Casa Civil. Já o jornalista comandava a Assecom (Assessoria de Comunicação), como era chamada à época a pasta da Comunicação estadual.

A proximidade antiga entre ambos, somada à ligação de Sérgio Macedo com o irmão do governador, o empresário e diretor institucional da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão, favoreceu a escolha.

Além disso, a campanha vitoriosa de Carlos Brandão à reeleição ao Palácio dos Leões em 2022 também foi comandada por Macedo.

O posto de secretário de Comunicação do governo maranhense é atualmente ocupado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, de forma interina, em acumulo de funções.

Juiz julga improcedente e arquiva ação contra Sérgio Macedo
Política

Ex-secretário estadual de Comunicação havia sido denunciado pelo MP por ter feito dispensa de licitação para campanhas publicitárias

O juiz Clésio Cunha, respondendo pela 7ª Vara Criminal de São Luís, julgou improcedente e arquivou denúncia oferecida pelo Ministério Público do Maranhão contra o ex-secretário estadual de Comunicação, Macedo.

A denúncia do MP-MA acusava Macedo de ter utilizado indevidamente um decreto de emergência de 2009 – em virtude das fortes chuvas que se abateram sobre o estado no primeiro semestre daquele ano – para a contratação de campanhas publicitárias.

As campanhas foram expostas na Expoema; serviços de produção de adesivos para quiosques da Polícia Militar no aeroporto; serviços de suporte, manutenção e atualização de sites; campanha aniversário de Imperatriz; campanha vídeo sobre a baixada maranhense e culinária sabores do Maranhão; campanha Expoimp (Exposição Agropecuária de Imperatriz); campanha marca Rádio Timbiras, dentre outras.

“Havia necessidade de relatar, não tão-só a simples contratação direta, mas também que a contratação, tendo em vista a dispensa da licitação, gerou prejuízo. O réu, embora tenha contratado diretamente não observando o caráter da dispensa, não gerou prejuízo ao erário, e nesse caso a conduta é penalmente irrelevante”, enfatizou o juiz na decisão.