Abandonado pela prefeitura, Parque do Bom Menino é alvo de vandalismo
Maranhão

Abandonado pela prefeitura, Parque do Bom Menino é alvo de vandalismo

Sujeira e urina no chão dos banheiros mostram que local não é higienizado há dias. Parte do forro caiu e portas estão quebradas

Construído com o objetivo de promover a inclusão social em homenagem às crianças e aos jovens que não podiam frequentar as quadras esportivas dos clubes da cidade, o Parque do Bom Menino, localizado no Centro de São Luís, se encontra abandonado pelo poder público. De responsabilidade da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), cujo titular é o conhecido Olímpio Araújo, o local sofre com a falta de segurança desde o final de outubro de ano passado, o que facilita a ação de criminosos.

Situação de abandono nos banheiros aponta para descaso da Prefeitura de São Luís com o Parque do Bom Menino
Jefferson Taylor Vandalismo facilitado Situação de abandono nos banheiros aponta para descaso da Prefeitura de São Luís com o Parque do Bom Menino

Imagens e relatos enviados ao Atual7 pelo conselheiro Municipal da Juventude, Jefferson Taylor, de registros feitos nessa quarta-feira 4, mostram bem o perigo que corre quem se arrisca a visitar o parque. Apesar da reforma feita pelo Instituto Municipal de Paisagismo Urbano (Impur), a inoperância da gestão municipal é revelada na situação em que se encontra a área dos banheiros.

Além de parte do forro ter caído, outras partes estarem prestes a também cair, e de portas arrancadas e quebradas, o espaço está todo pichado por vândalos, tanto na área externa como na interna. A sujeira e até uma mancha enorme de urina no chão apontam ainda para o atraso de dias na limpeza e higienização do local.

Embora se suponha, pelas imagens, que a depredação do patrimônio público tenha sido feita pelos próprios frequentadores, a responsabilidade exclusiva por manter a segurança do Parque do Bom Menino é da Prefeitura de São Luís, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal e de um sistema de videomonitoramento que chegou a ser licitado em 2014, segundo declarações à época do titular da Semdel, o mais conhecido ainda Raimundo Penha - atualmente no comando do Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM) -, mas que estranhamente nunca foi colocado em prática.

Com a aproximação das eleições e o desejo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) em concorrer à reeleição, o descaso com o principal espaço de esporte e de lazer de São Luís, localizado no coração da cidade, deve aumentar ainda mais a já estratosférica rejeição do pedetista.



Comentários 12

  1. RETIFICAÇÃO

    Olá Iury, venho aqui informar que o atual Secretário da Semdel é Júlio França. O Olímpio Araújo atualmente está à frente da Secretaria Municipal de Orçamento Participativo (Semgop). Agradeço a atenção e peço que seja corrigido.

    1. Yuri Almeida

      Na verdade, foi colocado o Olímpio Araújo por esta ser a informação contida na própria página da Semdel no site da Prefeitura de São Luís, logo oficial. Mas só retificando também, é Yuri. =)

  2. SANDRO

    CÂMERAS, POLÍCIA, GUARDA MUNICIPAL...NADA DISSO VAI RESOLVER, A CIDADE ESTÁ CHEIA DE CÂMERAS DE VÍDEO MONITORAMENTO E OS BANDIDOS NEM AÍ PRA ISSO, TRISTE, MUITO TRISTE.

  3. Carlos

    Recentemente o parque foi reformado e já está assim? o pessoal não tem jeito mesmo, não valorizam nada! não sabem que isso aí é dinheiro deles mesmos, assim não tem condições.

  4. alyson

    Em breve isso tudo vai estar ajeitado. O prefeito e sua equipe não vai deixar a população na mão.

  5. Valeska

    Eu tenho vergonha dessas coisas. Não adianta a prefeitura reformar que os vandalos vão lá e depredam tudo. Não tem condição mesmo de manter limpa uma sujeira dessa, que cristão vai ajuentra esfregar esse chão todo dia? Aí se cobrarem uma taxa para manutenção as pessoas vão reclamar pq querem o serviço de graça. Não tem condição mesmo! Povo mal educado!!!!!

  6. Kennety

    brevemente o prefeito junto com sua equipe de trabalhadores irá fazer as obras necessárias para que volte o lazer e a segurança do local.

  7. Marcelo

    Tenho certeza que esse problema esta sendo resolvido acredito no nosso prefeito, e sei que vai resolver isso o mas rápido possível.

  8. Bruna felicia

    com certeza tem algum projeto pro parque bom menino
    nosso prefeito tem feito uma ótima gestão e não deixa essa questão a toa

  9. Italo

    Vândalos existem em todos os lugares. A prefeitura ta fazendo sua parte, mas tenho certeza q esse tipo de vandalismo não vai acabar, pq tem muitos vândalos a solta por ai.

  10. leonardo

    O certo é que a população deveria ter a consciência de preservar seus bens e patrimônios, não podemos botar a culpa no prefeito sendo que ele mandou consertar, o problema é que a população (vândalos) vem e destroem!

  11. Paulo Sergio

    Acredito que nosso prefeito esta bucando a melhor forma para resolver este problema, com seriedade e compromisso.

Comente esta reportagem