Flávio Dino e Sebastião Madeira trabalham pela eleição de um ‘poste’ em Imperatriz
Política

Flávio Dino e Sebastião Madeira trabalham pela eleição de um ‘poste’ em Imperatriz

Governador do Maranhão e prefeito do município pretendem eleger Clayton Noleto por transferência de votos

Crentes de que andam com a popularidade em alta junto à população de Imperatriz, e descrentes que a subsecretária de Saúde do Maranhão, Rosângela Curado (PDT), consiga se livrar da grave acusação de ter escamoteado R$ 8,2 milhões do SUS, o governador Flávio Dino (PCdoB) e o prefeito da cidade, Sebastião Madeira (PSDB), trabalham, desde o início do ano, para eleger um 'poste' nas eleições de 2016.

Eleger postes é uma antiga gíria política para dar um significado popular àquilo que em Ciência Política se denomina transferência de voto - processo em que um líder com alguma ou muita popularidade sugere aos seus eleitores a adesão a alguém de sua confiança. Para que haja a transferência de voto é necessário forte empenho pessoal de quem dispõe de suficiente popularidade para tanto.

O caso se aplica ao secretário de Infraestrutura do Maranhão, Clayton Noleto, do PCdoB, que abandonou seus afazeres em vendas de planos de saúde para se tornar - ou pelo menos tentar ser - prefeito de Imperatriz sob dependência de apoios alheios e com a ajuda da máquina pública.

Enquanto a maioria das cidades do interior do Maranhão ainda padece em infraestrutura, com o objetivo de projetar a imagem do correligionário para o próximo pleito, o governador do Maranhão abriu as patas dos Leões e tem feito elevados investimentos na malha asfáltica das principais ruas e avenidas de Imperatriz, por meio do programa "Mais Asfalto".

Com a estrategia, Dino quer que a população da Princesa do Tocantins receba a abertura dos cofres em favor do secretário de Infraestrutura como uma especie de atestado de confiança, semelhante ao que é dado por um avalista ou um fiador.

O prefeito Madeira e o seu ungido em parceria com o governador
Reprodução Candidato 'poste' O prefeito Madeira e o seu ungido em parceria com o governador

Raposa velha, o prefeito Sebastião Madeira não dormiu no ponto.

No final de fevereiro, após o vazamento de acertos de bastidores e aproveitando-se da ojeriza de parte das lideranças dinistas no município ao nome de Curado - principalmente dele próprio, Madeira orientou publicamente aos vereadores de sua base para anunciar apoio à pré-candidatura de Noleto como prefeito.

O tucano tem ainda aproveitado a constante permanência do candidato de Dino no município como forma de viabilizar uma possível entrada de seu nome na disputa pelo Senado Federal. A cada passagem do comunista por Imperatriz, o tucano mais parece um subordinado do secretário de Estado do que propriamente prefeito.

Até um desconhecido irmão de Flávio Dino ganhou uma cargo

Apesar do voto de confiança e apoio do governador do estado e do gestor do município, a possível ascensão do secretário de Infraestrutura não tem a força de quem conquista prestígio popular por méritos próprios.

Ser um candidato 'poste' torna-se para Noleto mais obstáculo do que vantagem: se eleito, o mérito será de Dino e Madeira e, se derrotado, será por falta de méritos próprios.



Comentários 7

  1. Pingback: Atual7

  2. Pingback: Atual7

  3. Pingback: Atual7

  4. Pingback: Atual7

  5. Pingback: Imperatriz: Clayton Noleto faz campanha eleitoral antecipada com obras do governo

  6. Pingback: Atual7

  7. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem