Pouco mais de dois meses após o primeiro caso confirmado, o Maranhão ultrapassou a marca simbólica de 1 mil mortos por Covid-19 e mais de 23 mil registros da doença causada pelo novo coronavírus.
O levantamento foi feito pelo ATUAL7, com base nos boletins epidemiológicos das prefeituras municipais, em dados registrados até esse sexta-feira 22. Foram 23.225 casos registrados e 1.004 óbitos.
Em comparação com o balanço divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), na mesma data, a diferença é de 4.458 casos positivos e 282 de óbitos a mais que o divulgado pela pasta. No boletim de ontem, a SES registrou apenas 722 mortes por Covid-19 e 18.767 pessoas diagnosticadas com a doença no estado.
Procurados, a SES e o titular da pasta, Carlos Lula, não retornaram o contato para comentar a discrepância dos dados.
Segundo o levantamento do ATUAL7, na Região Tocantina, o município de Açailândia, que ganhou um hospital de campanha exclusivo para Covid-19 montado pela Vale, já registra 15 óbitos e 381 casos positivos, 23 e 193, respectivamente, a mais do que o registrado no boletim estadual, de apenas 3 óbitos e 188 registros do novo coronavírus até ontem.
Outra discrepância ocorre em Bacabal, município localizado no Médio Mearim. Enquanto no boletim da prefeitura há o registro, até ontem, de 14 óbitos e 229 pessoas diagnósticas com Covid-19, o balanço da SES mostra apenas 1 óbito e 177 casos confirmados.
Barra do Corda, administrada pelo prefeito Eric Costa (PCdoB), aliado e correligionário do governador Flávio Dino (PCdoB), também apresenta diferença significante. No boletim epidemiológico da prefeitura, há o registro de 12 óbitos por Covid-19 e 354 casos da doença, até ontem.
A SES, porém, no boletim da mesma data, registra apenas 6 mortes provadas pelo novo coronavírus e 258 casos positivos da doença.
Deixe um comentário